Só digo uma coisa: Deus do céu, quem serão esses malditos? Bem aventurados sejam! E vos digo mais! Vão tocar e compor e interpretar e improvisar e criar climas de locomotiva, Maria Fumaça, trem bala e Fantasma e ir circulando por todos essas atmosferas e ritmos com aquela harmônica e cordas, arcos, sopros... e brincando, lá nos campos do Senhor! Ufa! Aqui jazz um elogio. Exagerei? Passa batido, ué.
Passei no blog mais abrazucado - do qual sou amigo do rei, digo, dono, o ‘EU OVO’ - e aconselhei ao Bruno, o dono, a baixar este Ted & Pablo “Transcontinental Music Express”, surrupiado antes, à força de expressão, do ‘Um que tenha’ (links ao lado), este último, o mais repleto blog de MPB que conheço. Vai daí que àquela altura, enquanto buscava a comunicação com o além blog vizinho, ia ouvindo e já estava embasbacado com o som dos mano Ted & Pablo, mas não ainda a ponto de postar o álbum aqui - há blogs especializados neste ou naquele estilo, musical. Alguns tão completos que nada que se tenha, se apresenta como novidade. E, também, o aconselhava a conhecer e postar no EU OVO porque não gosto de postar nacionais, inda mais recém nascidos e lançados. O Bruno é amigo de muitos músicos - principalmente de Brasília, onde me parece ser a terra dessa dupla - que geralmente autorizam e agradecem a postagem de sua obra no EU OVO, portanto era para lá que as vibrações desse som apontavam... E, os caras, Ted & Pablo - pensei -, estão na batalha, precisam vender seus discos, investiram nisso, etcétera e blá, blá... Mas onde comprar um álbum independente deles? Não achei nenhuma dica na Rede. E este sou eu falando, um fanático por música que gosta de fuçar! Mas quem compra álbum sem conhecer o artista, que som ele faz, se rock, jazz, baião ou só confusão? Então não é melhor sabê-los antes? E, em se sabendo, mais cedo ou mais tarde saindo um tijolinho no jornal local da cidade do leitor bem informando que uns certos Ted & Pablo se apresentarão no Clube e/ou barzinho Xis, não é bem provável que ele, o leitor, agora que conhece, vá?... Então foi nessa lógica que me peguei na hora de postar essa dupla de dois cabras arretados. Se concordas com a tese continue lendo. Abaixo o release encontrado na Rede. Fonte: TRIBUNA DO BRASIL (Brasília/DF, Sábado, 10 de novembro de 2007):
O americano, Ted Falcon, descobriu a paixão pela música brasileira em casa, quando seu pai, violonista, tocava peças de Villa-Lobos, entre outros grandes nomes. Dedicou-se a estudar bandolim brasileiro e choro e chegou a gravar o CD instrumental " Memórias do Brasil" e a escrever um livro, "Retratos do Brasil". Ted inova ao tocar os estilos com violino*, pouco utilizado na música popular brasileira. Em diversas viagens ao Brasil, Ted tocou ao lado de grandes nomes, como Armandinho Macedo e Gilberto Gil. Nos Estados Unidos, se apresentou com David Grisman e Mike Marshall e gravou com Suzanne Vega.
Já o brasileiro, Pablo Fagundes, apaixonou-se pelo blues e hoje trabalha pela consolidação do seu instrumento, a gaita, na música brasileira. Além de tocar com grandes instrumentistas brasileiros e integrar as bandas Pé de Cerrado e Quarteto Câmara, Pablo participou da abertura do show de BB King com a Brazilian All Stars Blues Band e, recentemente, do Simpósio de Bandolins, na Califórnia (...) O CD "Ted and Pablo - Transcontinental Music Express" já foi divulgado nos Estados Unidos, principalmente em Los Angeles e no Estado da Califórnia. No Brasil, o lançamento começa pela capital, no Clube do Choro, no dia 24 de novembro, sábado. Em seguida, os artistas viajam por outras cidades do país. “
Reforçando a tese, a idéia é essa: ouça, conheça a dupla - realmente, sua música teve que ser algo de muito intensa pra mim para ser postada por aqui, não tenho o hábito, tampouco pretendo abrir muitos precedentes - e vá ao show quando ela (a dupla Ted & Pablo) aportar por sua cidade porque é lá que, por enquanto, os CDs originais serão vendidos.
* foi quando entrou esse bendito violino do Ted, lá pela faixa 7, "Três estrelinhas" que decidi que a postagem era pra ser aqui.
Faaaaala, Serjão!
ResponderExcluirNão gosto do termo, mas Brasília tem uma 'cena' musical excelente e diversificada, aquele clima de lá e a falta de bons programas para quem mora na cidade acaba produzindo coisas muito boas no tereno musical.
Vim aqui também para agradecer pela última música do disco do E Jobson, valeu!
Outra coisa, sobre Helium e M Timmony, deixei uma resposta lá no Pãntano Elétrico, mas vou colar aqui:
'...quanto ao Helium e a Mary Timmony, eu já tinha deixado uma opinião lá no seu blog, não me inspirou muito, talvez por você ter falado tão bem dos caras fiquei com uma expectativa que não se concretizou totalmente; na verdade, me fez lembrar a PJ Harvey, que acho bem superior, mas vou dar uma segnda chance e depois te dou uma nova opinião.'
É isso aí, baixando já o Ted e Pablo.
Grande abraço.
ML
Pois é. isso de expectativa alta, tomo o maior cuidado pq sei bem o que é e como se manifesta. Nego tece loas sobre determinado som e, dependendo de quem fala, a gente espera mesmo muito. E no caso de Helium e a Mary não tomei este cuidado pq acho aquilo tudo mesmo. Aí é questão de gosto. Mas......... não custa nada MESMO dar outra chance aos dois álbuns. Vai ver vc não estava num bom dia quando ouviu, vai saber...
ResponderExcluirValeu a visita. E esse Ted & Pablo é outro som que não exagerei nos elogios. Gostei muuuuuuuuuuito!
Tomara que te agrade.
realmente sensacional esse som.
ResponderExcluirapesar de conhecer muita gente da cena musical de brasilia o ted & pablo foram surpresas para mim.
mas que grata surpresa e muito boa descoberta amigo sergio.
eu baixei do um que tenha mesmo - mas vou pegar essa capinha em melhor resolução.
é um som mesmo sensacional - altamente recomendável.
quem ainda não baixou - o que está esperando?
abs
C v como a oferta (de qualidade) é sempre maior que a procura...
ResponderExcluirFaço minhas as suas palavras: O que estão esperando?
E, você Bruno, não deixe de conhecer, se já não conhece, o David Grisman na postagem acima. É Phoda, meu bom! Muito Phoda!
Valeu a visita.