sábado, 20 de outubro de 2007

BRAZILIAN MANCINE / JACK WILSON E TONY BRAZIL



Bem, cumprindo a promessa de postar, na estréia do Blog (1º dia: 20/10/2007) o número cabalístico de 11 álbuns, e não fugindo a meta de que fossem 11 artistas muito desconhecidos e/ou álbuns que certamente não se encontra na fonoteca da esquina, eis aqui... este sambinha... o ônzemo! Certamente, o(a) leitor(a) levará um susto. Alguém aí, do outro lado da tela já ouviu falar em Tony Brazil?

Todos os pesquisadores que, nos últimos anos, têm se empenhado em levantar a discografia de Antônio Carlos Jobim, esbarraram num problema: um misterioso LP que Tom dizia ter gravado como violonista em Los Angeles em meados dos anos 60, como acompanhante do pianista de jazz Jack Wilson - no qual, em vez de ser apresentado como a estrela do disco, ele aparecia nos créditos com o pseudônimo de Tony Brazil. O próprio Tom gostava de contar a história, sem fornecer maiores detalhes sobre o disco, mas dava a entender que essa tinha sido uma das agruras de seus primeiros tempos nos EUA. "Para o americano, o brasileiro é o latin lover", ele dizia, "e latin lover tem de tocar violão." Aliás, foi um dos motivos pelos quais, no famoso disco com Frank Sinatra, em 1967, Tom também tocaria violão, não piano, embora o violão estivesse longe de ser o seu primeiro instrumento.

Texto completo de Ruy Castro contendo a história do misterioso “Brazilian Mancini” de Jack Wilson & Tony Brazil aqui

clicaki pra baixar

14 comentários:

  1. Sergio vc é realemente um cara maravilhoso. Vc faz com que as pessoas resgatem o melhor da música. Obrigada por fazer essas pesquisas e nos proporcionar tudo isso.
    Marjori

    ResponderExcluir
  2. parabens pelo blog otimo Como vc tinha paixao pelo gypsy eu tinha tb por uma banda quase que da mesma epoca que me fez gostar muito e entrar para esse mundo uma banda que escutava na radio am mundial the illusion lp its five so se vc tiver vou ter que te conhecer e tomar bons chopps falando sobre musica ne/ flavia /rj

    ResponderExcluir
  3. Flávia, tenho alguma coisinha sim de The Ilusion. Só não sei se um álbum completo. E justo esse citado. Mas se baixou Gypsy, esse chopp vai rolar de qualquer jeito, quer apostar?

    Enfim, com ou sem chopp, o importante é ter vc frequentando.
    Sê benvinda.

    Ah! Marjori, valeu!

    ResponderExcluir
  4. Caro sergio fiquei muito indignado com este cd postado ai pois demorei muito para consequir e paquei muito caro por ele Agora vc vem colocando ai de graca isso nao e certo infelizmente vou fazer de tudo para localiza lo e processar vc junto autoridades federais alias estes blogs estao na mira de varias entidades policiais renato copa

    ResponderExcluir
  5. hi visit my generation.blogspot.com is wonderful blog too nice frederic russian

    ResponderExcluir
  6. Caro sr. Renato, é muito estranho que o senhor tenha pago caro por este, como disse, 'CD'. Fala o texto de Ruy Castro que o álbum foi lançado somente no formato, LP. Nos anos 60 e nos 70 e acho que ainda até os pícaros dos 80... nem havia CDs para comprar. E ainda segundo a fonte, o álbum encontra-se fora de catálogo há, no mínimo 40 anos! “Brazilian Mancini não existe em CD no mercado e sabe-se lá se um dia existirá” – está no texto do Ruy Castro. E ele prossegue - “que fim terá levado o selo Vault?” - a gravadora. Ele, a fonte, não sabe.

    Portanto, sr. Renato, se o sr. pagou uma fortuna pelo LP Brasilian Mancini, meus mais sinceros parabéns! Sem ironias. Valeu cada centavo! O que senhor tem é peça de colecionador. E não será o álbum postado em MP3 que irá desvalorizar o seu investimento. Agora o sr. pretende processar a pessoa que compartilha essa raridade, porque, por não dispor da fortuna que senhor pôde dispor, não tem o direito de compartilhar da informação? E vai mais além: pretendes brigar na justiça para se manter sendo 1 (um) dos únicos, entre centenas de milhares de pessoas que detém o poder da informação de que existiu um álbum ‘Brasilian Mancini’ etc, etc...? Não entendi. Aqui cultura e informação disponibiliza-se de graça, meu senhor. A mim custaram a bagatela de 5 anos de pesquisa para descobrir esse e mais centenas de outros álbuns tão valiosos quanto. A mim, o prazer é proporcional tanto ao descobri-los, quanto ao compartilhá-los. Definitivamente, temos motivações diferentes.

    Enfim, o que posso mais dizer?... Enquanto a sua justiça dos plenos poderes não chega nesta casa, “Brazilian Mancini” do ilustre Tony Brazil, continua onde está.

    ResponderExcluir
  7. ... plenos poderes da grana acrecenta-se.

    ResponderExcluir
  8. Sérjão, isso é trote, mermão!
    Se o cara comprou esse cd, comprou-o em versão pirata. Sendo assim, se existe algum criminoso aqui, este é o Sr. Renato Copa pois, pela lei, quem compra produto pirata é tão criminoso quanto quem vende. Aqui, ninguém está vendendo nada e, isto sim, DOANDO cultura. E doação até o governo estimula. Ou não?
    Quanto ao caso que vc me narrou por e-mail, é balela! Tenha sempre em mente que, se não estás vendendo produto sujeito às leis de propriedade intelectual, NÃO ESTÁS COMETENDO CRIME ALGUM! Essa operação de rastreamento citada por esse imbecil já caducou quando do fracasso legal da operação 'I-Commerce' em 2006. A verdade é que existem diversos processos contra a União (Polícia Federal) impetrados por proprietários de blogs e sites que foram prejudicados e/ou sofreram constrangimento ilegal por parte daquela operação. A PF chegou à conclusão que tem mais com o que se preocupar. O país está atolado em Renans, Dudas, INFRAEROS, etc...para pagar mais um 'mico' horroroso como o foi aquela mega-operação bancada pelos EUA.
    A coisa é simples: você pode EMPRESTAR e DAR (olha a mente suja!) o que quiser -desde que seja você o proprietário, é lógico-a quem lhe aprouver. O resto é conversa pra boi dormir.
    Fique tranquilo porque passei por aquele período cutucando onça com vara curta -é só dar uma olhada nos meus textos à época- e nada sofri.
    Tema somente os Trolls pois estes, sim, são o inferno dos blogueiros.
    Abrações e parabéns pelo belo trabalho.
    Edson d'Aquino

    ResponderExcluir
  9. Tranquilizador, Edson. Nada como um 'bloguero' véio de guerra pra nos dar o norte. Veja bem que não disse o sul que suscita o duplo sentido. Ihhhhhhhh! Ficou pior...

    ResponderExcluir
  10. Isso é que é garimpagem. Já estou baixando e ouvirei, com certeza.

    ResponderExcluir
  11. Salsa, valeu por divulgar meu blog. Ainda, como te disse por emeio, estou tateando na arte de administrar essa bagaça aqui. Daí que não acrescentei o seu ilustríssimo 'jazzseen' com o qual peguei dicas preciosas jazzisticas e todos os outros blogs que me acrescentaram um monte a minha parca cultura musical. Mas em breve posto, no espaço reservado, não só os blogs amigos, como o dos amigos dos amigos.
    Um abraço!
    E continue frequentando/comentando.

    ResponderExcluir
  12. Fiquei indignada com o o Sr. Renato. Esses sim são os Podres Poderes!!!! Nós precisamos de cultura, e se vc Sergio pode nos proporcionar isso de graça só temos a agradecer.
    Marjori

    ResponderExcluir
  13. Acho que além de amar estou começando a me apaixonar por você, Marjori. Ainda mais com esse nome tão chique...

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pela postagem e não liga p Renato Copa(juro q nada tenho a ver).

    Roberto Cozinha

    ResponderExcluir

Uma obra de arte é um ângulo apreciado
através de um temperamento.
(Emile Zola)