sábado, 20 de outubro de 2007

SHUGGIE OTIS (COMPILATION)



O cantor/guitarrista/compositor/produtor e multi instrumentista Shuggie Otis nasceu Johnny Otis,Jr. em novembro de 1953 em Los Angeles e começou sua carreira tocando guitarra na big band de seu pai Johnny Otis nos idos de 1969 ainda com 16 anos de idade, motivo pelo qual usava como disfarce bigodes postiço e óculos escuros para aparentar mais idade. E assim poder tocar nos night clubs de LA. Seu talento para musica veio desde sempre. Mas Shuggie nunca teve grande sucesso com seus próprios discos. Sua canção de maior sucesso foi “Strawberry letter 23” na interpretacao de The Brothers Johnson gravada no álbum de 1977 Right on Time. Música que Shuggie escreveu para uma namorada, que costumava lhe mandar cartas perfumadas de morango permanece sendo seu maior hit e sua musica mais conhecida.

O primeiro lp sai em 1969 epois de assinar com a CBS Records, Al Kooper Introduces Shuggie Otis onde um ainda adolescente é acompanhado e produzido pelo também multi instrumentista Al Kooper, criador e líder das bandas Blood, Sweet and Tears, e The Blues Project alem de responsável por descobrir o Lynyrd Skynyrd produzindo seu melhor álbum e ainda parceiro de Mike Bloomfield em dois discos antológicos.

O segundo disco sai em 70 Here Comes Shuggie Otis , o terceiro em 71…Freedom Flight …trazendo a versao original de “Strawberry letter 23”. Além de “Me and my woman” co-escrita com Gene Barge. Esse disco ai em cima, é uma compilação 'da casa' do melhor de Shuggie, este artista que foi quase que completamente ignorado em sua época e agora é cultuado por muita gente boa (tipo músicos que pesquisam sobre músicos) Otis combina soul e psicodelia compondo desde longas improvisações jazzísticas (Freedom flight) a canções irresistivelmente pop (Inspiration Information) além de baladas maravilhosas.

Otis foi também um dos primeiros, talvez o primeiro, que se utilizou o sistema de electronic rhythm box, hoje tão comum. Há uma versão importada de Inspration Information (o álbum) que foi relançada em 2001, pela Luaka Bop que ainda traz 3 faixas bonus, incluindo a já citado versão original de “Strawberry...”. Enfim, se Otis soou deslocado no seu tempo, hoje, é aclamado por gente como David Byrne, Stereolab e Sean O'Hagan. Pra variar, o tempo é o senhor da justiça pros talentosos que criam a verdadeira arte, mesmo que pequenas obras-primas. Aliás, o termo ficou “pequenas” se comparadas aos clássicos imortais. Mais no fim das contas, o que se escuta no dia a dia não ta muito mais para músicas de amor inspiradas em cartas perfumadas do que a 5ª de Beethoven? Então pronto. É por aqui mesmo.
clicaki pra baixar part 1

part2

2 comentários:

  1. Nunca ouvi falar, muito bom, muito obrigado.
    Sérgio Só.

    ResponderExcluir
  2. Isso aí, xará! A idéa é essa.
    Frequente.
    Um abraço

    ResponderExcluir

Uma obra de arte é um ângulo apreciado
através de um temperamento.
(Emile Zola)