sexta-feira, 30 de novembro de 2007

TEN YEARS AFTER - STONEDHENGE (69)


PORQUE NO TE CALLAS!

6 comentários:

  1. "Há várias décadas, nos estertores dos anos sessenta, início dos setenta, meu irmão mais velho comprou um disco de uma banda inglesa que mexeu com a minha cabeça púbere (aliás, o mano me apresentou diversos discos fantásticos). Tratava-se do disco Stonedhange, do Ten Years After, capitaneana pelo guitarrista Alvin Lee. O groove da banda, nesse disco, não tinha nada de vanguardista, diria até que era "retrô". Se o jazz passou a usar o rock, aqui o rock passou a usar o jazz (a predominância é da sonoridade jazzística, acrescida do balanço do r&b). Esse é um dos discos que influenciaram na minha transição para o jazz, que me fizeram descobrir o jazz."

    Salsa (quinta feira 30/11)

    Pois é, Salsa, nada como um bom disco surpresa para transformar determinações. Até ontem, a determinação era, na próxima postagem, entrar aqui com um Soft Machine. Mas você me falou desse álbum e eu fui conferir. Agora pergunta se eu gostei.

    ResponderExcluir
  2. Esse é um dos discos de rock'n'roll que eu ainda tenho em casa. Quando o dólar estava 1x1, tratei de encomenadar o cd. Eu também tenho aquele que você citou.
    Alvin Lee é mais lembrado por aquela brevíssima passagem no documentário sobre o festival de Woodstock - ele sai comendo a guitarra num solo rapidíssimo. O seu azar foi que Jimi também estava lá.

    ResponderExcluir
  3. É mas Alvin Lee viveu no palco, sempre achei, desde a 1ª vez que vi, o melhor momento de um filme que tem na ponta dos cascos The Who, Santana, Richie Havens, o próprio Hendrix e aquela platéia viajandona! Pensa bem.

    Sabe, Salsa, acho que certos artistas são pra serem melhor avaliados, no mínimo - o trocadilho é inevitável - uns 40 years after.

    ResponderExcluir
  4. É verdade. E olha que esqueceu Joe Cocker. e Mesmo assim contando com ele. Sou TYA, desde criancinha. Grande disco, seu Sônico!
    Alvin L

    ResponderExcluir
  5. Pois é, Alvin, a performance de Cocker também foi phoda de boa. São os que consigo recordar melhor: Santana ("No rain, no rain!"...), Who, Anvin Lee, Joe Cocker e o recolhimento dos ossos Hendrixiano.... Ah! e o desdentado Havens, também!
    E vou parar por aqui pq se começar a puxar pela memória me vêm a vontade de ver o filme mais uma vez.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Bom, Alvin Lee e seu Ten Years After vão ser apreciados até mesmo um século depois. Já que falamos de Woodstock, a melhor apresentação, sem sombra de dúvida, foi a de Joan Baez. Calma...amigo...amigo...

    ResponderExcluir

Uma obra de arte é um ângulo apreciado
através de um temperamento.
(Emile Zola)