terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Oscar Peterson



A lamentar, homenagear e se confortar na idéia
de que, 82 anos, pode ser uma boa época para o descanso de um gênio.


Morreu pianista canadiano Oscar Peterson
O pianista e compositor de jazz Oscar Peterson, um dos canadianos mais conhecidos fora do país, morreu esta segunda feira aos 82 anos na sua casa, em Toronto, anunciaram as cadeias de televisão CBC e Rádio Canadá.

( 19:04 / 24 de Dezembro 07 )


Peterson, 82 anos, considerado por muitos críticos como um dos maiores pianistas de jazz de todos os tempos, começou a estudar trompete e piano com o pai aos cinco anos de idade.

Depois de lhe ter sido diagnosticada uma tuberculose dedicou-se ao piano.

Em 1944 participou na Johnny Holmes Orchestra, onde aprendeu composição e arranjo.

Três anos mais tarde montou seu primeiro trio com Bert Brown e Frank Gariepy, com o qual se apresentava em concertos semanais na Alberta Lounge, onde Norman Granz o descobriu e o levou a tocar no Carnegie Hall.

Os seus parceiros musicais mais constantes são os contrabaixistas Ray Brown e Niels-Henning Orsted Pedersen e os guitarristas Herb Ellis e Joe Pass.

Em 1952 fundou um novo trio com o baixista Ray Brown e o guitarrista Barney Kessel, que foi substituido por Herb Ellis um ano mais tarde.

A partir da metade dos anos 50 fez inúmeras apresentações e concertos com grandes nomes do jazz tais como Ella Fitzgerald, Billie Holiday, Carmen McRae, Louis Armstrong, Lester Young, Count Basie, Charlie Parker, Quincy
Jones, Stan Getz, Coleman Hawkins, Dizzy Gillespie, Roy Eldridge, Clark Terry, Freddie Hubbard e com o Modern Jazz Quartet.

Na metade dos anos 1970 Ray Brown saiu do trio e foi substituido pelo baixista dinamarquês Niels-Henning Ørsted Pedersen.

Em 1993, Peterson sofreu um derrame que o deixou paralisado do lado esquerdo durante dois anos.

Em 1997 ganhou um Grammy pelo conjunto da sua obra e foi premiado pela International Jazz Hall of Fame.

9 comentários:

  1. Grande perda. Ainda bem que ele nos legou uma discografia mais que representativa.

    ResponderExcluir
  2. milanovsky,

    faltou postar uns belos disquinhos do falecido, como o com o joe pass ou com o sax do lester young.

    abração e um scoth milk.

    Breno

    ResponderExcluir
  3. Ô, Breno! Tanto álbum disponível e tu me comenta logo onde não tem? Vou guardar sua sugesta. Seu Oscar merece.

    ResponderExcluir
  4. posso te arrumar qqhora. aliás preciso me informar contigo sobre as artimanhas dos blogs. não sei postar um disco por exemplo

    abração

    ResponderExcluir
  5. Eu disse "Seu"?! Quis dizer "São Oscar". Perdoa, meu santinho...

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho esse disco q vc citou. Só que a notícia da morte me pegou de surpresa e quis deixar uma homenagem sem ter preparado postagem de álbum algum.

    Quanto a te mostrar como se sobe álbuns, acho que por tel. dá. Tbm pensava q era bicho de 7 cabeças, mas é molinho.

    Brother, se conheces os dois obrigatórios Lee Morgan aqui, Prove o 'Cool Strutting' do Sony Clark. Ou baixe os 3 duma vez! Ê vício certo e dos bons! Vai por mim.

    ResponderExcluir
  7. Sergio,
    Quando morei na Inglaterra, na década de 70, tive o prazer de assistir a dois shows de Oscar Peterson. Em um deles, ele cantou e depois consegui um LP onde ele cantava, o que não era comum. Só que este LP se perdeu ao longo da vida e... vc poderia descobri-lo para os fãs do grande Oscar Peterson? Me lembro que era de uma suavidade linda, a sua voz... Obrigada. Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Lais. Que bom vê-la por aqui. Estou fazendo o possível para encontrá-lo, quer dizer, já movi as peças que conheço. Mas sem o nome do álbum, a menos que seja um clássico - em sendo o encontro, no mínimo pra te dizer qual é -, o ideal é que vc fosse no allmusic.com (neste momento, fora do ar), procurasse a discografia no completíssimo site e tentasse reconhecê-lo pela capa (passando a seta do mouse sobre o nome dos álbuns, em geral aparecem as respectivas). É como te disse, se for um clássico, é possível, não só encontrá-lo, como até resgatá-lo. Tomara que consiga realizar seu desejo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Laís, tomara q vc volte pra ver a resposta... Pus sua questão para os mais estudiosos responder e veja:

    "Salsa Disse...

    Encontrei uma alusão ao disco em que Oscar canta. Trata-se de uma gravação de 1965: With Respect to Nat, a qual eu desconheço. Segundo um resenhista do allmusic sua voz seria parecida com a de Nat King Cole. Fiquei curioso."

    "22 de Janeiro de 2008 15:06
    Edu disse...

    Oscar Peterson soltou a voz em pelo menos 3 álbuns(cds) que conheço.Possuo dois deles(cds), o citado "With Respect to Nat" , inclusive, lançado por aqui e que em algumas faixas o piano esteve a cargo de Hank Jones.Um outro, que considero o melhor dos que ouvi chamado "Personal Touch" , da Pablo, em que toca piano elétrico como se deve fazer: respeitando a limitação técnica do instrumento , não o fazendo similar ao acústico.Nesse disco,com uma voz pequena e afinada,homenageia compositores canadenses acompanhado de uma orquestra de cordas.E , no terceiro, que conheço de investigar em loja, lançado apenas no mercado japonês, canta em espanhol.Uma tentativa, a mais , feita no final da década de 50 e início de 60, de se aproximar de seu ídolo Nat King Cole.Edú"

    Aqui os links correspondentes a mais informações e as capas de dois dos álbuns citados:

    http://www.allmusic.com/cg/amg.dll?p=amg&sql=10:hxfyxqrgldae

    http://www.allmusic.com/cg/amg.dll?p=amg&sql=10:jxfqxqrgldae

    Beijos.

    ResponderExcluir

Uma obra de arte é um ângulo apreciado
através de um temperamento.
(Emile Zola)