sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

BLACK MOUNTAIN IN THE FUTURE




(01/02/08) Atenção: houve "falha nossa" na linkagem da parte 2 do álbum 'In The Future', muito bem observada nos comentários do Joãojjjjr. O link foi corrigido e só agora o álbum está completo. Pedimos desculpas, mas vamos em frente.

Amigo, na boa, interrompa tudo que está fazendo. Suspenda os planos de ouvir aquele disco que baixou ou pior, comprou e ainda nem tirou o lacre. Aquele que você prometeu pro amigo - que te emprestou ano passado - ouvir e até hoje... Pois é, ano passado não faz tanto tempo assim. No fundo, no fundo (e no razo, tanto faz) és roqueiro, maluco, e quando alguém lhe diz que tem uma novidade phoda pra te apresentar, você que é crente tende a acreditar. Tende a crer que é verdade! Que é tudo que estão dizendo, inclusive. E já estão comparando essa pedreira negra ao tudo que disseram e compararam o Wolfmother: o novo Black Sabbath, Blue Cheer, Led Zeppelin, Neil Young… Ah, os Black Mountain também são canadenses, Vancouver.

E essas são as comparações obvias. “No Hits”, por exemplo, 6ª faixa está condenada a fazer balouçar em esquizofrenia os ossos mais adormecidos de quem aguardou pacientemente a passagem do furacão stoner para se deparar com uma aberração quase discomusic. “No Hits” é faixa para baralhar as contas a peregrinos que possam equacionar descer a montanha pela rota que usaram para escalá-la - seja lá o que isso signifique, esse cara, de um blog poruguês antenadérrimo, é um intelectual. Senta a borduna em regra. Já amadores como eu vêem/ouvem com o encantamento primordial. Destaquei essa música porque me pareceu um divisor de águas no álbum, algo eletctro kraftwerkiano num disco de puro rock. Talvez a marca que registre a diferença entre uma banda madura que veio pra ficar, de tantas outras que são excelentes, mas... E veja: ainda estamos falando do 1º álbum, lançado em 2005 pelo selo Jagjaguwar. Já há um Black Mountain 2, saído do forno em 22 de janeiro de 2008... Se escrevo as mal traçadas hoje, 25 de janeiro, a sensação é de estar praticamente on line com o lançamento. Afinal, até ontem, o que era Jagjaguwar, o que era Black Mountain? Nem um nome.

Assim descobri a existência dessa banda. Estava lá no Allmusic.com, “Lançamento do Mês”: Black Mountain, álbum “In The Future”. Aí, assim como você, interrompi o que fazia, porque a intuição era forte, corri atrás de maiores informações e de ouvir. Não necessariamente nesta ordem, claro. Descobri, também, na brevíssima pequisa, que havia o 1º álbum homônimo. Vamos por partes! - soou-me ponderada, a voz do Jack - aquele mesmo. Vamos por partes, primeira parte começar do começo. E foi assim que se deu a experiência Black Moutain, imediata e avassaladora.

Ah, sim, os Wolfmother são muito bons, também, ninguém aqui contesta, mas... Teve um “mas”? Então ouve isso aqui.

BLACK MOUNTAIN (2005)

Em princípio não era intenção disponibilizar o mal saído do forno. Mas aí eu ouvi.

IN THE FUTURE (2008)

IN THE FUTURE (2008) 2

10 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Vou acreditar em você e vou baixar, me convenceu, depois de ouvir eu volto aqui para dizer se corespondeu às minhas expectativas.

    Valeu!

    ResponderExcluir
  3. Caraca!... "I will be back". Que mêda. Josiel, a parada qui é, satisfação garantida ou seu dinheiro de volta.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. EITA FIERRO! RHD, Roadstar, Earl Greyhound - o q é RHD??? -, essas bandas foram citadas por vc. Nem as conheço (ainda). Me baseei pelo que ouvi e pelo que li pela aí, em todos os blogs (e foram uns 4, no mínimo) all music e congeneres as referências eram essas, e ouvi semelhanças muitas. Eita fierro 2!

    ResponderExcluir
  6. Mr. Sergio,
    Visito sua página há alguns dias e só tenho a agradecer. Extendendo meus limitadíssimos conhecimentos rockeiros. Valeu Brow.
    Parece que o link II para In The Future repete o link I, pois ambos possuem o mesmo tamanho, além do nome.
    Abraços.
    Jr. DF

    ResponderExcluir
  7. Joãojjjjr. Valeu a visita e valeu a correção. O mais incrível é que 44 pessoas, excluindo vc, baixaram por esse link e só agora o problema foi percebido. Valeuzaço! Link restaurado.

    ResponderExcluir
  8. Valeu Sérgio,
    Quanto aos outros só posso pensar que não curtiram o som dos caras como eu. Bem legal a mistura, com um saborzinho retrô sem perder a originalidade.
    Aproveito para dizer que também curti demais a Mary Timmony.
    Mas o Les, Trey & Stewart está além da minha compreensão...ainda. Estes vou degustando mais vagarosamente.
    Abraços.
    Júnior Ceil}andia DF

    ResponderExcluir
  9. Oysterhead não é fácil mesmo. Sugiro uma visita a obra do Less Claypool com o Primus. É meio ame-o ou deixe-o. Mas certamente te fará entender melhor o trabalho desse marciano. Se hover interesse posso te mandar um link.

    Helium e Mary Timony é o filézão. Não me surpreende que tenhas gostado.
    Continue por aqui e opinando, afinal, a gente trabalha pra isso. É muito chato, postagens sem comentário.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  10. Ah! E experimente o Vindicator do Arthur Lee. É o roquenrou mais a Hendrix da casa. Vale muito a pena.

    ResponderExcluir

Uma obra de arte é um ângulo apreciado
através de um temperamento.
(Emile Zola)