sábado, 16 de fevereiro de 2008

A FANTÁSTICA INDÚSTRIA DE pirlim PLIM PLIM



Brazil: Beyond Citizen Kane


Quem tiver tempo e interesse , veja e tire suas conclusões. O documentário é longo, se você não tiver tempo de assisti-lo de uma só vez, pode fazê-lo por partes, pois ele é dividido em nove diferentes links do YouTube. Rede Globo-Documentário proibido no Brasil

Brazil: Beyond Citizen Kane, ou Brasil: Muito Além do Cidadão Kane (em português), é um documentário britânico de Simon Hartog produzido em 1993. O filme, que conta a história da Rede Globo de Televisão, foi proibido no Brasil desde sua estréia em 1993 graças a uma ação judicial movida por Roberto Marinho. Atualmente existem poucas cópias em circulação no Brasil. Graças à popularização da internet o documentário pode ser baixado no site do Centro de Mídia Independente, visto no site Vídeos Google ou ainda dividido em partes no Youtube. Foi produzido pela tv inglesa Channel Four.

O documentário conta com a participação de algumas personalidades como Chico Buarque, Leonel Brizola, Washington Olivetto, Armando Falcão, Antônio Carlos Magalhães, Walter Clark, Armando Nogueira, Gabriel Priolli e Maria Rita Kehl. Foi lançado em 1993. O documentário jamais esteve no circuito de cinemas brasileiros e a exibição que ocorreria no Museu de Arte Moderna - MAM, do Rio de Janeiro, foi proibida pelo, na época, presidente da República, Itamar Franco.

O título original é Beyond Citizen Kane. Ele teve origem no personagem de Orson Welles, Cidadão Kane ou Charles Foster Kane , criado em 1941, como protótipo do magnata dono de um império de comunicação. O personagem Cidadão Kane foi criado por Welles para o filme sobre William Randolph Hearst, magnata da comunicação nos EUA. Simon Hartog, ao focar Roberto Marinho como magnata, faz um paralelo no seu documentario com o filme de Welles onde o focado é o magnata Hearst.

O documentário é dividido em 4 partes: Na primeira ele mostra a relação entre a Rede Globo de Televisão e o regime da ditadura militar, no qual se vê fatos sociais que ocorriam no país em decorrência do regime ditatorial. Na segunda parte apresenta o acordo firmado entre a Rede Globo e o Grupo Time-life (empresa norte-americana de mídia). Na terceira parte evidencia-se o poder do proprietário da Rede Globo, Roberto Marinho. Por outro lado, mostra também, o "apoio" da Rede Globo à redemocratizaçã o do país, na figura do candidato à presidência da República Tancredo Neves. Na quarta parte, tida como a mais importante e reveladora do filme, mostra-se às claras os envolvimentos ilegais e mecanismos manipulativos utilizados pelas Organizações Globo em suas obscuras parcerias para com o poder em Brasília (incluindo fraudes em eleições, assassinatos encomendados por seus maiores figurões e outros). O site Google Video mostra que o vídeo do documentário teve 430.655 visualizações. Esse número é muito superior, por exemplo, à quantidade de expectadores da grande maioria dos filmes brasileiros lançados nos nossos cinemas na década de 2000. Isso indica, que, a longo prazo, o objetivo de seus censores acabou sendo frustrado.

Veja o documentário acessando os links abaixo:

7 comentários:

  1. Ô, Serjão, que isso, meu camarada? A Rede Globo é boazinha... Nos faz rir com o excelente Zorra Total, nos entretém com os dramas e comédias da vida real com o Big Brother, faz as nossas crianças crescerem e evoluírem com Xuxa e Didi, ajuda nossos adolescentes a amadurecer com Malhação, além de alimentar nossas almas com sua maravilhosa teledramaturgia, dando chance a milhares de novos talentos. Não podemos também esquecer da imparcialidade do jornalismo, que sempre nos brindou com sua extrema neutralidade e engajamento às verdadieras causas humanistas.
    Pra fechar a tampa, é mais do que necessário citar alguns pilares da cultura brasileira, que nos acompanham a tantos anos: Faustão, Cid Moreira, Galvão Bueno, Ana Maria Braga, Fantástico, Vale a Pena Ver de Novo, Globo Repórter e InterCine, entre tantos outras pérolas televisivas.
    Ah, esqueci de cizer: também acredito em Papai Noel, Coelhinho da Páscoa e no Bush.

    Vade retrum Satanas!
    No final dos anos 70 foi lançado um livro que antecipava isso tudo, chamado 'Afundação Roberto Marinho'; já nem lembro o nome do autor.
    Pior ainda são todas as outras emissoras, porque o que mais gostariam de ser quando crescer, adivinha o que é?
    Povo burro e manipulado é o povo mais fácil de governar e de enganar.
    Só não vê quem não quer.

    Grande abraço.
    ML

    ResponderExcluir
  2. Sérgio,
    Postei um som especialmente para você lá no Jazzigo. Confira.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Sérgio por facultar esse documentário. Revela como o poder dos média é assustador e é ao mesmo tempo uma lição sobre a história recente do Brazil.

    ResponderExcluir
  4. Zimk e Maddy, cada povo tem a "Hollywood" que merece. Tbm não esqueço o lado bom da Venus d'O Bem Amado, Saramandaia, Roque Santeiro, Que Rei Sou Eu?, outras tantas minisséries, alguns jornalísticos, humorísticos enfim a Globo tem lá o seu valor. Atirou no próprio pé ao se tornar tão poderosa que, com uma concorrência ridícula, pode continuar baixando o nível sem ser nem de longe ameaçada. O problema é que o tiro no pé atingiu em cheio o cerebelo do povão que a reverencia.

    ResponderExcluir
  5. O autor do livro "Afundação Roberto Marinho" é Roméro da Costa Machado que trabalha no site http://www.fazendomedia.com

    Lá tem um especial com diversos textos onde ele escancara as falcatruas da Rede Globo.

    ResponderExcluir
  6. Grande dica Josiel! Tou indo conferir. Só o nome do site já é bótimo!
    Valeu!

    ResponderExcluir
  7. Anônimo1/4/08 10:45

    O que me deixa preocupado é a record vindo a substituí-la
    Celso

    ResponderExcluir

Uma obra de arte é um ângulo apreciado
através de um temperamento.
(Emile Zola)