quarta-feira, 19 de março de 2008

DAVID VANDERVELDE - THE MOONSTATION HOUSE BAND (2007)


Aos nos ou aos à beira dos enta, um recado: Marc Bolan também não morreu! Ressuscitou trinta anos mais tarde e voltou com os T-Rex sob a alcunha de David Vandervelde, com o álbum The Moonstation House Band.

David tem 22 anos, é natural de Chicago mas antes de estrear carreira solo, obrou inúmeros projetos com Jay Bennett (o fundador dos Wilco), sendo que foi na casa deste que Vandervelde gravou este “The Moonstation” durante dois anos, tocando todos os instrumentos, só recebendo ajuda externa quando a obra exigia, por exemplo, a autoridade da presença ilustre de um David Campbell, co-responsável pelos arranjos orquestrais - tarefa já desempenhada por Campbell na trilha sonora do filme Brokeback Mountain e para artistas do quilate de Beck.

A época glam-rock dos 70s é, no álbum, revisitada constantemente. E, impossível não nos surgir à mente nomes como o dos T-Rex quando ouvimos uma “Nothin’ No” ou de um David Bowie em “Jacket”. Quem estiver à espera de um museu de grandes novidades esqueça. O que David Vandervelde faz basicamente são canções de acendo agudo no que há de clássico do rock, fazendo-nos acreditar que voltamos a viver nos mais glamurosos tempos roqueiros. Além da veia glam-rock também se sente muita influência dos Beatles (como em “Murder Michigan”).

The Moonstation House Band tem boas canções, produzidas com as mesmas técnicas do início dos anos 70, e que por isso mesmo estão plenamente agarradas ao passado. Mas por estarem tão ligadas ao que se fez nos primórdios, insinua-nos constantemente como as influências de David Vandervelde fizeram este álbum parecer infinitamente melhor do que a grande maioria de tentativas e erros de uma fórmula, revival, para lá de desgastada atualmente. Vandervelde além de saber manejar bem com o rock clássico, apesar de não lhe acrescentar nada de novo, também tem letras bastante peculiares, que são autênticas narrativas da vida pessoal.

Resumindo, para quem se interessa pelo glam-rock de T-Rex ou pela pop/rock história a lá Beatles, este é o disco indicado; quem está à espera de uma mudança radical do que estes músicos fizeram, não vai encontrar aqui. Quer saber? Bom saber.

Texto editado do Blog português Big Black Boat

Em tempo: o maior defeito deste álbum é que todo ele têm por volta de 32 minutos de duração. Nos anos 70, seria como ouvir uma faixa, lado A ou Lado B, tanto faz, de um LP do Yes. Com a diferença que uma música de 32 minutos do Yes dura umas duas horas e meia... Esse disco passa tão rápido que é-se obrigado a ouvir outra vez e outra vez e... assim por diante.

DAVID VANDERVELDE - THE MOONSTATION HOUSE BAND (2007)

7 comentários:

  1. Olá, meu nome é Rubens e sou editor do site musical Mofo (www.beatrix.pro.br/mofo). Através do google vi que algumas matérias minhas foram elogiadas e vim então agradecer. meu email de contato é mofo.rock@gmail.com

    um abraço,

    Rubens Leme

    ResponderExcluir
  2. Cara, tu é “O” cara pra mim. Teu blog é sempre consultado e fico-lhe muito grato por sua demonstração de gratidão, aqui, nesse espaço democrático. Aproveitarei, agora, antes que me esqueça, para acrescentar um link para o seu endereço. Obrigado, eu! E volte sempre.
    Sergio

    ResponderExcluir
  3. Agradeço os elogios imerecidos, embora o Mofo não seja um blog e sim um site. he he

    Caso tenha orkut, há uma comu dele lá: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=33154662

    em breve, falarei de mais grupos progs. há um já pensado, mas ainda sendo pesquisado. abraço grande.
    Rubens

    ResponderExcluir
  4. Pois é, rapaz, eu sou daqueles... O típico pé'nchado da internet. Ainda não sei diferenciar Blog de Site. E antes que se diga: "mas tem um blog"... Poizé(dois a missão), me deram de presente, senão não teria nourraun de ter um.

    Quanto ao orkut, aí já não é por ignorância não. Aí é falta de saco mesmo. Talvez disso resulte deste blog ter tão poucas visitas.

    Enfim, tu o disseste! "há um (artista) já pensado, mas ainda sendo pesquisado." O que demonstra o estudioso que és. Admiro isso. Somado ao dom de letrar, no mínimo, facilita sobremaneira o trabalho dos preguiçosos como este que vos se confessa...

    Só não entendi quando escreveu: “falarei de mais grupos progs”... Será que dou tanta bandeira de ter sido um prog-fã-radical nato? É, porque esse é um dos meus arrependimentos. Tirando Gentle Giant (que resenha a sua sobre essa banda!), King Crimson, Traffic, o Genesis do Peter Gabriel e outras raras exceções, há muito tempo que tenho achado todo aquele eruditismo muito aborrecido.

    No mais, continuamos aqui. Pegue umas caronas porque vai valer à pena. Por falar em pena (ó eu esperançoso) quem sabe não conheces por aqui artista sobre o qual valha à pena escrever.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  5. Sergio,
    vi teu papo ai sobre o orkut - pra mim o orkut é a ferramenta mais util na busca de novidades em mp3 e derivados etc - vc acha o que quiser pra download por la.

    quanto ao jack bruce eu recomendo os outros discos com o robin trower - o BLT - que tem um sanduiche de bacon - letuce (alface) e tomate. esse disco é sensacional.

    o de 1970 thing we like com john mcLaughlin vc vai apreciar bastante - quanto ao mauricio pereira - poda baixar - acho que o pereira (pearthree como o babel fish traduziu) é a maior prova da inteligencia nos compositores atuais de mpb - existem outras mas o pereira é demais - pode procurar os outros discos dele no euovo tmb pq tem lá - e os links estão todos ativos.

    abração,
    Bruno

    ResponderExcluir
  6. Eu radicalizo, né?, em relação ao orkut... Esse é meu lado anti-social legal. Vou ver e baixar tuas dicas. Mas o McLaughlin, se eu baixar e implicar, vou passar do que não atura ao que tem espírito avesso ao do sujeito, pq não tem nada que eu ouça com ele que eu goste, vai entender?
    Valeu!

    ResponderExcluir
  7. Esse David Vandelvelde é mesmo muito parecido com Marc Bolan - TREX LIVES!

    quanto aquelas capinhas das cilibrinas do eden - acho dificil aquela ter sido a capa original - toscamente photoshopada, pra tirar o ritchie e aquela outra pessoa (de quem eu ainda vejo o pé assim como um pedaço do tronco do ritchie).

    é mesmo foda achar fotos apenas com Rita Lee e Lúcia Turnbull.

    Mas deixa quieto - esse disco é um disco sem capa mesmo - qualquer uma serve.

    abração,
    Bruno

    ResponderExcluir

Uma obra de arte é um ângulo apreciado
através de um temperamento.
(Emile Zola)