segunda-feira, 17 de março de 2008

KEB' MO' E ERIC BIBB




Ele nasceu em 3 de Outubro de 1951 em Los Angeles, Califórnia. É um excelente cantor, guitarrista e compositor de blues, com influencias, como manda a cartilha dos bem iniciados, de Robert Johnson. Curiosamente, não iniciou a carreira no Blues, mas tocando "steel drums" em uma banda de calipso, porém logo retornou para onde a vocação apontava, participando de várias bandas bluseiras entre os anos 70 e 80. Seu nome é Keb' Mo'.

Em todos os álbuns de Keb’, tenho-os do primeiro ao último, nota-se uma sonoridade própria, suave, circulando como a brisa fresca do mar (é a sensação que me dá), entre o folk, o soul e o blues. Mas nem tanto à raiz dessas correntes. Em tese sua música poderia (deveria, melhor dizendo) tocar no rádio sem quaisquer restrições. As melodias são cativantes, flertando sem traumas com o pop, mas um pop honesto, sofisticado, bem cool. Enfim é música ensolarada que te leva à passear.

Particularmente, Just Like You, o 2º álbum, de 1996, é o que mais me apetece. Isso porque nele está aquela música. Sabe aquela que marca território épico na vida de uma criatura? Pois é essa. Nesse caso, mais até, marca território na vida de um grupo inteiro. Há, em nossas discotecas, físicas ou virtuais, centenas de álbuns, todos escolhidos a dedo, mas poucos são os tais que possuem “A” canção. Aquela que não se explica o poder que tem. A minha (deste álbum) é More Than One Way Home - repare no passeio, um floating (virei surfista) contínuo, fazem as guitars solo e base de Keb’ e Tommy Eyre por toda a extensão da canção. Em certas músicas é perfeitamente nítido se delinear o traço de seu desenho melódico. É ruim de explicar e facinho de entender... Mas quando essa identificação acontece, repare: mesmo quando não se entende a letra, intui-se, perfeitamente, o que diz a poesia. Veja mais sobre Just Like You, no allmusic

Keb' Mo' por Roberto Maia:

Outro dia, revendo um documentário dos anos 60 sobre o rock britânico, vi que o sonho de Mick Jagger, pelo menos na época, era ser um cantor de blues. O blues continua como uma fonte mineral da música pop, de tanto em tanto surge algum talento acústico para refazer o pacto de Robert Johnson. Nomes como Rory Block, John Hammond Jr., e Taj Mahal já fizeram sua parte, continuando o caminho de Johnson. Dando continuidade a esta linha o veterano guitarrista Kevin (Keb' Mo') Moore, refez esta tradição de forma vigorosa e adaptando ainda nuances de soul e folk. Keb’ Site oficial: www.kebmo.com

Eric Bibb (Diamond Days) 2006

Eric Bibb, Rory Block & Maria Muldaur (Sisters & Brothers) 2004:

Bem, sobre Eric Bibb tudo que sei e tenho é o essencial: o álbum Diamond Days (2006). No meu julgamento, o melhor disco da carreira dele. Sei também que Bibb é apenas um mês mais velho (16/09/1951) do que Keb’ Mo’. Que nasceu na cidade de Nova Iorque - dois bluseiros urbanos, portanto - e que tem um estilo muito semelhante ao do parceiro de postagem. Por isso, os dois juntos aqui. Mas o Bibb ainda leva boa vantagem sobre o Keb’. É ele o mentor intelectual do melhor disco dentre as 3 pérolas apresentadas. O álbum Sisters & Brothers com Rory Block & Maria Muldaur é simplesmente o maior achado desta postagem! Sobre este disco reafirmo, sorrindo, minha já reconhecida total incapacidade para falar sobre música. No entanto quem baixa, há de reconhecer também outra obviedade, esta a meu favor: não ter talento pra falar sobre música nada tem a ver com não saber encontrar o que ela tem de mais precioso. Leia mais sobre Diamond Days no allmusic. E sobre Sisters & Brothers no mesmo allmusic

Para baixar os álbuns:

KEB' MO' (JUST LIKE YOU) 1996

ERIC BIBB (DIAMOND DAYS) 2006

ERIC BIBB, RORY BLOCK & MARIA MULDAUR (SISTERS & BROTHERS) 2004

3 comentários:

  1. Keb Mo me lembra muito o Johnson, infelizmente não é o Robert, mas sim o Jack Johnson. É muito estranho esse blues suave que ele faz, sou mais o blues chorado, vibrante e enérgico. Mas as vezes até que cai bem o "blues bossa" do Keb. Porém o assunto aqui é outro, já baixei o disco que vc me pediu: David Grisman - Dawg '90.
    Tá na mão, o problema é que minha conexão está com problemas, meu sinal fica falhando toda hora, é possível navegar e até baixar alguma coisa, mas está impossível subir!! Estou em contato com o Virtua, acho q até amanhã eles arrumam.

    Abraço,
    WOODY

    ResponderExcluir
  2. Pô, Woody, vai chegar (o Dawg '90) e vou postar de imediato! Sem pressa, muito obrigado!

    Cara, Jack Johnson não, né? Pra te tocar a real eu até gosto dos 1ºs álbuns do surfista, mas o Keb' é bem mais consistente.

    Mas se queres o blues mais chorado, vá direto ao "Brothers & Sisters". Acho que com esse não tem erro.
    Mais uma vez, veleu muito, a vera, a beça e pra caráio!

    ResponderExcluir
  3. Quer dizer que vc não é do bloco da Laís? Pensei que fosse. Não é problema, entramos em contato "celular" e tudo se faz. Marquei com a Alda (conhece?) de irmos ao Pronto, terça que vem, para um encontro de poesia. Pode ser lá. Vou falar com a Laís.

    ResponderExcluir

Uma obra de arte é um ângulo apreciado
através de um temperamento.
(Emile Zola)