sexta-feira, 7 de março de 2008

ME'SHELL NDEGÉOCELLO THE SPIRIT MUSIC JAMIA: DANCE OF THE INFIDEL



Talento nato e de nome tão complexo como pronunciar complexíssimo no plural – né, Luis Inácio? - essa alemã de nascença arrepia no baixo! E já tocou com meio mundo do rock, jazz and soul, assim como, claro, em solo, faz um trabalho excepcional. Gente muito fera do calibre de Pat Metheny, o intelectual do trompete Dave Douglas, John Mellencamp, Carlos Santana, Mike Stern, Marcus Miller, Guru (Jazzmatazz), Basement Jaxx, Madonna, Rolling Stones (em Bridges To Babylon)... Aqui, uma dúvida: os mais antenados me respondam se no show do David Bowie no Rio/Apoteose, há uns bons 10 anos, não era ela empunhando o baixão? (pergunta respondida. Era Gail Ann Dorsey, no baixo) Enfim, o infinito estelar baba por ela. Para quem, como eu, tem adoração pelo instrumento, Me'Shell é um achado! E veja se não é... Imagine essa negra, super-ultra-cool-estilosa tocando pra carái sob a luz dos holofotes no alto de um palco. Não é um espetáculo? Qual artista não gostaria de tê-la ao lado? E ela não só toca ou faz figura bonita não. Ela canta, compõe, produz, chuleia, caseia, pinta e borda, nas internas e pra viagem. Tudo administrado da cozinha no maior lowprofile... Alguns dizem que a base é rock, outros que é soul, funk, r&b, jazz... E é nessa que eu vazo, porque definir o indefinível é tarefa para aqueles com a perseverança dos ufólogos. Mas agora... cá entre nosotros... Que Me’Shell, neste álbum, está mais para o puro jazz do que qualquer outro ritmo isso... Xiiih!... Eu começo eu termino.

Colei, do allmusic, texto abaixo sobre o álbum.

Filling the roles of central artist, composer, and director, Me'Shell Ndegéocello takes a left turn with Dance of the Infidel, a very loose affair that nonetheless flows with a natural grace. It is, for the most part, a jazz album, indicated by a shifting lineup that includes Jack DeJohnette, Oliver Lake, Don Byron, and Kenny Garrett, along with vocal turns from Cassandra Wilson, Lalah Hathaway, and Sabina Sciubba. The album is bound to challenge a good number of Ndegéocello's fans (particularly the ones with limited interest or familiarity with the form), but they needn't feel as if they're in over their heads. Little cracks in the bassist's past work have opened up to be fully explored -- it's hardly a 180, with her warm, bobbing bass adaptable to any context. And since the album is split almost evenly between sprawling 12-minute pieces and song-based material, it's liable to please both sides in some measure. Compared to Ndegéocello's past albums, Dance of the Infidel isn't as enveloping or moving (a couple spells are particularly dry, and many will miss not hearing the bassist's vocals), but it's full of bright colors, and not without its pleasures. As always, wondering where she'll take you next is part of the fun.

ME'SHELL NDEGÉOCELLO THE SPIRIT MUSIC JAMIA:


21 comentários:

  1. Pô, Sérgio,
    cê tá trabalhando demais, rapaz. Não dá tempo para ler tudo.
    Valeu

    ResponderExcluir
  2. que foto duca essa hein?

    a butterflywoman...

    coloquei um recurso la no Eu Ovo que vc pode se interessar - é um playlist que pde ser util pra vc colocar amostras dos sons que vc posta.

    dá uma olhada la - acho que vais se amarrar.

    além do mais é um post com jack bruce. precisa falar mais.

    tem o things we like com o mclaughin de 70 - muito bom esse disco.

    abs

    ResponderExcluir
  3. E ae Sergio! Blz?
    O disco do Charlie Hadden tá ok, talvez o down que você fez tenha sido corrompido.
    De qualquer forma, não fique sem a música que faltou:

    http://rapidshare.com/files/98418501/Charlie_Haden___Kenny_Barron_-_Waltz_For_Ruth.mp3

    Foi só essa mesmo que faltou? Se tiver mais me avisa que eu subo pra você.
    Valeu ter avisado!
    Abraços,

    (((Solidown)))

    ResponderExcluir
  4. PÔ Sergio tá se dedicando a mulherada né? É por causa do dia dedicado a elas?
    Já vi e ouvi Me'Shell tocando com um monte de gente, mas nunca ouvi nada solo. Na verdade até hoje não vi nada de mais, ela toca direitinho e tudo, mas nunca ouvi uma performance dela, ou mesmo um simples solo, só acompanhamentos bem comportados. Creio que esta é hora para conferir o trabalho dessa mulher interessante.

    Abraço
    WOODY

    ResponderExcluir
  5. Por essa eu não esperava, Woody. Vc não é baixista? E essa mulher é tão cultuada entre os baixistas... E vc conhece quase todas as raridades que eu posto... É claro que a presença dela é fortíssima e há de haver muita gente dizendo que ela é mais uma bela figura exótica que uma grande artista, principalmente no que diz respeito ao domínio do instrumento, mas já que não conhece os solos, recomendo-os todos, mas principalmente este do SSônico q vc já deve ter baixado e o mais pop dançante, soul, R&B, roquenrou e creio o que deve ter mais vendido e feito as boas vindas à carreira solo da Me'Shell:
    "PEACE BEYOND PASSION". Se vc não achar nada demais nesses 2 álbuns acho que podes desistir.

    Salsa e Bruno, postei esse monte de mulher pq vou me manter no mínimo 15 dias longe de postagens do blog, Bruno, não tive tempo de ver o lance de playlist... depois verei com calma.

    E Solidown, ainda não foi dessa vez. O link q tu me mandou estava "not found".

    Ah! A todos: Claro que foi em homenagem as mulheres!, talvez ainda passe o mês de março inteiro destacando-as. Acho que todo mundo concorda que elas merecem, né?

    ResponderExcluir
  6. Cara, foi como eu disse já tinha visto e ouvido a moça acompanhando, mas nada em solo. Agora que ouvi posso afirmar que em termos de baixista a moça é bem discreta, nada de firulas nem virtuosismos. Adorei o disco, ele tem uma sonoridade agradável e... humm... acho que a palavra é sofisticada, elegante, classuda ou coisa assim.
    Já estou na busca pelos outros discos.

    Abraço,
    WOODY

    ResponderExcluir
  7. Sérgio, seu site é, em suma, supersônico. Bonito, organizado. Agora vou ficar na fila de espera para ter a trilha esgotada do filme L'Amant, dirigido por Jean-Jacques Annaud, do romance original de Marguerite Duras.
    Ouvi esse disco em 1994 na casa do amigo Luís Maçãs e depois, nunca mais.
    Lá no meu poesiadepanela.blogspot.com respondi ao seu comentário. Obrigada pela visita. Gostei de conhecer você.
    Bjs.
    Cissa.

    ResponderExcluir
  8. Vi um DVD do Bowie e é impossível não prestar atenção nela. Pela beleza e pela competência!

    Parabéns por nos trazer pérolas que sequer sabemos que existem quanto mais encontrarmos a venda por aí... Mas a gente vai fuçando! Uma hora sempre pinta uma raridade Já degustada graças ao Blog!

    Obrigado mesmo!

    ResponderExcluir
  9. Me'Shell é realmente uma artista completa. Dessas de devorar com os olhos e sorver cada acorde com os ouvidos...

    Valeu a visita e continue por aqui, amigo João. Pq, tanto em quantidade quanto quantidade, a oferta aqui é inesgotável.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  10. A baixista negra do Bowie é Gail Ann Dorsey nada tem a ver com a Me'Shell. Eles começaram a trabalhar juntos em 1995 na excursão de Outsider.

    Rubens Leme, Mofo.

    ResponderExcluir
  11. Gail Ann Dorsey então era a que estava no show do Rio na Apoteose, certo? Só pode ser, pq o show foi por essa época...

    ResponderExcluir
  12. Pois é João Gabriel ou eu muito me engano - o que não raro acontece - ou és meu parceiro nessa confusão. Mas as duas são/eram carecas, negras e... há séculos ouço dizer que Me'Shell trabalhou com David Bowie. Daí que nem pestanejei em conferir. Mas parece que não. Eles nunca trabalharam juntos... Pra compensar o mico na postagem, listei um monte de nome importante que trabalhou com a mulher. E olha que faltaram o triplo ainda por listar.
    Valeu, Rubens Leme! É o tipo de colaboração precisa que precisamos.

    ResponderExcluir
  13. Tudo esclarecido, nem era negra, muito menos uma mulher, mas Erdal Kizilcay, o baixista que tocou no Rio na Apoteose. Isto pq o show foi em 1990, não em meados da década como imaginava. Quase 20 anos, a memória falha mesmo...

    ResponderExcluir
  14. Erdal Kizilcay é um dos melhores baixistas do mundo e tocou com quase todo mundo na virada dos anos pro 90. Em 94, ele e Bowie fizeram uma parceria para a trilha-sonora do filme Buddha of Suburbia.

    Turco de nascença, Erdal vive, ao que parece na Suíça, que nem David, e toca vários instrumentos.

    Gail Ann Dorsey tem um site pessoal bacana:
    http://www.gailanndorsey.com/

    Rubens Leme, Mofo

    ResponderExcluir
  15. Pois é, rapaz, por baixo, fiz uma confusão danada... Trocadilho obrigatório.

    Já baixei um disco da Gail Ann Dorsey, Rubens. O mais bem cotado, 2º o allmusic: "I Used To Be". Ouvi a 1ª faixa e ainda não me animei a ouvir o resto. Mas, calma! Calma eu, quis dizer... Não sou do tipo q julga tipo "a 1ª impressão é a que fica".

    De sua banda do coração, a raríssima Let's Active, consegui 3 álbuns: "Afoot" (acho que é EP, né?), "Cypress" e "Every Dog Has His Day". O Cypress ouvi inteiro, amei algumas coisas e achei outras quase assim, assim... Gosto é uma característica realmente tão inexplicável e óbvia quanto as diferenças na apareência de cada indivíduo.

    ResponderExcluir
  16. são esses três do Let's que tenho em CD. o Everyday é um disco bem estranho, dá pra sentir que trabalha como Mitch + convidados, não há uma coerência ou unidade. Os dois primeiros são bem bacanas e Every Word Means No foi criminosamente regravada pelo Smash Mouth e entrou no seriado Friends.

    O Cypress e o Afoot são bem bacanas. E se quiser usar o review do Dynamico pode usar. Te mandei um email mas vc não o respondeu, talvez não tenha lido.

    Após um feriado agitado - no dia 19 coloquei 4 colunas novas feitas no mesmo dia - estou de recesso hoje. Nesses últimos dias foram 9 colunas, tô pensando ainda no que escrever...

    Rubens Leme, Mofo

    ResponderExcluir
  17. Recebi e li, não respondi pq fiquei a fim de conferir o Let's antes, aí acabei respondedo por aqui mesmo. Vou ver lá as suas novas crias...
    Valeu pela presença.

    ps.: Não vi no teu site espaço pra comentário. É assim mesmo, né? Cmenta-se por emeio...

    ResponderExcluir
  18. é, tirei o livro de visitas pq a cada 5 comentários 4 eram spams e não paravam. aí uso só o email.

    Rubens Leme

    ResponderExcluir
  19. Serjão, que faço com minha burrice?
    só hoje é que resolvi olhar teu blog pelas tags, super organização e eu batendo cabeça até agora!!

    nada como um feriadão pra gente pôr o som em dia =)
    beijos

    (calma, depois te digo o que achei do disco! rsrs)

    ResponderExcluir
  20. Cara!!! Infelizmente nós ñ conseguimos baixar nada que quizemos! A última tentativa foi com a Me´Shell mas aí desistimos! Vê se consegue uns links mais modernos que pintaram aí! Saúde!!!

    ResponderExcluir
  21. Cara!!! Infelizmente nós ñ conseguimos baixar nada que quizemos! A última tentativa foi com a Me´Shell mas aí desistimos! Vê se consegue uns links mais modernos que pintaram aí! Saúde!!!

    ResponderExcluir

Uma obra de arte é um ângulo apreciado
através de um temperamento.
(Emile Zola)