domingo, 2 de março de 2008

SHARON JONES AND THE DAP-KINGS (NATURALLY)



"Ninguém me aceitava na indústria da música. Diziam que eu era muito negra, que eu era muito gorda... Diziam que eu era muito nova, que não era bonita o suficiente", relembra.
"Aos 25 anos, me disseram que eu estava velha... Então fui fazer outras coisas." Entre essas coisas, estão dois anos como carcereira na penitenciária de Ryker's Island, em Nova York, e um período como segurança de carro-forte do Wells Fargo Bank, também em Nova York.

O que chamou a atenção de Amy Winehouse, Mark Ronson e tantos outros é a sonoridade única da banda The Dap-Kings e de Sharon Jones. "Fazemos soul music como era feita nos anos 60 e 70", diz Jones. "Hoje todo mundo usa equipamentos digitais, eletrônicos. Nós só usamos instrumentos analógicos. No estúdio, ainda gravamos em fita. Os instrumentos são gravados todos juntos no estúdio, como se fosse ao vivo. É a diferença."
"Esse tipo de música", ela continua, "apesar de antiga, ainda é importante. Não usamos sintetizadores, softwares, nada disso. E os mais jovens não entendem como conseguimos soar dessa maneira. Vamos continuar fazendo assim. Era como Otis Redding, Etta James, James Brown e todos os outros grandes faziam. Nós somos da velha-guarda."

Dois trechos da matéria que saiu na Folha de SP, com a "dona" da banda que tocou no disco "Back to Black" de Amy Winehouse.

Todo megastar tem, no mínimo, um obscuro a inspirá-lo. O que, em si, já é um mérito. Indica que os melhores artistas conhecem a história. Tanto dos bem sucedidos quanto dos gênios massacrados pelo não preenchimento das exigências das majors. Agora, Sharon Jones e The Dap-Kings (se o todo poderoso Deus Lucro quiser) será apontada a velha musa da Soul Music. A que inspirou Amy Winehouse. Aos 51 anos, Jones ainda pode recuperar boa parte da vida tentando se adaptar às exigências – dessa sim! – tropa de elite da Indústria. Vida longa à Sharon!

SHARON JONES AND THE DAP-KINGS (NATURALLY)

6 comentários:

  1. Bacana, gostei do disco, mas achei que eles exageraram no purismo, o disco está muito cru, merecia uma masterização melhor, assim como aconteceu com os disco mais recentes (até alguns antigos foram remasterizados) da Etta James e do, também citado, James Brown. Eles gravaram e pronto, ficou faltando um polimento no graves e agudos. Mas creio que a idéia era essa!

    ResponderExcluir
  2. Graças ao seu bootleg da Amy Winehouse descobri Sharon Jones & The Dap-King. Já ouvi 2 álbuns. Confesso que ainda não avaliei qual o melhor dos 3 que baixei de SJ&TD-K. Como os 2 que ouvi são ótimos, a escolha desse foi mais pela capa e muito mais pelo ineditismo. Afinal, até ontem, ninguém conhecia Sharon Jones. Mas ainda preciso ouvir mais. Vi que havia outros álbuns. Até um entitulado ska alguma coisa... Ainda estou correndo atrás da obra completa, já que, desde que ligaram Amy Winehouse a esse psual dazantiga, há uma quantidade imensa de álbuns deles no soulseek.

    ResponderExcluir
  3. Deleta o que eu disse. Depois de ouvir quase meio disco vi uma luzinha no painel do player dizendo que o equalizador gráfico estava ligado. Ou seja: eu estava ouvindo um disco com uma equalização para outro disco. Por isso o som estava estranho e estourando graves e agudos. Adorei o som e sai atrás dos outros discos, agora tenhos os três. Se não fosse o bootleg que eu postei de Amy vc não teria acho Sharon, por sua vez, se vc não tivesse postado esse disco eu não saberia da existência dela!

    Thanks,
    WOODY

    ResponderExcluir
  4. Intercâmbio é isso, brodi! Dessa vez funcionou.

    ResponderExcluir
  5. Remete-nos direto aos seventies. Mais precisamente no início, antes da explosão Disco. O colega Maddy Lee disse-me que odeia listas. Mas fica difícil não citar as cantoras que lembrei imediatamente quando ouvia esse excelente trabalho: Betty Wrigth; Gloria Scott; Gwen McCrae; Millie Jackson; Mergie Bell... talvez por isso, a Sra. S.Jones tenha encontrado tanta dificuldade para firmar-se na carreira. Mas, felizmente, há sol para todas, mesmo depois das 15h.
    Para aqueles que não conseguiram ligar os nomes acima, upei umas musiquinhas delas no 4shared, caso queiram matar a curiosidade.

    http://www.4shared.com
    /dir/5965255/df2d85da/Soul_Singers.html
    Abraços.
    Jr.

    ResponderExcluir
  6. Esqueceu várias. Claro, nem o meu, nem o seu, nem o HD do Woody tem memória pra tantos filenames, mas uma que não pode ficar de fora de qualquer lista é Marva Whitney. Se não conhece, peça que posto. É só um empurrãzinho, afinal foi vc que me forçou a me lembrar de não esquecer.

    ResponderExcluir

Uma obra de arte é um ângulo apreciado
através de um temperamento.
(Emile Zola)