sexta-feira, 4 de abril de 2008

HORACE SILVER (SONG FOR MY FATHER)


Horace Silver foi um dos principais músicos do hard-bop e do soul-jazz dos anos cinqüenta com um estilo próprio de execução e composição que sofreu as influências do gospel negro, bebop, raízes latinas e de r&b.

Nascido em Norwalk, no dia dois de setembro de 1928, Silver cresceu escutando a música folclórica de Cabo Verde, terra natal de seu pai. Nessa época ele também absorveu o jazz popular, o blues e o gospel. Ele começou tocando saxofone e piano na escola secundária, influenciado por Thelonious Monk e Bud Powell. Silver foi contratado por Stan Getz em 1950 e trabalhou com ele durante um ano.

Depois de mudar para New York em 1951, Silver tocou e gravou com várias estrelas de jazz, inclusive Miles Davis, Milt Jackson, Lester Young e Coleman Hawkins. Sua primeira gravação como líder foi com Lou Donaldson em 1952 para a Blue Note, iniciando uma relação profissional que durou 28 anos.

Silver trabalhou também com Art Bakley no “Jazz Messengers” em 1953, grupo que lançou os fundamentos da era do hard-bop. O perfil de Silver como líder e compositor cresceu muito nas duas décadas seguintes, especialmente com a autoria de melodias como, "Doodlin", "Opus De Funk", "Sister Sadie" e em 1964 seu grande sucesso, "Song For My Father."

Como a banda de Blakey, o seu grupo se tornou um chão fértil para o desenvolvimento de jovens talentos, entre eles os irmãos Brecker, Joe Henderson, Woody Shaw e Benny Golson.

Horace Silver (originalmente Silva, dada a ascendência caboverdeiana), faz o som típico que agrada os ouvidos menos treinados ou afeitos ao jazz. O pianista usa e abusa das técnicas mais intrincadas das composições atonais, mas acaba sempre agregando passagens mais acessíveis a essas peças. A expectativa que o acompanhamento das variações dessas execuções gera à volta ao tema original é algo impressionante e impagável.

¨Song for my Father¨ - inspirada em ritmos brasileiros -, primeira faixa do álbum homônimo, além de belíssima, funciona como trampolim para as demais composições que externam expressiva atenção às raízes paternais do autor.

Este, porém, é apenas um dos fatores que acabam por enriquecer a obra de Horace Silver. Há o ser humano. Sua humildade ao destacar os solos dos companheiros de banda em seus álbuns e apresentações; além da postura sempre honrosa diante das adversidades da vida. Típico caso em que a personalidade ratifica a obra, que por sua vez, faz o caminho inverso e realimenta o mito do artista completo.


Fonte Clube de Jazz


HORACE SILVER - SONG FOR MY FATHER -1964


6 comentários:

  1. Horácio Prata influenciou as gerações seguintes de funkeiros jazzistas. Indispensável.
    Segui sua orientação e postei uma nota sobre helen Hulmes. demasi, a menina.

    ResponderExcluir
  2. Bacana. Foi vc que baixou os Steely Dan aqui, né? Pois há uma música deles (SD) "Rikki don't lose that number" do álbum Pretzel Logic de 1976, que tem o sampler mais antigo, pelo menos de que eu me lembre. Se vc comparar os pianinhos base que abrem as duas músicas, vai concordar comigo. Acho que a linha melódica tbm, uma música cabe direitinho dentro da outra. Esse papo de o sampler mais antigo claro que é chute. Mas faz a prova dos 9.
    Como não sei se tem a música dos Dan linkei-as as duas juntas:
    http://www.zshare.net/
    download/101053149874f24c/

    ResponderExcluir
  3. Finíssimo! Como eu costumo dizer, música para gente grande.

    Abraço,
    WOODY

    ResponderExcluir
  4. valewww serjão, mais um p/coleçao, sabiojeito

    abrazzzz

    ResponderExcluir
  5. cara muito bom seu blog. você tem um matérial muito bom, estou iniciando um singelo blog se possivel faça uma visita.. e gostaria de estar fazendo um intercambio musical contico.. se caso tiver soul seek.. me passe o nick ou add no msn wellitonluiz@msn.com
    abraço.

    ResponderExcluir
  6. meu nick no slsk é produzideia. Obrigado, amigo Canbeck e frequente aqui. Estamos as ordens.

    ResponderExcluir

Uma obra de arte é um ângulo apreciado
através de um temperamento.
(Emile Zola)