sexta-feira, 16 de maio de 2008

PATTO (HOLD YOUR FIRE) 1971


Há quem diga que o maior pecado musical da história do roquenrou londrino foi protagonizado por uma obscura banda inglesa de nome estranho e visual freak, Patto. Essas mesmas pessoas (e são muitas, não interessa quem) afirmam que o grupo lançou os dois melhores discos do início dos 70. A injustiça fica por conta deste mesmo Patto manter-se completamente desconhecido até hoje, embora os tais álbuns continuem a soar inovadores e impactantes 40 anos mais tarde.

O grupo contava com um guitarrista fenomenal, considerado pelo tal pessoal que insiste em apontar a banda mais injustiçada do planeta, como um verdadeiro guitar hero: Ollie Halsall, é o nome do home. Realmente seus solos impressionam. Mas o que mais me impressionou foram suas outras habilidades instrumentais com piano, orgão, percussão, a mistura de agressivos riffs hard a agradáveis harmonias psychojazzy, vibrafones estilosos (eu amo o som de um vibrafone!) E os vocais?... E a poesia instigante de Mike Patto?... Pansa cheia e leve como um pardal, brou! Pois é. O resultado me fez associar o som do Patto - até porque um pato bem preparado pode ser bastante tentador - àquelas saladas super encrementadas e equilibradas. Que de tão fartas, harmoniosas no colorido fazem qualquer compulsivo degustador, esquecer de que ainda possa existir um prato principal. Azeitam e temperam corretamente a pantagruélica, mas light, refeição sônica: Clive Griffiths, no baixo e John Halsy, na bateria. Aprovadíssimo esse rango, digo, esse som!

O approach dos sujeitos causou espécie nos concorridos clubes noturnos londrinos, que viviam um período efervescente nos 70’s. A ponto de Muff Winwood, integrante do então renomado Spencer Davies Group e brother de sangue de Steve Winwood (também Spencer DG e futuro Traffic), assumir a produção deste 'Hold Your Fire'.

Durante a brevíssima fase do reconhecimento, o Patto abriu os concertos europeus de Joe Cocker e do Ten Years After entre 1970 e 1971, anos de lançamentos de seus principais discos, que chegaram a marcar época na ilha naquele período. Mas tal sucesso jamais extrapolou fronteiras britânicas, o que devolveu a banda ao total esquecimento.

Lamentos à parte, o 'fato-Patto' é que vale muitíssimo a pena a audição de "Hold your Fire", safra 1971, não só pela real raridade, mas sim porque aqueles tais que teciam loas sobre a banda (e interessa sim*, ao menos citar um desses que lamentam) estavam cobertos de razão.

Consta ainda na discografia do grupo os seguintes trabalhos: Patto (70) Roll’em smoke’em (72), Monkey’s burn (95), Sense of absurd (95) e Warts and all (live in Sheffield - 1971 (99). A questão aqui é encontrá-los todos.

Texto/fonte (editado) nesta fonte, baixa-se (acho) o homônimo Patto -1970

*Em tempo (só como endosso): em breve postarei aqui um álbum da também excelente-e-rara banda Bevis Frond, por enquanto, como ainda o papo é Patto... será que será necessário postar este outro álbum de artista-gênio-obscuro, para dar-se fé & crédito ao que diz Nick Saloman, líder do Bevis Frond, nesse tasco de entrevista:

Pergunta: - E seus cinco discos favoritos?


Nick Saloman: (...)
Meus cinco discos são Jimi Hendrix: Are You Experienced?, Patto: Hold Your Fire, Savage Resurrection: Savage Resurrection, Mad River: Mad River, HPLovecraft: II.

Pra quem conhece Bevis Frond e quer se adiantar na íntegra da entrevista com Saloman, a Casa Fonte é o site do amigo Rubens Leme, MOFO.

PATTO (HOLD YOUR FIRE) 1971

29 comentários:

  1. ei, não sei qual disco vai postar, mas deixa eu jogar alguns que tenho num rapidshare da vida para vc disponibilizar...

    Rubens Leme, Mofo

    ResponderExcluir
  2. Dos Bevis Frond, além daquele Dinosaurs que já te falei, agora tenho o Live-Great American Music Hall, Valedictory Songs e Miasma. Tem mais alguma sugestão? No soulseek rola com certa facilidade.

    Mas, Edson, vou postar o Bevis com sua resenha, tu sabe. Então o que gostaria mesmo é que fizesses um comentário sobre esse álbum genial! aqui postado.

    O Patto homônimo, pra falar a verdade, ainda não digeri muito bem não. Merece urgente uma 2ª audição. Mas esse aqui é, como disseram uns e outros e como assino embaixo com entusiasmo: uma das papas mais finíssimas de todos os prolíficos e geniais anos 70! Sem exagero algum! Então, solta o verbo aí sobre o q achou desses Pattos aqui, please. Só pra eu ter certeza de que não se trata de uma patologia nossa, minha e do Nick Salomon só.

    ResponderExcluir
  3. Sergio,
    eu já tinha o monkey burns - e confesso que achava fraquinho - mas esse hold your fire é foda demais.

    o baixo ta redondo - a bateria quebrando tudo - os solos nem se fala. o disco é foda mesmo!

    já to atrás dos outros - se quiser posso subir o monkeyburns pra vc.

    abração,
    Bruno

    ResponderExcluir
  4. Você pegou grandes discos. Valedictory tem uma canção arrepiante, Can't Feel It, com um solo de mais de dois minutos do Bari Watts. Mas falta o fenomenal North Circular (1997), cd duplo que contém Hole Song N.2

    Se você conseguir baixá-lo coloque esses dois. Caso contrário, me avise que disponibilizo.

    abraço

    Rubens Leme

    ResponderExcluir
  5. Fala, Bruno! Esses Pattos me surpreenderam pela personalidade e som quase que sem precedentes. Quanto ao álbum q vc tem, como disse aqui: estou ainda tentando entender o 1º homônimo, que não é tão fácil de gostar quanto o 2º. E estou apostando no seu gosto. Se vc disse que é meio caidinho, ao menos por enquanto, xá prá lá - ou pra mais tarde...

    Rubens, estou na busca da tua dica, mas acho que esse 'North Circular (1997)' não será tarefa fácil. Se até o meio da semana que vem o disco não baixar por aqui te peço socorro.
    Valeu, galera. Bom findi.

    ResponderExcluir
  6. Pô Sergio,
    se vc tem o primeiro deles - sobe ele aí e posta no blogui - aproveita a sequência.

    naquela fonte do texto - nao tinha o primeiro não.

    mas eu também nem procurei na net ainda...

    abs,
    Bruno

    ResponderExcluir
  7. E aí Papito!!!
    Bacana essa Patto. Mas para mim já é um velho conhecido.
    Então Sergio, eu baixei e ouvi o disco do Jorma Kaukonen. Me lembrou o Cat Stevans em alguns momentos e Jerry Gracia em outros, tem um q de Dylan, mas Jefferson Airplane, não lembra nada. Curioso né?. O é disco bonito, folk de primeira, ultimamente não estou muito para esse tipo de som, embora trabalhos assim podem tocar em qualquer hora e qualquer lugar que não enche o saco de ninguém. Realmente agradável de ouvir. Valeu o toque!

    Abraço,
    WOODY

    ResponderExcluir
  8. Bruno, aqui em casa tá rolando uma obra de condomínio, então, nem controle da hora q nêgo vem desarrumar a casa eu tenho, daí que te peço pra, se eu esquecer, me lembrar novamente de te passar o link do Patto homônimo, primeirão. Pra falar a verdade não ouvi direito e não foi aquele amor a 1ª ouvida como esse 2º álbum, por isso não quis postá-lo. Mas passar o link pá tu, na boa! Mas é aquilo, né. O computador tá passando da sala pro quarto toda hora, então, a confusão pode me fazer esquecer de vc.

    De folk muito bom eu entendo, Woody - modéstia a parte, claro. Realmente o Jorma solo não tem nada a ver com Jeferson Airplane, mas já lembra mais o Hot Tuna, é ou não? Já baixei sua indicação lá na tua casa, quando ouvir opino lá.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Entoces! Eu estava lendo a sua resenha do Flamin Groovies, uma banda que eu curto bastante e achei que vc exagerou na dose. É verdade o que vc falou, mas vale apenas para o Brasil (ok terceiro mundo!). Por que lá fora eles tinham algum prestígio sim. Tá! Não era um Led Zeppelin. Mas gravaram bons disco entre 1968 até 83, teve umas coisas depois mas não conta muito. Vc postou os três primeiros e creio que são os melhores, mas os outros não são males. Lá na Califa a turma curtia o som deles, o problema por aqui é que o selo deles não tinha a menor representatividade, afinal quem já ouviu falar nas gravadoras Sundazed, Kama Sutra, Aim e Buddha? Essa última é um pouco mais conhecida, mas veja só um exemplo: o primeiro disco solo do Hermeto Pascoal saiu por esse selo, e por aqui poucos viram o disco, ouvir então nem se fala. Depois eles foram para a Sire e gravaram Flamin' Groovies Now (1978) e Jumpin' in the Night (1979), mas nem sei se foram lançados no Brasil, no entanto não deram prejuizo não. De qualquer forma, com certeza vc mandou bem e acertou quando enalteceu as qualidades da banda, rock balançado, bacana e descontraido. Fica aqui um elogio atrasado pelo post.

    Abraço,
    WOODY

    ResponderExcluir
  10. É verdade, Woody, tlvz não tenha me expressado tão bem nessa obscuridade toda. Seria melhor dizer que eles tiveram um bom reconhecimento local mas não chegaram a atravessar muitas fronteiras. Agora, que é uma banda totalmente ignorada em território nacional, isso é. Sempre que acho um som com o apelo comercial que tem os Groovies e não encontro nenhum amigo, fanático por roquenrou, que conheça, já decreto a obscuridade! O que não é muito didático, é verdade...
    Valeu o elogio. De quando em vez a "rente precisamos".

    ResponderExcluir
  11. Então Sérgio,
    por falar em som que dá indigestão - eu recomendo alguns discos da Hiromi Uehara - tem lá no Eu Ovo.

    É um jovem pianista de Jazz descoberta pelo Chick Correa - ela faz um som cabuloso que vc não acredita.

    Fique tranquilo que depois te lembro do disco do patto - tmb já vou subindo o monkeybum - dai te passo também - ouvi de novo e achei melhor - mas nem se compara ao hold your fire.

    abs.

    ResponderExcluir
  12. Conheci Hiromi atravez do teu blog, se não me engano, Bruno. Já baixei um monte de álbuns dela. Lá no Eu Ovo e em outras fontes.

    Aqui o link (com capa) pro Patto homônimo primeirão pra você e a quem interessar possa:

    http://sharebee.com/a5454920

    Agora, de vc, Bruno, se puder opinar sobre este álbum, agradeço.

    ResponderExcluir
  13. conseguiu deglutir os Mad River? e você conhece o Sonics, banda de garagem norte-americana do começo dos anos 60 fiz coluna sobre e tenho dois dos melhores discos dele, Boom e Here Are the Sonics.

    é garagem de primeira.

    Rubens Leme, Mofo

    ResponderExcluir
  14. Rubens, Mad River é o mesmo caso do Patto, me amarrei no PARADISE BAR & GRILL, 2º álbum, e ainda não entendi e estou adiando (disse adiando, não odiando) reouvir os 1ºs homônimos das duas bandas.

    Não conheço os Sonics. Mas a próxima postagem será Bevis Frond. Falando nisso, o North Circular não deu as caras no Soulseek então, se quiser passar um link...
    Valeu!

    ResponderExcluir
  15. Em tempo: não conhecia os Sonics, em breve irei conhecer "Here Are the Sonics" que cai numa rapidez estupenda aqui pelo bom e velho soulseek.

    Repare nas horas entre esse comentário e o acima desse, pra sentir a facilidade que álbuns raros podem ser conseguidos nesse sistema, á por isso que eu digo e repito "O soulseek é meu pastor e nada me faltará".

    ResponderExcluir
  16. Sergio, vou disponibilizar o North Circular em breve, então. verei se faço isso amanhã. é um cd duplo e cada um com mais de 70 minutos, cada. O Paradise Bar é meu disco favorito do Mad.

    O Sonics tem uma legião imensa e se reuniram esse ano ou o ano passado e fizeram um DVD de um show.

    Rubens Leme

    PS: rapaz, descobri que tenho soulseek. minha mulher tem uma conta. vou descobrir o usuário dela e depois te digo. ela o está abrindo aqui, mas procure amanhã por msalgrave. vou ficar on pra vc. ok?

    abraço

    ResponderExcluir
  17. Sergio, estou colocando os dois cds do Norht Circular no 4shared. assim que eles estiverem ok, deixo o link aqui, ok?

    Rubens

    ResponderExcluir
  18. primeiro dois dois cds do North Circular...

    http://www.4shared.com/file/48302988/3114178/North_Circular__Disc_1_.html

    Rubens

    ResponderExcluir
  19. Valeu, Rubens.

    Pus o nick q vc me deu no soulseek mas ficou offline, o que indica que a versão soulseek desse nick é diferente da minha. Fato corriqueiro nesse programa.

    ResponderExcluir
  20. Sergio, na verdade eu não fiquei online lá e preferi mandar direto por 4shared.

    se você quiser, posso disponibilizar os Sonics e Anton barbeau tb. está acabando de ser enviado o segundo cd do North Circular.

    abraços,

    Rubens

    ResponderExcluir
  21. mandei pro seu email os links dos dois CDs do North Circular.

    qualquer coisa, me escreva.

    abraço,

    Rubens

    ResponderExcluir
  22. Sem pressa, Anton barbeau. Dos Sonics, já baixei, acho, os mais importantes: Boom, Here Are the Sonics, Psycho-Sonic.
    Já vi os emeios, só ainda não tive tempo de abrí-los.

    ResponderExcluir
  23. abaixou os bons dos Sonics...
    depois dse quiser, posso te indicar o United States of America e o Dream Syndicate (conhece ambos?)

    Rubens Leme

    ResponderExcluir
  24. caçarola q disco é esse sergiao......parabens pelo post quebrou tudo mesmo esse patto grande descoberta, foda......

    abraço

    ResponderExcluir
  25. Pois é rapaz, este patto aqui é sel-vagem...

    ResponderExcluir
  26. PATTO... pessoalmente gosto de tudo, mas - Roll 'em Smoke 'em Put Another Line Out - de 1973 é coisa de deixar tonto..... eu li tudo acima e abaixo e não vi reterências ao BOXER dai achei que alguém podria se interessar por esta outra banda de Mike Patto e Ollie Halsal.... os discos que conheço são: 1975 - Bellow The Belt ... 1976 - Bloodletting... 1977 - Absolutely (este sem Halsall mas com Chris Stainton e o monstro do baixo Tim Bogert)... ah!!! claro.... pra lembrar os vocais de Patto no 1974 - Mirror - Spooky Tooth....
    Mike Patto RIP - 04/03/1979...
    A quem interessar possa
    http://www.pattofan.com/Boxer/boxer.htm
    abraços - AlJr

    ResponderExcluir
  27. Parabens grande blog se vc puder consequir pra mim esta banda ficaria muito grato pois procuro a anos e nen aqui nunca achei talvez tenha alquem,algum amigo quem sabe ai vai banda alema rebekka cd phoenix desde ja grato pois nos blogs nao existe Marcio grajau rj

    ResponderExcluir
  28. Brodi, molinho. Vai aqui:

    http://mtbrocksession.
    blogspot.com/2008/01/rebekka-
    phoenix-1982-germany.html

    ResponderExcluir
  29. valeu ,muito grato Marcio .parabens pelos 2 primeiros posts magnificas bandas

    ResponderExcluir

Uma obra de arte é um ângulo apreciado
através de um temperamento.
(Emile Zola)