segunda-feira, 23 de junho de 2008

CHICO HAMILTON (THE ORIGINAL ELLINGTON SUITE) 1959




Bem, de volta ao meu bom e velho Jazz maiúsculo companheiro, único gênero musical capaz de, nesses tempos bicudos, me fazer sentir muito mais rico que já soul... Tendo o prazer inenarrável de trazer especiaria rara. Atentai bem! Isso daqui não é uma gravação. É um Chico, que não o Xavier (só são), depois de psicografar a pauta vinda sabe-se lá de que plano astral!, de qual proximidade com a ante-sala do Home. E... Deus, que discaralhaça! Ups. Foi mal, Senhor.

Certainly one of the most significant and exciting jazz discoveries of the year, “The Original Ellington Suite” almost never saw the light of day. In spite of the efforts of re-issue producer extraordinaire, Michael Cuscuna, no one could find this original Chico Hamilton recording of a suite of Ellington tunes that included his second group—and one which significantly involved Eric Dolphy. In fact, “The Original Ellington Suite” reportedly includes the first recorded solos of Eric Dolphy, who would move on soon thereafter to create some of jazz' most magnificent recordings that still are cherished worldwide. Continua...

Eric Dolphy (sax alto, flauta, clarinete)

Nate Gershman (violoncelo)

John Pisano (guitarra)

Hal Gaylor (contrabaixo)

Chico Hamilton (bateria)

CHICO HAMILTON (THE ORIGINAL ELLINGTON SUITE)

CHICO HAMILTON (THE ORIGINAL ELLINGTON SUITE) PART 2

25 comentários:

  1. Oi!
    O comentário não é sobre o Hamilton, mas sobre algo estranho que acaba de acontecer. Estou sendo vítima de sabotagem lá no blog, algum merda achou engraçado tirar uma com a minha cara e anda me fudendo os links. Veja só: estava eu conferindo a página e tinha um comentário seu no Piano On Jazz, qdo eu terminei de responder seu comentário ele não estava mais lá!?!?!? Foi vc que apagou pq mudou de opinião, ou foi obra do "artista" de merda que se acha um grande hacker sabotando "poderosos" blogs como os nossos?

    ResponderExcluir
  2. Não. Inclusive estranhezas do tipo aconteceram outros dias aqui. Vi pelo emeio q havia comentário do Maddy Lee, que aliás não passa por aqui há séculos, limpei a caixa do yahoo, onde as msgs do blog me chegam via emeio e fui ler direto o comentário do cara aqui no blog. Havia sido apagado. De modus que, nem sei o q o cara escreveu ele mesmo apagou ou não.

    Li suas histórias de sabotagem e esse lance de postagem sua aparecer de repente pedindo senha tbm já aconteceu comigo. Como tbm já fui vítima de sabotagens bem piores (c lembra), nem comentei com o Maddy, já que teve muito nego acreditando ser eu o sabotador dos blogs alheios...

    Agora, isso de apagar link, ou pôr outro arquivo no lugar... Brodi... é o fim da picada! Será que vagabundo (literalmente vagabundo, pq perder tempo com isso...) aprende tanto de informática a ponto de se posgraduar raker, pra depois gastar a ciência dele assim?

    Pô, vai roubar um banco! Vai dar um golpe no Eike Batista, caralho!

    ResponderExcluir
  3. E respondendo a vossa pergunta: Não fui eu que mudei de idéia não. "Apagaro o comentaro"! Woody, raciocina comigo: Né possível que seja um desocupado fazendo essas pequenezas minúsculas, Woody!... São experiência extraterrestres q influem de alguma forma na nossa atividade. Juro q prefiro acreditar até em disco voador! Nenhum ser normal ou mesmo o mais piroca das idéias seria capaz de uma porra dessas, amigo. Deve ser aquele padre baloeiro, vai por mim...

    ResponderExcluir
  4. Essa tem que ficar registrada: Tá vendo? Agora mesmo uma msg de emeio piscou no canto da tela> "Seu Leasing no Itaú foi aprovado"... Considerando q nem tenho conta nem nada, nenhuma pendência com o Itaú, pelo menos esse raker tá tentando ganhar o dele honestamente no talento... Aí tá certo (rs).

    ResponderExcluir
  5. Mas então vc fez não um comentário sobre o Piano On Jazz da Hiromi com a McPartland? Por que eu juro que lí um com o nome Sergio! Não vejo nada de anormal vc escrever uma coisa depois achar que não é bem aquilo e querer mudar. O estranho é não aparecer nada no lugar. Eu queria saber se vc fez o cometário que eu li e depois sumiu. Se foi ou não vc que apagou, isso já é outra coisa!

    ResponderExcluir
  6. Esse mistério já foi resolvido, né Picapau musical?

    ResponderExcluir
  7. Puta que paraiu! Não fode Sergio, vc fez ou não o comentário?!?!?!?!?

    ResponderExcluir
  8. Ô, Woody, tu é doido? Já tá tudo escrito no teu blog. Tem uns 2 comentários lá a respeito dessa parada de apagar comentário e só aqui duas vzs eu te disse q não, Woody eu não apaguei o comentário aliás, o comentário tá lá. Vc viu ele no espaço de uma postagem e respondeu em outra postagem. Será essa sabotagem te tirou do sério? Veja tbm os nossos 1º comentários aqui, vc diz:

    "Foi vc que apagou pq mudou de opinião, ou foi obra do "artista" de merda que se acha um grande hacker sabotando "poderosos" blogs como os nossos?"

    Eu respondo: "Não. Inclusive estranhezas do tipo aconteceram outros dias aqui."

    No 3º comentário embaixo do 2º (agora vou sacanear...) eu digo:

    "E respondendo a vossa pergunta: Não fui eu que mudei de idéia não. "Apagaro o comentaro"!"

    E mais não escrevo pq... calha de ficar mais puxado ainda pra ti. Como não sei desenhar...

    ResponderExcluir
  9. Acertou na mosca!!!
    A sabotagem me tirou do sério, esse bunda mole se acha um grande gênio da informática sabotando blogs. Mas que bundão!! Porém o negócio tb ficou confuso pq eu falo aqui vc responde lá. Sorry! Eu não tinha visto a sua resposta. No entanto, me intrigava mais a se vc tinha deixado o comentário ou não, que no caso era mais importante do q se tinha apagado.
    Que confusão eu fiz, li num lugar e responi no outro. Mas não esquenta não. Já marquei hora no analista. Quem sabe Freud explica!

    Abraço,
    WOODY

    P.S.: "Apagaro o comentaro"!"
    Isso é alguma homenagem ao centenário da imigração japonesa no Brasil?!?!?

    ResponderExcluir
  10. pô, malandro eu tive esse Chico Hamilton! até o vi pra vender na CDpoint. vou baixar e uma outra, comprar de novo.

    valeu!

    Rubens Leme

    ResponderExcluir
  11. Pois é, Woody, foi assim q se deu...
    E "apagaro o cometaro" é homenagem a linguagem das favelas, q por essas minhas bandas do Rio tem mais disso do que japonês.

    Rubens, faça isso. Compre esse disco. Assim vc vira a prova viva de que estamos aqui para dar dicas. mp3 não é o mesmo q álbum comprado na loja, com todas as informações adicionais, encartes e tudo mais...
    E que álbum, maninho... Que disco excelente de bom!!!

    ResponderExcluir
  12. Conheço outros trabalhos do Chico. Tive um que conta com a participação de um iniciante guitarrista chamado Coryell. Chico, como art blakey, também gostava de lançar novos músicos.

    ResponderExcluir
  13. "Chico Hamilton, um baterista sutil e criativo, provavelmente será conhecido pelas séries de quintetos que liderou durante 1955-1965 e mais por sua habilidade como explorador de talentos do que como baterista. Hamilton nasceu em Los Angeles no dia 21 de setembro de 1921, aprendeu a tocar na escola secundária junto com os talentosos Dexter Gordon, Illinois Jacquet e Charles Mingus, que estava na época em Los Angeles."

    FONTE E TEXTO COMPLETO EM:
    http://www.clubedejazz.
    com.br/ojazz/jazzista_exibir.php?
    jazzista_id=331

    Salsa, a expressão usada no "Clube de Jazz" "habilidade como explorador de talentos", dá margem à dupla interpretação, né não?

    O Coryell em questão é o Larry Coryell, certo?

    Adorei a incorporação do celo no som. Não era novidade pra mim, mas no álbum em questão ficou perfeito.

    Baixei outro Chico Hamilton: "Man from Two Worlds", outra obra prima e fiquei a fim de colecionar seus discos.

    Valeu a visita.

    ResponderExcluir
  14. Prezado amigo Sérgio ,ando colocando a casa em ordem pra poder sair de férias e perseguir o jazz no velho continente.Coloco mais uma vez meus cumprimentos, por abrigar o jazz em na ampla diversidade temática e renovadora que é seu blog.Chico Hamilton tem grandes serviços prestados a causa que se inicia no inicio no período “West Coast”.Tive a chance de vê-lo uma única vez com mais de 80 anos ainda dando,sem trocadilhos, no couro.Edú

    ResponderExcluir
  15. O Velho Continente e o jazz exigem crônicas, Edu. Aguardo seu retorno. Mas sem pressa... Aproveite! Ou melhor: carpe diem.

    ResponderExcluir
  16. Olha o Santana aí:

    http://rapidshare.com/users/2EN45U

    Pô cara vc falou que p eu não esculhambar antes de ouvir, mas eu nunca fiz isso, nem aqui nem ali, só tava tirando onda com o nome do Quiet Village People (deve ser um grupo gay que come quieto hahahaha). Como eu disse, não desgosto do Hamilton, o que eu não disse é que adoro Duke Ellington, então o disco só tem que agradar. Tô baixando e depois te passo as impressões digitais!

    Abraço,
    WOODY

    ResponderExcluir
  17. Entendi q tiravas uma onda, Woody. Mas é que o Quiet Village é tão papa fina e tão diferente da maioria das nuvidades zerinho, ano 2008, e da maioria de tudo q já ouvi, que tive que acrescentar 3 exclamações à réplica. Pra ver se você sentia a seriedade do momento. Mas é como disse lá, se não gostar pode meter a burduna que tá liberado.

    Já esse disco aqui do Chico é inquestionável! Se não gostar ou mente ou não diz nada, que é prá gente não brigá.

    ResponderExcluir
  18. Ah!, valeu pelo Santana!

    ResponderExcluir
  19. Bacana esse Chico Hamilton, nada mal para um jazz West Coast, aliás, bem no estilo!

    Aqui vai uma capa um pouquinho melhor, junto com a dica do Walmart que é um lugar aonde se encontra capas de bom tamanho, não tem muitas é verdade, mas se descola alguma coisa por lá que não se acha em outros lugares.

    http://www.walmart.com/catalog/product.do?product_id=1237462

    ResponderExcluir
  20. Sorry, mas não gostei do Quiet Village. Parece uma mistura de soul music dos anos 70/80 com Alan Parsons Project e sei lá mais o que. De soul music anos 80 até gosto de alguma coisa, Alan Parsons é bom trabalhando no discos dos outros proque os solos deixam a desejar, tirando o Tales of Mystery and Imagination e I Robot, o resto eu acho um lixo. Na verdade, Silent Movie não é ruim, mas não é para mim!

    Abraço,
    WOODY

    ResponderExcluir
  21. Se vc levou em consideração o texto da postagem, que diz exatamente do estranhamento inicial que o álbum provoca (típico daqueles que não emplacam numa 1ª apreciação) e mesmo assim saiu da experiência com essa impressão, tá dado o recado.

    Mas, vc sabe que há álbuns assim: de 1ª não rola nunca.

    ResponderExcluir
  22. vishh esse post do chico hamilton veio pra abalar meus timpanos... muito bom mesmo concordo com vc.. é uma especiaria rara mesmo.. e complementando o que vc disse no primeiro comentario no canbeck.
    vida longa aos blogueiros!
    um abraço.

    ResponderExcluir
  23. Putz, camarada, que discaço! Não pude deixar de, lá no jazzigo, indicar sua indicação. Sensacional.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  24. Valeu a promovida no Jazzigo, Vinyl. O álbum é mesmo um achado...

    ResponderExcluir

Uma obra de arte é um ângulo apreciado
através de um temperamento.
(Emile Zola)