quinta-feira, 10 de julho de 2008

NGUYÊN LÊ (CELEBRATING JIMI HENDRIX PURPLE)


“A LITTLE BIO”:

Filho de Pais Vietnamitas, Nguyên Lê nasceu a 14 de Janeiro de 1959, em Paris. E é um verdadeiro "malabarista" do instrumento, passa da grande intensidade do Rock ao requinte das suas origens Vietnamitas, do trabalho minucioso das sonoridades da Guitarra-Sintetizador, à alegria direta e contagiosa da improvisação. Se inicia na música aos 15 anos, pela bateria, depois a guitarra e depois o baixo elétrico. Larga tudo e licencencia-se em artes plásticas e mais adiante um mestrado de Filosofia sobre o Exotismo. Tudo a ver... Reencontra sua paixão, a guitarra, mais adiante e dela não se separa mais. Co-fundador, em 1983, do grupo "Ultramarine" (andei passeando por essa banda ou ela passeando por meus ouvidos. Muito bom o techno electro Ultramarine!), cujo disco "Dé" foi, mais tarde definido como o melhor álbum no "World Music" do ano de 1989.

Músico autodidata, por vocação, maneja as cordas com a mesma maestria e intimidade seja para trabalhar com o rock, o funk, os standards do Jazz, o jazz moderno, a música experimental, electro acústica, as músicas extra-europeias (África, Caraíbas, Argélia de Safy Boutella, o Vietnam onde aprende o monocórdio, instrumento tradicional, com o seu professor Truong Tang, e a Índia com Sen Gupta e Kakoli)... O cara é o bicho, leitor – esses resenhistas prendem-se a muitos detalhes, se é chato editar esses textos do alheio, que dirá ler. O bom é ouvir. Economizo-te dizendo: não desconfie de tantas digressões estilísticas. O cara dá conta do recado.

Para além dessas informações Nguyên Lê, em Paris, apresenta com Corin Curschellas (voz), Richard Bona (baixo) e Steve Arguelles (bateria), um programa só sobre a música de Jimi Hendrix “Nguyên Lê plays Jimi Hendrix”, que é uma descoberta construções e principalmente descontruções da bem sucedida música do mítico guitarrista, e trabalha na criação de um programa sobre a música vietnamita, da qual ele faz parte – se em rádio ou na tv, o tal programa, não me perguntem. E se descobrirem, informem-me (ulha!). Mas, ou radio ou tevê a inveja terá igual proporção. Já que aqui, no máximo se produz são especiais onde se relembra a vida de astros como os Mamonas Assassinas... Anfã...

THE ALBUM:

Nguyen Le (Celebrating Jimi Hendrix Purple) 2002

1. (A Merman I Should Turn to Be) 1983

2. Manic Depression

3. Are You Experienced

4. Purple Haze

5. Burning of the Midnight Lamp

6. If 6 was 9

7. Voodoo Child

8. South Saturn Delta

9. Up from the Skies

10.Third Stone from the Sun

THE MUSICIANS:

Nguyên Lê guitars, guitar-synth (1, 5, 8, 10), programmed synths (3, 7)

Michel Alibo electric bass (except 3 & 7)

Terri Lyne Carrington drums (all) & vocals (1, 4, 5, 6, 9)

Aïda Khann vocals (2, 6, 7)

Corin Curschellas vocals (3, 10)

Meshell Ndegeocello electric bass (3, 7)

Karim Ziad gumbri & north african percussions (7)

Bojan Zulfikarpasic acoustic piano (1) & Fender Rhodes piano (6, 9)

Em tempo: acrescentei um bonus ao álbum, uma versão à tradicional para “Little Wing” do álbum "Million Waves".

NGUYÊN LÊ (CELEBRATING JIMI HENDRIX PURPLE)

13 comentários:

  1. Rapaz, vou te dar uma missão: procure pra mim na net algo de uma banda de "rock barroco" chamado Left Banke. Estou sem o disco e preciso baixá-lo. Se achar, avise por aqui mesmo.

    E pode ouvir que vai adorar.

    abraço.

    ResponderExcluir
  2. Achei molinho no soulseek os 2 discos que aparecem no allmusic do Left Banke. Quando baixar te mando. Mas, faça o favor, Rubem, ninguém opinou ainda sobre esse vietnamita. E já foram 41 downloads até agora. Estou curiosão p/sber a opinião da audiência. Please, baixe, ouça e faça as honras.

    ResponderExcluir
  3. Beleza, vou baixar e ouvir. Aí você disponibiliza aqui o Left Banke. Eu farei uma coluna e vc pode usá-lo.

    ResponderExcluir
  4. http://sharebee.com/8cd1cb10

    Esse é o Left Banke (Voices Calling)

    ResponderExcluir
  5. valeu Sérgio! acabei encontrando no soulseek o disco que eu tinha - There's Gonna Be A Storm: The Complete Recordings 1966-1969 - e o abaixei inteirinho enquanto escrevia a coluna.

    se quiser, coloco em um sharebee da vida assim que ele estiver completo. são 25 musicas, já baixei 22.

    e a coluna está abaixo. vale muito ouvir.

    e amanhã abaixarei o Hendrix aqui e o Sonny Rollins. e depois comento. abraço.

    http://www.beatrix.pro.br/mofo/leftbanke.htm

    ResponderExcluir
  6. http://sharebee.com/d2d9665e
    Rubem, ñ peguei esse de 20tantas músicas pq imaginei q fosse coletânea, o outro original é esse aqui:
    http://sharebee.com/d2d9665e

    ResponderExcluir
  7. Oi Sérgio. abaixei os dois discos seus aqui do Hendrix "cover" e o Sonny. gostei bastante. não vou emitir comentários ainda porque estou degustando - aliás, já emiti, quando disse que gostei bastante. Comentar o Sonny não é necessário. Ele, Trane e toda a sessão rítmica de Miles juntos não merece ser explicada, apenas ouvida.


    Sobre o Left, a coletânea que baixei inclui tudo o que gravaram com o nome Left Banke no período 66-69.

    mas irei baixar esses tb que vc disponibilizou.

    aproveite e ouça a banda, vai gostar.

    ResponderExcluir
  8. Mas fale do "cover" do Lê(depois). Dê sua abalizada opinião. É um disco que estou ouvindo direto. Do guitarrista, baixei tudo que apareceu - e deu pra baixar no soulseek. Tbm fiz o mesmo com o Ultramarine, um projeto totalmente diferente - basicamente eletrônico e de um tempo em que se experimentava mais, dançava-se menos. O disco com o Robert Wyatt(Soft Machine) com o Ultramarine foi um achado!

    O q está difícil encontrasr é justo esse premiado com Lê. O álbum "Dé".

    Enfim, voltando ao Nguyên Lê (solo), tenho certeza que descobri um músico raro e deveras importante para a música do mundo. Daí essa mendicância, no bom sentido, claro, de sair colhendo opiniões dos amigos.

    Quanto a Sonny Rollins e São Coltrane, é verdade: dispensa comentários.

    ResponderExcluir
  9. Em tempo: claro q ouvirei Left Bank, lerei a sua coluna sobre os caras. Ocorre q estou debruçado sobre pilha virtual de álbuns ainda por ouvir. Mas, a partir da leitura de sua coluna - o farei, nesta ordem: leio, ouço e te falo o que achei.
    Valeu.

    ResponderExcluir
  10. ouvi esse cara n'guyen le e achei bem legal.
    gostei mais das faixas instrumentais - pq não curti muito o vocal feminino que canta nas faixas.
    abs

    ResponderExcluir
  11. E viva la difference, Bruno! Gostei mais, justo das cantadas. Corra atrás então, se não conheces, de Terry Lyne Carrington (solo), indico-lhe o álbum "Jazz Is A Spirit". Onde a moça nem canta, mas toca uma batera que vou te contar...

    ResponderExcluir
  12. Ola Sergio. Parabens pelo blog, de muito bom gosto. Cara fiquei curioso em ouvir este album, ate por tudo que vc escreveu a respeito. Porem o link esta off, tem como posta-lo novamente? E não abusando de sua boa vontade, vi que vc tb tem o album "Voices Calling" do The Left Banke, que tb esta off. De resto, parabens e tenha um otimo dia. Até +

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brodi, que eu saiba, tudo está off! Fonte do trabalho incansável das gravadoras ou agentes destas. Há muito, apenas deixei o blog no ar, mais desisti dele, assim como centenas de blogs, simplesmente desistimos. Mas te dou um toque essencial: a chave é o soulseek, programa de baixar música infalível. Grande parte do que está aqui, foi tirado de lá e, te garanto, mesmo o q não foi tirado de lá, deve estar lá. Me perdoe a falta de jeito, mas não tenho mais tempo (nem paciência) de ficar repostando arquivos de blog abandonado, renovo o pedido de, se não desculpas, compreensão. Grato pelos elogios.
      ABRAÇO!

      Excluir

Uma obra de arte é um ângulo apreciado
através de um temperamento.
(Emile Zola)