sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Chano Dominguez (Hecho a Mano) 1996



Com sólida formação de flamenco, Chano Domínguez aprendeu a tocar guitarra de ouvido. Atreveu-se entretanto por diversas áreas do rock, antes de se dedicar por inteiro as suas influências in jazz com o Chano Domínguez Trio, e de passar pelas formações de Pepe de Lucía, Potito e Juan Manuel Cañizares.

Chano Domínguez nasceu em Cádiz em 29 de Março de 1960 (ou seja, um muleque pros padrões convencionados). Aos oito anos o pai ofereceu-lhe seu primeiro instrumento, uma guitarra flamenca com a qual começou a tocar. Aos 18 formou um grupo de rock andaluz, no qual tocava teclados. Gravou três discos para a CBS. Atraído pelo jazz, em 1981 integrou, como tecladista, a banda Hiscadix e nela ganhou sólida reputação como músico, prêmios e presenças em festivais. Ao longo dos anos Domínguez apurou a fusão de ritmos e linguagens do jazz e do flamenco, manifestada na abordagem do swing e da improvisação, cruzados com a energia e a espontaneidade do flamenco. "Cádiz na alma e Thelonious Monk nos dedos", como alguém sintetizou.

Oye cómo viene, foi seu álbum aclamado pela crítica e nomeado para os Grammy na categoria de Jazz Latino (2002), com Chano Domínguez piano, Mario Rossy, contrabaixo; Marc Miralta, bateria; Blas Cordoba "Keíjo", canto e palmas; e Tomás Moreno "Tomasito", dança e palmas. Mas no meu entender, este álbum ter sido destacado para ganhar prêmios importantes, dá-se mais pelo fato de ter sido numa época em que Chano já conquistava os ouvidos do mundo. Não seria ainda, na minha opinião, um disco para se introduzir aos iniciantes. Fiz uma escolha mais palatável para isso. Escolhi um disco, mezzo a mezzo. Nem tanto ao jazz, nem tanto à Espanha.

Enfim, o flamenco jazz foi uma variação e experiência completamente nova para mim. E, até onde sei, uma criação (será?) exclusiva de Chano Dominguez. Talvez por ele guardar mais identificação com os dois estilos. Há o fusion espânico de DiMeola, assim como o característico (quando ao jazz) violado do De Lucia. Mas a mim, falou mais original o piano de Chano. É difícil ficar indiferente a este jazz "espanholado" assim como como impossível ficar imune/imóvel também. Mas facinho é o som de Dominguez te fazer incorporar o Antonio Gades que há em tua alma de memória cíclica – ou o Sidney Magal, afinal, su alma, su palma. Brincadeiras a parte, re-ouvi os cds que tenho de Chano e este "Hecho a mano" (1996), não penso duas vezes em recomendá-lo. O cd está recheado de bons músicos, estupenda música - quase todas de autoria do pianista (à exceção da faixa 4 de Bill Evans, e 11 de Thelonious Monk). Tendo ouvido os demais, assim, na base do critério, elegi este como o mais recomendável.

Ah!, ps.: Jô (ó eu metido), é música pra trilhar suas viagens líricas. Em suma e na língua em que melhor me expresso: bom vragarái.

Chano Dominguez (Hecho a Mano) 1996

12 comentários:

  1. Uau flamenco jazz?! Já estou na trilha, achei na last.fm...

    Embala, por enquanto, a correção de provas e torna menos maçante a tarefa.

    ¡Gracias!

    ;^D

    ResponderExcluir
  2. Jo, esses uruca ficam putos dendas carça comigo por que eu só rio deles... Fazê mais o Q? Espero q já já ou agora, dependendo da hora, vc já esteja baixando o bendito albinho.

    ResponderExcluir
  3. Oxi, desculpe-me a 'lentidão', mas ñ consegui, e olha q já procurei um tanto, encontrar esse link com o álbum...

    ResponderExcluir
  4. http://sharebee.com/2b150ddf

    ResponderExcluir
  5. A lentidão foi nossa, Jo. Mas por dúvida das vias o link estará seguro aqui encima tbm!

    Aqui encima Emanoel, q é baixinho, não alcança!

    ResponderExcluir
  6. "Nossa", minha e do meu novo encosto, claro. KKKKKKKK!

    ResponderExcluir
  7. Sabe, gostei muito do álgum todo, mas em especial repeti, como de costume várias vz, a Solo Con Verte e Retaila. E na faixa Bajamar...acho q é besteira o q vou dizer, mas digo! Tava cá eu e meus sentidos, quando começa Bajamar, então começo a ouvir uma respiração, pensei de início q era eu mesma...Mas era da música, acho q o instrumento [ñ falo o nome pra ñ dizer mais besteira] ao ser dedilhado deu efeito de fôlego...Essa tb ouvi pacas.

    Queria falar sobre...assim...com a graça de quem sabe falar de, mas só sei dizer q gostei muito.

    :^D

    ResponderExcluir
  8. Já tô por aqui downloadeando... já te digo, se minhas castanholas tremerem é porque é bom =)

    ResponderExcluir
  9. Tremei, castanholas de Maya! Tremei!

    ResponderExcluir
  10. Mas acho q Concha Buika será mais tua face...

    ResponderExcluir
  11. olé!!

    retaila, pinar hondo, cilantro y comino, solea blues, bemsha swing e solo con verte... pedem bis, tris!!!

    bueníssimo, encatada!
    besos

    ResponderExcluir

Uma obra de arte é um ângulo apreciado
através de um temperamento.
(Emile Zola)