sábado, 1 de novembro de 2008

Cedar Walton (Eastern Rebellion, Vol. 1) 1975



Resenha de Scott Yanow (allmusic.com) no final da postagem.

... E, continuando a saga "sem o menor talento para"... analisar, definir, sequer divagar sobre música (a boa, claro), mais um álbum que prova o clichê máximo "casa de ferreiro, espeto de
pau". Bem, nesta postagem, pra variar a invariável falta de tino pro assunto, bateu-me uma idéia criativa - ah isso hão de concordar! - de buscar algumas definições dos grandes gênios da humanidade pra fazer as honras da casa...

E as melhores definições sobre a (boa) música são!...

"A música é a revelação superior a toda sabedoria e filosofia." (Beethoven)

"A boa música nunca se engana, e vai direita, buscar ao fundo da alma o desgosto que nunca devora." (Stendhal)

"Os músicos não se aposentam - param quando não há mais música em seu interior."
(Louis Armstrong)

"Onde há música não pode haver maldade." (Miguel de Cervantes)

"A arquitetura é uma música petrificada." (Arthur Schopenhauer)

"Depois do silêncio, aquilo que mais aproximadamente exprime o inexprimível é a música." (Aldous Huxley)

"O vaso dá uma forma ao vazio e a música ao silêncio." (Georges Braque)

"Digo que minha música vem da natureza, agora mais do que nunca. Amo as árvores, as pedras, os passarinhos. Acho medonho que a gente esteja contribuindo para destruir essas coisas." (Tom Jobim)

"É com a música que fazem as suas declarações de amor o rouxinol e a cigarra, o cisne e a águia." (Paolo Mantegazza)

"A música é o barulho que pensa." (Victor Hugo)

"Aprender música lendo teoria musical é como fazer amor por correspondência."
(Luciano Pavarotti)

"Quis escrever músicas que fizessem as pessoas sentirem-se bem. Música que ajuda e cura, porque eu acredito que a música é a voz de Deus." (Brian Wilson)

"Não sou eu. São as músicas. Eu sou só o carteiro. Eu entrego as músicas." (Bob Dylan)

"Alivia toda tua mágoa com o vinho e a música." (Horácio)

"A música está em tudo. Do mundo sai um hino." (Victor Hugo)

"Eu nasci com a música dentro de mim. Ela me era tão necessária quanto a comida ou a água." (Ray Charles)

"Sem a música, a vida seria um erro." (Friedrich Nietzsche)

"Música antes de mais nada." (Paul Verlaine)

"O amor ensina música." (Erasmo de Rotterdam)

Não resisto, vou pirar! A música - essa descrita nas palavras dos ilustrados - a mesma que flui feliz da feliz união Cedar, Sam, Coleman & Higgins, tem um Q de perfeição e um A de eterno nas porções exatas. Só entende quem conhece ou escuta para avaliar.

Mas agora encafifei aqui com outro negócio ilógico - nada mais a ver com
Eastern Rebellion, aliás. Seguinte: se não há Q em perfeição ou A no eterno isto quer dizer que na perfeição, a eternidade não encontra terreno fértil para fluir, não é lógico? Claro! Produto perfeito é produto acabado. Tanto que a ele aplicamos um conceito fechado. Pois é, rapaz, sabe que ainda não havia pensado nisso antes? Hora de perguntar se existe, no conceito produto, algo mais perfeito e bem acabado do que Coca-cola. Existe? Pensa... Inclua em seus pensamentos a dicotomia, "da inutilidade ao êxito globalizado"... Muito antes desse mundo se tornar este self-se quem puder! Pensou? Então é isso aí! Já dizia um gênio da publicidade que não quis aparecer.

Bem, o que é produto perfeito já sei, faça-se um silogismo música/produto e ficarei a meio caminho andado na hora de separar o joio do trigo. Agora é sair correndo a avisar da descoberta o Marcelo D2 pra ele insistir nos comerciais de refrigerante porque é lá que ele - que assume a busca da batida perfeita - encontrará algo próximíssimo à panacéia! Um tipo jingle music vintage perfeito entre o H2O engarrafado e o velho Rum Creosotado.

... Eu disse que ia pirar, pô! Leste porque quiseste, Lester. Então, pra fechar questão, a melhor definição para essa música que ouvirão em
Eastern Rebellion, deixo aos cuidados e aos costumes do grande estadista, filósofo, líder máximo das Latina'méricas:

"Porque no te callas!"

(d'O Criador) com autoridade - e diga-se, nunca tão ponderado.

CEDAR WALTON (EASTER REBELLION VOL.1) Link restaurado

Date: December 10, 1975
Location: C.I. Recording Studio, New York City
Label: Timeless

George Coleman (tenor sax), Cedar Walton (piano),
Sam Jones (bass), Billy Higgins (drums)


a-01 Bolivia - 10:10 (Cedar Walton)
a-02 Naima - 8:37 (John Coltrane)
b-01 5/4 Thing - 7:53 (George Coleman)
b-02 Bittersuite [aka Bittersweet] - 6:54 (Sam Jones)
b-03 Mode For Joe - 7:51 (Cedar Walton)

All titles on: Timeless LP 12": SJP 101 — Eastern Rebellion
Timeless/Muse LP 12": TI 306 — Eastern Rebellion
Timeless CD: CD SJP 101 — Eastern Rebellion

No allmusic sobre o álbum:

This CD reissue brings back a classic set featuring four giants of the modern mainstream: pianist/leader Cedar Walton, tenor-saxophonist George Coleman, bassist Sam Jones and drummer Billy Higgins. All five performances are noteworthy, particularly a definitive version of Walton's most famous composition "Bolivia," Coleman's tricky "5/4 Thing" and Jones's boppish "Bittersweet." The veteran musicians all sound quite inspired on this advanced straightahead set. A gem. (Scott Yanow)


11 comentários:

  1. Minha frase preferida ainda é: "Música é tudo, só ela nos impede que fiquemos loucos". Lou Reed

    ResponderExcluir
  2. "A música é o barulho que pensa", Victor Hugo é phoda.

    Mas, Rubão e o Damon Shulman, bro?, tua opinião é importante pra mim...

    ResponderExcluir
  3. ainda não baixei o disco, Sérgio. zilhões de problemas e frilas, mas o farei essa semana quando o micro será meu por um bom tempo. nem o site foi quase atualizado esses dias.

    ResponderExcluir
  4. Valeu, garoto, a lembrança, óbvio, foi pra não esquecer. E quando ouvir, procura postar o comentário lá nos comments do próprio álbum.
    Obrigado e um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Sérgio,
    Esse eu conheço de vista. tenho outros três. Tentei baixar mas o anti-vírus apitou adoidado denunciando vários cavalos de tróia. Tentarei descolar com amigos (sei quem tem) e depois eu deixarei o comentário.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Dileto Sérgio, parabenizo pela indicação do Eastern Rebellion.Formado na aliança musical do aristocrático pianista Cedar Walton(dos músicos de jazz mais econômicamente simpáticos q conheci) com o sofisticado baterista Billy Higgins(infelizmente, já morto).Tenho diversos cds,inclusive o disponibilizado, desse extraordinário quarteto(base rítmica mais sopro) q sofreu em seu período de longevidade diversas alterações nos instrumentistas de sopros.Os saxofonistas Clifford Jordan,George Colleman,Bob Berg e Ralph Moore contribuíram, cada qual com seu estilo e técnica, para a extraordinária qualidade do grupo permanecesse inalterada em sua existência. Não lembro de quarteto ou grupo de formação fixa de hard bop acústico superior entre o período de atividade do quarteto, meados dos anos 70 até o final dos anos 90.Difícil , tb,recordar um de qualidade idêntica.Aceito sugestões.Pra finalizar, antes de quarentena, do q com quarentona.Abriria uma exceção, talvez , pra Luiza Brunet, pelas fotos q tenho visto recentemente(rs,rs,rs).Edú.

    ResponderExcluir
  7. Nossa,eu q não bebo alcoól,pensei q tinha postado essa mensagem no www.jazzigo.blogspot.com (rs,rs,rs).Talvez água tb faça mal. Edú

    ResponderExcluir
  8. Eu sou um marqueiro de trade-marca maior, Edu!

    ResponderExcluir

  9. cara, eu vou pirar aqui! rsrsrsr

    adorei o post todo!!

    ResponderExcluir

  10. ah, eu já tinha vindo aqui, quando ainda não sabia baixar as músicas... aahahaha

    valeu, sergio!!!

    beijão!

    ResponderExcluir

  11. se eu tô ouvindo!?!
    não!

    estou amando!! rs

    ResponderExcluir

Uma obra de arte é um ângulo apreciado
através de um temperamento.
(Emile Zola)