Taí uma idéia que merecia ser pirateada* pela gravadora oficial... Um passeio ao legítimo funk setentista a pretexto das trilhas sonoras das novelas daquela fase áurea - para ambos. Por falar nisso: aqui quem fala é um executivo de gravadora - oficiosa sim, e-da-ê, ô, xará? A Sergio Sônico Records! Ou melhor, a Reco-Records Corporations. Marca fantasia totalmente garage, justinha ao que se propõe a empresa. Graças a internet, multinacional na origem. Ou ainda melhor, graças a Rede, uma multiuniversal de peso e consistência interplanetárias! E sem fins lucrativos!, pois não é isto que faz tudo rebrilhar até transformar coisas honestas em ouro de tolo? E eu, então! Um desbravador dos 7 mares, no manche do meu blog transoceânico, intergalático... Hum, hum... CV que é só virar empresário que o poder já sobe a cabeça?... Música! Este sim o meu ofício. O melhor dos ofícios! E o ócio do oficio. Ouvir e disponibilizar música! O ócio criativo todo o mundo conhece. Quer o melhor dos exemplos? O que fazia Isaac embaixo da macieira? Esperava, à sombra a lei despencar-lhe na idéia? Evidente que não. Nem me vejo como tal gênio, é óbvio que o Newtinho era muito mais ocioso! E também pouco importa como nos vemos, muito menos como somos vistos, o que importa é ter tesão no que se faz pra pôr coração e mente naquilo, deixando o orgão que por natureza pulsa (... pois é, esse também!), aparecer um bocado mais sincopado, no caso da música. Dai pro mais adiante é tudo festa.
Aqui, por exemplo e por falar em festa, você pode estar certo que a coisa foi feita com o coração lá na frente. Porque da certeza? Porque, antes de tudo, este egoísta fez tudo pra si. O coração pôs lá, pro próprio deleite - em compensação... -, o coração nas mãos também na hora de compartir... Beleza? Então tá. Trata-se de uma seleção do que de melhor se ouvia, nos meados dos 70, em matéria de Black music e soul e funk e música pró-pista... Retiradas, todas as músicas (com uma exceção), de cerca de... “Cerca de”, coisa nenhuma, acabo de conferir: 38 álbuns ouvidos um a um de trilhas de novelas dos anos 70. E... Claro! É só sucesso. Mesmo os mais adolescentes, das adjacências dos 90s, certamente, hão de conhecer a maioria desses hits de época. Aí, ficar parado diante dessa explosão groovera a vera, é que é o grande desafio.
Então, como estamos em plenos festejos de bota fora um anozinho meio meia bomba, porque não cair na gandaia pra fechar a porta do caixão de 08 no sapato de verniz, ou melhor, na sapatada para alah de Bagdá - hein, Bush?! Fica pois a sugestão.
Ah!, fazer surpresa sobre a seqüência das músicas que se vai ouvir é confiar, minimamente, em quem confiou no bom gosto do executivo namber uone da Reco-Records. Faz parte deste negócio de risco a confiança. Aliás, em negócio de risco, entrar desconfiado, é coisa que dá até rima. Revelo, portanto, a única exceção à regra “trilha de novelas”, na faixa 14. Ver a lista de produções de origem das músicas:
FAIXA] NOVELA / ANO
1] "O BOFE” / 1972; 2] “BANDEIRA
*será que eles ainda nos vêem como piratas? Oxalá esse tempo tenha passado... A lá Tropa de Elite, "ao cabo do 08, que venha o 09!" por hora me despeço.
Novelas 70's - Só Soul Funk & Black Music
uau! sacodindo o esqueleto aqui, já vou baixar.
ResponderExcluirboas festas pra você =)
beijos
Pois é, bonitona... Antes de ver que tinha um comentário (e q bom q seu), ia escrever aqui, pro 1º q chegasse que ia ter gente pensando (pelo jeito q escrevo): "esse cara se acha"... Não percebeu o amor com que fiz - principalmente esta - tal postagem. Ouvi o disco ontem, Maya, no meu disc-man q sou antigo, não tenho ipod, e modéstia nenhuma!, muito menos à parte alguma!, essa compilationzinha tá de devolver músculos e sustança ao Exú Cavera! Né sacanagi minha não...
ResponderExcluirBejo!
Em tempo pros demais: eu mato a cobra e mostro pau - coitada da cobra...:
ResponderExcluirOs 38 discos da pesquisa:
(1968) BETO ROCKFELLER
(1971) BANDEIRA 2
(1971) O CAFONA
(1972) A PATOTA
(1972) O BOFE
(1972) UMA ROSA COM AMOR
(1973) CARINHOSO
(1973) CAVALO DE AÇO
(1973) MULHERES DE AREIA
(1973) O BEM AMADO
(1973) O SEMIDEUS
(1973) OS OSSOS DO BARÃO
(1974) CORRIDA DO OURO
(1974) FOGO SOBRE TERRA
(1974) O ESPIGÃO
(1974) O MACHÃO
(1974) O REBÚ
(1974) ÍDOLO DE PANO
(1975) CUCA LEGAL
(1975) ESCALADA
(1975) O GRITO
(1975) UM DIA O AMOR
(1976) DUAS VIDAS
(1976) ESTÚPIDO CUPIDO
(1976) O CASARÃO
(1976) TCHAN - A GRANDE SACADA
(1977) ESPELHO MÁGICO
(1977) LOCOMOTIVAS
(1977) O ASTRO
(1977) O ESPANTALHO
(1977) O JULGAMENTO
(1977) SEM LENÇO NEM DOCUMENTO
(1978) O PULO DO GATO
(1978) PECADO RASGADO
(1978) TE CONTEI
(1979) CARA A CARA
(1979) FEIJÃO MARAVILHA
(1979) OS GIGANTES
(1979) PAI HERÓI
só tive sossego pra ouvir tudo agora... mó curtição =)
ResponderExcluirtá bom demais isso.
Querido Sérgio,
ResponderExcluirFeliz natal desejamos-lhe eu e vinyl. Deixo um presente (talvez você já possua; se não, tenho certeza que será do seu agrado): Sonhos, Dreams, com Abercrombie, os irmãos Brecker, Bill Cobham e os cambau.
Ei-lo: http://rapidshare.com/files/170485643/Dreams_-_Dreams__1970.rar
Divirta-se.
Salsalito, já agradeci lá no Backyard, acabo de ouvir o disco. Me lembrou muito um dos textos do Mr. Lester, discorrendo sobre os músicos de jazz quando tentam fazer rock, como são hesitantes... Lembrou muito pq, a última faixa é o que há de melhor no álbum, justo quando eles deixam o lado roqueiro de lado e partem pruma quase jam. O detalhe é que nunca tinha ouvido esse Dreams, mas a capa à Magritte eu conhecia bem.
ResponderExcluirPeguei só porque você falou.
ResponderExcluirVerdade que já tinha várias dessas faixas - mas a grande parte não tinha mesmo.
Pedrada de responsa.
abração,
Bruno
Teu elogio é tanto uma honra q vou repetir esse comentário, agradecimento ao teu elogio lá em tua digníssima morada, Bruno! Mas é o que eu + ou - disse no texto: quem confiar não se arrepende.
ResponderExcluirMuito bom, moço, muito bom!
ResponderExcluir...enfim consegui algo aqui com esse pc marrento.
novo ano com sucesso e muita saúde, beijo!
Ô, Joca, q bom q gostou...
ResponderExcluirFoi pane, Serjão. E isso msm: libera geral! Anônimo tb eh gente!, hahah
ResponderExcluirHum... deve ter eh musiquinha boa nesse bolo aih, mas tô meio mudernete. Vou ver a menina estanha do post anterior.
Vim aqui pq neh... Meu nome na 'luz vermelha'..., hahahah
Bisousãos
Sergio, que petardo cara! Parabéns pela sensibilidade na escolha do tracklist e obrigado pela indicação.
ResponderExcluirNão sou "rockeiro" radical, sou chegado num funk/soul/disco numa boa, por dois motivos: gosto de agitar o esqueleto como também adoro o baixo desses caras, principalmente aqueles do Chic e do Funkadelic.
Aqui, Disco Inferno é uma de minhas favoritas.
Abraços brother!