quinta-feira, 23 de abril de 2009

Bobby Watson & Horizon (Post-Motown Bop) 1980



Absoluta raridade! Álbum irretocável. No mesmo nível - e comparável a outro no qual o próprio Bobby Watson (sax alto) participa – fica o também postado aqui, New York Stories de Danny Gatton. Muito pelo valor emocional, eu diria. A bem da verdade e do jazz, Post-Motown Bop, é melhor. E digo isso tremendo nas bases porque são dois discaços! Vá e veja. Não à toa me dei o trabalho de relinkar as New York Stories do Gatton... e do Bobby Watson, e do Roy Hargrove, e do Joshua Redman e... Isso porque, pra comparar, tornar justificável uma comparação, apresenta-se dois álbuns excelentes, tendo um músico - pouco conhecido em território nacional - em comum. Só assim essa idéia de comparação não me soa tão tola. Boa audição.

TRACK LIST:
1 THE PUNJAB OF JAVA PO'
2 BIG GIRLS
3 FALLING IN LOVE WITH ME
4 7TH AVENUE
5 APPOINTMENT IN MILANO
6 IN CASE YOU MISSED IT
7 IN A SENTIMENTAL MOOD
8 SLIPPIN' AND SLIDDIN'
9 BAH-DA-DA-DA-DA-DAH-DAH
10 LAST CHANCE TO GROOVE

CREDITS:
Victor Lewis: Arranger, Composer, Drums, Producer
Bobby Watson: Arranger, Composer, Leader, Sax (Alto), Sax (Soprano), Producer, Main Performer
Dan Gellert: Assistant Engineer
Carroll Dashiell: Bass
Marl Larson: Design
James Farber: Engineer
Jon W. Poses:Liner Notes
Ron McMaster: Mastering
Edward Simon: Piano
Matt Pierson: Producer
Melton Mustafa: Trumpet

REVIEW:
After dropping the synthesizers and reformatting his group Horizon in 1990, alto saxophonist Bobby Watson recorded one of the most memorable CDs of his career. His opener "The Punjab of Java Po'" is a powerful hard bop number with elements of East Indian and Brazilian influences, while its catchy bass vamp supports strong solos by pianist Ed Simon, trumpeter Melton Mustafa, and the leader. Drummer Victor Lewis proves to be as gifted a composer as Watson. He wrote two vehicles for Watson's soprano sax: "Big Girls" and the tense uptempo "7th Avenue." The arrangement of standards such as "Falling in Love With Love" and "In a Sentimental Mood" are also worth noting.
A very commendable, but now out-of-print release.

Bobby Watson & Horizon (Post-Motown Bop) 1980

8 comentários:

  1. Fala aí meu chapa!
    Eu estava meio fora da rede. Muito trampo, pouco grampo e o saco cheio! Mas tô te devendo um comentário e sou do tipo que paga as dívidas.
    Seguinte: sendo eu um grande fã do Bob Dylan, e vendo a grande influência dele nos dois trabalhos, ouvi com bons ouvidos tanto o Robyn Hitchcock quanto o Soft Boys, porém colocando na balança a coisa tende mais para o Soft Boys, achei muito bacaninha, até tem haver com o The La's com as devidas diferenças de estilo é claro! O som q eles fazem é mais cheio, mais para cima, mais harmonizado e bem produzido, já o Hitchcock não é mal, mas os "meninos maciotas" fazem mais o meu estilo. E antes que alguém venha com alguma sacanagem vamos deixar bem claro por aqui, que fazem meu estilo no bom sentido, é claro!

    Ha, ha, ha, ha! É foda meu irmão, o negócio aqui e ficar com a bunda na parede para não deixar na reta.
    He,he,he!

    Abração,
    WOODY

    ResponderExcluir
  2. Gosto, é gosto, sem chance de mudanças quando o baú das influências de tudo que já se ouviu, gostou o não tanto, já está bem cheio, né, Woody?

    Oconteceu comigo há pouco, pouquíssimo, numa postagem do Bruno do Eu Ovo, da discografia da Nina Simone. Pô, malandro, todo mundo endeusa a Nina! Mas não há meios desse encanto passar pra mim. Guardando as devidas proporções com a importância de Nina e Robin Hitchcock, para mim, o disco q vc diz ser "bacaninha", é o que eu digo na postagem lá: considero dos melhores do ano de 2009 que mal começou. E se a voz do povo for a voz de Deus, que eu sei q não é, graças a deus, enquanto Soft Boys amarga 20 poucos downs, o Robin já está com mais de 60 e subindo. Anfã...

    Mudando de assunto, vc podia ter comentado sobre o disco do Hitchcock, lá mesmo na postagem dele mesmo, os comentários do blog entram na caixa de emeio então eu não perco nenhum.

    Então, agora que está aqui, devia ouvir o som da postagem em questão, que é muito bão! Rs. Mas desobrigue-se, senão ficas na obrigação.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Velho, vc ainda não me entendeu, qdo eu digo bacaninha é uma força de expressão que costumo usar, na verdade estou querendo dizer que é muito bom, mas tb não é o Álbum Branco (Beatles), porque nesse nível eu conto na mão os disco que considero.
    Pelo visto vc curtiu muito mais o Hitchcock, pois não foi q eu gostei mais do Soft Boys! Embora podemos dizer que são praticamente a mesma coisa, afinal o Hitchcock deve ser "o cara" na banda. Ou estou enganado? Quem sabe ouvindo mais vêzes eu até mude de opinião e acabe gostando mais de um do que o outro. Sabe como são essas coisas, a gente começa ouvir um disco e não acha nada de mais, depois de um tempo vira a coisa mais maravilhosa do mundo e no ano seguinte fica se perguntando: "pô como é que eu fui gostar dessa coisa!" Hahaha, é meu amigo, não é mole não!!!

    Quanto ao Bobby Watson & Horizon tá com cara de ser papa finíssima, vou baixar sim.

    Abraço,
    WOODY

    ResponderExcluir
  4. É nóis tra vez!

    Pouco conheço do trabalho do Bobby Watson, mas este disco é excelente, ainda nem ouvi ele inteiro, estou a quarta música, mas já saquei que é mesmo uma obra prima.

    Belíssimo post meu caro!

    Abraço,
    WOODY

    ResponderExcluir
  5. Pois é rapá, isso é disco pra interromper a audição pra parabenizar o blogueiro. Modéstia a parte. Quinem em restaurante quando vc pára de comer e manda chamar o chef. No meu caso o cozinheiro mesmo. Acho q restaurante com chef se eu fui não estava pagando...

    Quanto ao "bacaninha", Woody, vc é um cara viajado, carioca é exagerado, woody, quando gosta gosta PRA CA... Daí q não pesquei mesmo. Achei q gostou mas tipo assim assim... Gosto para carái do Soft Boys, mas achei o último solo do cara do SB, um disco de um artista maduro no ponto. E foi tipo na 1ª orelhada mesmo. É q tenho todos os solos do cara, então já tinha a ambiência, sacô?

    ResponderExcluir
  6. Aí, Sergão, tuas postagens estão melhores do que nunca. O conteúdo, quando se trata de música, é que estou meio por fora. Não por falta de curiosidade, longe disso. Considero sempre os cds postados pelos amigos blogueiros. Como estou muito atarefado, ouço pouco e pra comentar a respeito ainda não me sinto preparado. Realmente uma pena. Mas saiba que sempre acompanho e acho o blog lotado de conteúdo.
    Assim que houver alguma sacada venho apontar minhas impressões. Um abraço!

    Rodolfo

    ResponderExcluir
  7. Ô, meu camarada, obrigado. Quanto ao conteúdo quando se trata de música (escrita e/ou descrita) é bem abaixo da crítica. Meu desejo seria uma parceria com alguém que ao menos traduza os textos, pq ouvido bom a 'rente temo'! O que falta é mais informação. Mas não vou ficar lamentando as deficiências quando há tanta urgência e oferta boa pra ouvir, certus?
    Grato, muito grato, gratíssimo.

    ResponderExcluir
  8. Finíssimo! E parafraseando o grande Woody, "já estou na 4ª musica e já saquei que o disco é clássico".
    Puta sonzeira pra colocar no play e só notar quando o disco estiver na segunda volta.
    abração e aguardo um novo link pro bateirista cubano psicodélico!

    ResponderExcluir

Uma obra de arte é um ângulo apreciado
através de um temperamento.
(Emile Zola)