terça-feira, 2 de junho de 2009

Chris Whitley (Perfect Day) 2000


Outro dia, a passeio, fui visitar uns amigos q já não via há um tempo. No Câmara de Eco encontrei uns bootlegs de Hendrix e me lembrei de uma música do Jimi que vivia atrás em novas versões, ao vivo ou estúdio - Hendrix deixou tanto material -, mas que jamais encontrava, nem nas centenas de milhares de Bootlegs que desaguaram aos boborbotões depois da morte prematura do cara.


O Lucon, titular do Câmara me esclareceu a questão. A música tinha sido uma das últimas composições do maior de todos os tempos, então, é provável que ele não tenha tido tempo de tocá-la ao vivo, ou que algum show tenha sido registrado com a música incluida. Enfim, a canção, uma balada lindíssima que o próprio Jimi Hendrix considerou a melhor que já compôs, chama-se Driftin'. Para aplacar minha fissura de ouví-la, corri atrás de outras opções, no allmusic. Por incrível q pareça, encontrei pouquíssimas versões. Driftin' é um título comum para música, então, entre tantas driftins de outros autores, é bem provável que haja mais da mesma (hendrixiana) que valha a pena. Há de se ter paciência. Mas a que postei juntamente com o álbum completo, claro, foi a melhor que achei na breve busca. O artista que defende a faixa, nunca ouvira falar. Também não me empolguei muito quando vi-lhe a face, antes de provar do som. Tipo: "Ih... mais um guitar-hero-hard a lá "Esteve e Vai? Não vai prestar...". A reação foi fria assim. Quem vê cara... Pirei com a tecnica do sujeito e fui atrás de saber mais sobre o mesmo e daí, desatando alguns nós tive uma leve impressão de que cheguei um tanto ou quanto atrasado...


"Quarta-feira, 23 de Novembro de 2005, 01:34 | Online

Morre Chris Whitley, precursor do folk alternativo

Admirado por artistas como Dave Matthews e Keith Richards, o cantor ganhou projeção no início dos anos 1990

O cantor americano Chris Whitley, de 45 anos, morreu de câncer no pulmão cinco semanas depois de ser diagnosticado com a doença, anunciou terça-feira sua gravadora, o selo independente Messenger Records. Christopher Becker Whitley morreu domingo em Houston (Texas), sua cidade natal, informou Brandon Kessler, dono da gravadora.

Após passar a infância e adolescência em Connecticut, México e Vermont, em 1977 Whitley foi para Nova York, onde começou a tocar na rua e depois em bares e clubes. Na década de 1980, foi descoberto por um agente de viagens belga, Dirk Vandewiele, que o convidou para se apresentar em seu país.

O artista passou cerca de uma década na Bélgica até formar a banda Noh Rodeo, com a qual também se apresentou em palcos franceses e suíços. No início da década de 1990, Whitley ficou mundialmente famoso e fez excursões pela Europa, EUA e Austrália.

O cantor, que chegou ao auge do sucesso com o álbum "Living with the Law", de 1991, era admirado por artistas como Bruce Springsteen, Dave Matthews e Keith Richards, disse Kessler. Segundo fontes da indústria fonográfica americana, Whitley foi um dos precursores da música country/folk alternativa, que misturava o som regional com o punk e o rock.

"Cada álbum que ele fez era totalmente diferente do anterior", destacou Kessler, ao referir-se a "Din of Ecstasy", lançado em 1995, "Terra Incognita", de 1997, e "Soft Dangerous Shores" e o mais underground de todos “Perfect Day, de 2000. O músico deixa uma filha, Trixie, de 18 anos, do casamento com a belga Héléne Gevaert."


Ia esquecendo um pícolo detalhe: Billy Martin & Chris Wood, destacados na capa do álbum, são os mesmos que formam o trio Medeski, Martin & Wood. Bom presságio, não?

8 comentários:

  1. cara, Drifting você encontra no CD First Rays of the New Rising Sun, que, inclusive, saiu no Brasil e reúne músicas que entraram no Cry for Love (póstumo de 71 + raridades).

    abraços!

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho, Rubem. Não tinha este álbum q me indicas agora, mas a mesma versão. Sei pq o q me indicas, baixei, a conselho do Lucon e vi q era a mesma gravação. O que procurava, com Hendrix, era uma outra versão ao vivo ou diferente da que já tinha. Isto porque nos guardados do Jimi, encontrar novas versões para um mesmo tema é muito comum.
    Infim, valeu a dica.

    ResponderExcluir
  3. A cara do cara é esquisita mesmo...

    ResponderExcluir
  4. Grande Sergião...
    já que vc sempre passa lá em casa pra deixar uma entrega especial te mando uma sem precedentes.

    um amigo meu - do Pará... tem uma rádio online de world music.
    http://mundiandopodcast.podomatic.com/
    http://www.worldmixradio.org

    ele ficou louco quando veio aqui e viu o vinil Voodoo Party que tinhamos em mãos - e quase nunca escutávamos...

    Dai ele pertubou tanto que digitalizamos o disco.

    Te envio esse arquivo com esse disco... as unicas informações que tenho são os nomes das faixas e seus interpretes. O label da gravadora saiu como 'University of Vice Records'... e só...

    nada mais - então segue logo o link desse disco que é uma jóia rara.

    http://www.4shared.com/file/109646887/81aa592/Voodoo_Party.html

    Ainda vou fotografar a capa e contracapa - dai te envio depois.
    abração,
    Bruno

    ResponderExcluir
  5. como o link saiu cortado envio nomamente

    http://www.4shared.com/file/

    109646887/81aa592/Voodoo_Party.html

    ResponderExcluir
  6. Fig, quem v cara não vê coração. E quem vê coração além de uma equipe de cirurgiões, né? Então não há segredo. O negócio é ouvir sem preconceitos.

    Brunão! Ainda não ouvi o álbum, mas já imagino o poder pela sua empolgação. Agora, se eu gostar muito vou cobrar a capa, hein?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. opa! estou baixando... isso muito me interessa ;)

    ResponderExcluir
  8. delícia, Sergio... adorei ;)

    ResponderExcluir

Uma obra de arte é um ângulo apreciado
através de um temperamento.
(Emile Zola)