quinta-feira, 30 de julho de 2009

Emmanuel Bex, Glenn Ferris & Simon Goubert Trio (Here & Now!) 2000


CARTA AO ÉRICO

(ou, postagem prática de preguiçoso é isso aí)


Como tá teu tempo Érico? O meu vai bem, obrigado... Digo o tempo disponível pra ouvir novidades? Eu tenho meio urgência. Mas minha urgência só valerá se o artista que te enviarei já ja, em primeiríssima mão lhe causar espécie. Por isso vc tem que ter tempo, se não, de nada adianta.


Seguinte, já te falei por emeio sobre um organista francês que atende pelo nome de Emmanuel Bex, certo? Que ouvi num álbum de um guitarrista espanhol – desse eu já não lembro nome, ta vendo? - e que fiquei muito bem impressionado. Bem achei um disco solo do qual um crítico do allmusic incensava – já te disse idenmente q se não leio inglês no normal quanto mais nas entrelinhas, boto fé nas ‘estrelinhas’! Mas pra quem já vem bem guiado, o allmusic, não costuma dar xabu, tbm, então ta zuzo certo.


Bem, o disco que te vou passar, assim que subir pra link, é muito raridade: um trio de órgão, bateria e trombone. Cara, é uma coisa - musicalmente, sem qualquer experimentação ou mirabolâncias - muito louca! Mas q vc, Érico, pode gostar muito ou o disco não te dizer nada além de “é legal mas tbm não essa cocacola toda”. Gosto é pessoal, intranferível. Conto com isso.


Agora, por exemplo, no momento estou ouvindo um blues de nome “Sometimes I Feel Like A Motherless Child”, de autoria desconhecida (ainda 2º o allmusic) que é uma livre interpretação clara e escancarada, de Goodbye Pork Pie Hat, (do Mingus) sensacional! Na faixa que fecha o álbum, "Purge", a brincadeira "variação sobre esse mesmo tema" continua... No fim das contas acho que vai valer o risco. E minha urgência se justifica no fato d’eu te dizer por aqui, via comentários - aqui a coisa é mais “pronta entrega > breve devolução de resposta”.


Então, pra fechar: na língua dos telemarqueteiros me despeço te avisando que, já já estarei enviando (à boca miúda, por emeio) o álbum pra vossas considerações, falou?

Abraço!


Mas, ó, importante: se não tiver com tempo pra ouvir com calma, no problem. Já decidi q postarei de qualquer jeito. Só que, se o álbum lhe causar espécie, gostaria de contar com um comentário teu bem breve na postagem, tá?


Era isso. Vês que a explicação durou mais que a subida do álbum. Olha o link no delivery:


Emmanuel Bex, Glenn Ferris & Simon Goubert Trio (Here & Now!) 2000

Agora é esperar teu comentário. Responsa, meu amigo, agora mais minha que vossa!

O trio:
Emmanuel Bex: Organ Hammond
Glenn Ferris: Trombone
Simon Goubert: Drums

Record date: 26/27 November 2000
Release date: 04 November 2003

9 comentários:

  1. Valeu a dica e a consideration, Sonic-boy.
    Tô descarregando.
    Depois que ouvir te dou minha modesta opinião - eu sempre gosto dessas suas descobertas tipo "parem as prensas"
    Abração.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Érico, essa é uma legítima "parem as prensas!"

    ResponderExcluir
  3. Vou esperar o Érico dizer se gostou...kkkkkkk!
    Mas que seja sincero!

    ResponderExcluir
  4. Rapaz, dessa vez destes bandeira. 1º desconfias da minha dica. 2º desconfias se o elogio do Érico pode não ser sincero. Ê Minas Gerais!...rs!

    ResponderExcluir
  5. Mr. Sonic-boy,
    Serei sincero: gostei do disco, é algo diferente, inusitado, tanto a formação (órgão, tuba e percussão) quanto a abordagem.
    Algumas músicas são bem legais, como as sacolejantes Exprezu e The Coaster (ótimas as duas).
    A versão de Sometimes I Feel Like A Motherless Child também é espetacular (o Edson Cordeiro já havia gravado esse blues, no seu primeiro álbum - aquele que tem Satisfaction com a Cásssia Eller).
    Purge também é bacana, bem climática - um blues de primeira.
    Vale a pena baixar para conhecer.
    Agora, certamente não estaria entre os dez discos que eu levaria para uma ilha deserta (meu lance é mais décadas de 50 e 60).
    Valeu a descoberta e, Seu Fig, a viagem dos caras é bem legal!
    Abraços aos dois!!!

    ResponderExcluir
  6. Mr. Érico san, o dia que eu encontrar um disco de músico moderno - ou de suas décadas de predileção entre 10! - que levarias pr’uma ilha deserta, considerando os seus milhares de álbuns na estante, imagine!, a Reco-record, minha gravadora de quarto de empregada, já estaria funcionando em novo endereço, na Av. Vieira Souto!

    Mas é um bom disco, disso eu tinha certeza. E que valeria te apresentar, tanto a ti, quanto aos demais apreciadores, nem só do jazz, mas da boa música. Agora, é trombone, né? Se há a tuba - pode até haver -, está discreta em alguma faixa que ainda não reparei. Estou até ouvindo de novo. Até pq o disco é bom mesmo de se ouvir.

    Outra coisa, vc quando ouvia as citadas Sometimes I Feel Like A Motherless Child e Purge não associou-as a Goodbye Pork Pie Hat? Pra mim a ligação foi tão imediata q corri nos créditos do álbum pra ver se não era uma versão...

    Valeu a visita!

    ResponderExcluir
  7. Sometimes I feel like... é um gospel das antigas. Muita gente boa já gravou, inclusive a diva gospel Mahalia Jackson.
    Sérgio, deixei um presente para você lá no meu quintal (mas o arquivo é um tal wv - sabe o que é isso?).
    Mas você pode achar os dois também no files tube: http://www.filestube.com/c/crimson+jazz+trio+rapidshare

    ResponderExcluir
  8. tente esses links:
    http://rapidshare.com/files/242478595/CrimsonJazzTrio2.part1.rar
    http://rapidshare.com/files/242478615/CrimsonJazzTrio2.part2.rar

    ResponderExcluir
  9. parece que ficou faltando um pedaço dos links.

    ResponderExcluir

Uma obra de arte é um ângulo apreciado
através de um temperamento.
(Emile Zola)