quinta-feira, 16 de julho de 2009

This Mortal Coil - Blood [1991]


This Mortal Coil. Abri a caixa de pandora exatamente há uma hora. Tempo suficiente apenas de escutar a música magistral que da caixa brotou. Engraçado ser esta postagem, sobre a anterior que fala de um dia modorrento, enquanto hoje estamos sob um luminoso enterdecer invernal - mais coerente à lógica da cidade - e isto aqui, a "música de pandora" ser de uma melancolia cortante.

This Mortal Coil foram uma banda britânica de rock alternativo, formada no ano de 1983, em Londres. Não sendo uma banda, no verdadeiro sentido do termo, os This Mortal Coil, foram na verdade um projeto criado por um dos fundadores da editora musical 4AD, Watts-Russell, e pelo produtor John Fryer, em que alguns músicos identificados com o conceito TMC se alternariam em cada álbum.


O primeiro trabalho foi um EP no mesmo ano de 1983, "Sixteen Days/Gathering Dust". Participaram Elizabeth Fraser, dos Cocteau Twins, e Gordon Sharp, dos Cindytalk. O EP continha uma versão do tema Song to the Siren, de Tim Buckley.

O primeiro álbum, It'll End in Tears, é lançado no ano seguinte, com as participações, além de Lisa Gerrard e Gordon Sharp, de Robin Guthrie e Simon Raymonde dos Cocteau Twins, Steven e Martyn Young dos Colourbox, Brendan Perry dos Dead Can Dance, Mark Cox dos Wolfgang Press, Robbie Grey dos Modern English e Howard Devoto dos Buzzcocks e Magazine.


O seguinte, um duplo álbum, Filigree & Shadow, de 1986, é um trabalho parcialmente instrumental, que inclui versões de temas de Van Morrison, Talking Heads e Tim Buckley, entre outros, além de temas originais. De entre os músicos participantes, destaque-se Simon Raymonde, dos Cocteau Twins, Martin McCarick (violino e produção), e Dominic Appleton, dos Breathless, Deirdre e Louise Rutkowski, e Alison Limerick, nas vozes.


O álbum final,
Blood, este que vos trago embasbacado, é um trabalho identificado com o anterior, em que parte dos temas são instrumentais, mas diferencia-se dos anteriores, sendo menos melancólico e conceitual - vou baixar os outros mas, Deus me auxilie, se este que estou ouvindo é "menos melancólico", o que será desta alma que vos fala em contato com os próximos? Para as vozes foram convidados Caroline Crawley, dos Shelleyan Orphan, Kim Deal e Tanya Donelly, dos Breeders, e Heidi Berry. Neste último trabalho, para além de temas originais, são incluídas versões de Chris Bell, Rain Parade, Spirit, Syd Barrett e Rodney Crowell.

A par dos Dead Can Dance e dos Cocteau Twins, os This Mortal Coil marcaram um género musical, caracterizado por um som
Ethereal Wave, para além de terem sido essenciais no sucesso da editora 4AD.

Às pessoas que imaginam que desde de que o cara do blog descobriu o jazz só faz postar coisas do gênero, este álbum fica como prova de que basta a música transbordar os sentidos que see me satisfazem um paladar - cada vez mais exigente, aí sim, por culpa do jazz - para merecer lugar de destaque nas vitrines desta casa. Não importa o estilo. Um absurdo de qualidade é o som dessa banda! Sim é triste de facilmente nos levar às lágrimas, dependendo da ocasião. Mas se esta não é a prova cabal de que arquitetou-se aqui uma obra de arte, a cá também não se tem a menor idéia do que pode ser considerado como tal.


Já que quem é fã de
Cocteau Twins e/ou Dead Can Dance vai baixar amarradão, apresso-me em acrescentar que jamais fui um entusiasta, o tudo que tentei escutar dessas duas bandas, a fim de ao menos formar uma opinião, litaralmente me encheu de um tédio duplamente aborrecido. Então, quem pensa semelhante a este que vos indica TMC, vai na fé sem preconceitos.

Pra fechar, trancafiado a 7 chaves, como mais ou menos diria Ana Cristina Cesar, adeus: "Agora pularei do 8º andar e serei feliz no asfalto".


Fonte wikipédia.

EM TEMPO IMPORTANTÍSSIMO: Não entendo pq, no caso deste link, ele não dá acesso direto ao megaploud, mas a página do blog onde o álbum está postado. A forma mais rápida de chegar a ele direto, portanto é, colocar o nome (escrito corretamente) de banda ou álbum no "localizar" no alto da página do PHONAUTOGRPH e aí é só clicar no link deles.

THIS MORTAL COIL - BLOOD [1991]

5 comentários:

  1. Minha esposa, Beatrix, escreveu sobre o This Mortal Coil. E ganhou alguns cds de presente. Do marido, claro!

    http://www.beatrix.pro.br/index.php/component/content/article/85-geral/30-this-mortal-coil.html

    ResponderExcluir
  2. Ô Rubão essa busca do Google não é tão fina assim, se soubesse de um texto tão bom sobre música tão boa, claro q não teria feito a fonte do wikipédia. Parabens para Beatrix. E finalmente sei o pq desse nome no Mofo. Então são dois apaixonados por música. Casamentos assim só podem dar certo. Sideubem!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. mas eu não estou te criticando, Sérgio, longe de mim.

    abraços

    ResponderExcluir
  4. Claro q não criticou. E até q o texto do Wikipédia está bem explicativo. Mas foi o q eu disse, se soubesse q tinha opção melhor escolheria o de Biatrix, e sem nem saber de quem se tratava. Gostei daquilo da cobra enrolada antes do bote fatal, matador.

    Ué, onde c viu q pensei q tinhas criticado o texto daqui. Ieu hein?

    O negócio é falar sobre a música. Amigo, amei esse som do TMC, baixei tudo deles mas, acredite, estou sem clima pra ouvir. A coisa é devastadora e se este q postei é o menos melancólicos, foi o q disse no texto, tô até com mêda de ouvir.

    Abraços!

    ResponderExcluir

Uma obra de arte é um ângulo apreciado
através de um temperamento.
(Emile Zola)