segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Tenorio Jr. (Embalo) 1964


Bem amigo, queres saber quase na íntegra a história do músico Tenório Jr, que em 1976, viajou à Argentina acompanhando – para acompanhar, ao piano, shows de Vinícius de Moraes & Toquinho – e nunca mais voltou? Vá direto à fonte. Lá, no clique do link, lê-se também sobre este disco postado. Infelizmente, aqui não se vai tratar desse assunto. Depois, na volta, se Deus Misericordioso.Com Aceitação, fechar seus olhos pro lado de k da força, o link aqui estará te esperando.


Mais abaixo no Sônico, ouve-se mais Tenório Jr. O que será sempre um imenso prazer, dividí-lo com você.


Por hora, no meu microcosmo circular recorrente, vou analisar porque não se encontra mais álbuns como estes 2 (super-citados e postados), na praça. Direto ao ponto:


Não tem mercado pra eles? Não. Claro que não, pra Q? Ou melhor, para quem?


Não há o interesse em mexer nesse vespero. O mercado raciocina: “é o que o público, este que está aí, quer? Evidente que não! O que o povão quer é a música de consumo rápido e de produção a toque de caixa, que nós executivos, pais do mercado, atenciosamente dedicamos a eles.


Lembras de uma canção de Zé Ramalho? Êh, vida de gado. Povo marcado. Povo feliz!


Entendeu o "marcado"? Se entendeu, você não serve ao mercado. Calaro que não era pra entender!


Tem mais uma que curto muito:


(...) "Eu sou a música da gente quando nua e crua
Escorro do nariz do pobre quando ele se assua
Sou Carolina na janela desejando a rua...
Com a solitude eu ando acompanhado
Cada virtude minha é um pecado

Varejeira come lixo feito creme chantili
Qual mistério tem aí?
E qual lição eu aprendi?"


Essa de Guinga & Aldir Blanc. Título, "Sete estrelas".


Então, se você vai nas poucas lojas de discos que ainda sobrevivem, você tem duas opções. Ou são aquelas especializadas em música de qualidade (com os preços, obviamente, ajustados a essa categoria e a qualidade de um consumidor limpo e bem vestido), geralmente dentro de livrarias como a Saraiva, Travessa... ou vai ao lugar que o seu poder aquisitivo e a sua necessidade te arrasta: Americanas , Casas Bahia, Ricardo, Casa & Video... Nelas, você entra e o que estará tocando naqueles auto-falantes em alto e bom som? Ivete Sangalo, Calypso e congêneres, certo? Não está certo, mas é o que é. Em compensaçããão (adoro as compensações!), nas telas das tevês de plasma da loja, estará passando vídeos/DVDs, adivinha de quem!?... Sabidão de papai! Claro! Na ordem invertida, mas Calypso & Ivete, idem, idem. Papai capital já decidiu isso antes pra você, filho. Lembra? Logo que você nasceu, papai foi trabalhar, mamãe foi pra lida no tanque e nós o deixamos entregue a sua querida rainha dos baixinhos... Então...


E agora, papai?


E agora é o caralho! Aliás, papai... é a...


Bom, deixa eu me calar, sabe... Agora você já é um marmanjo! Pensando o quê? Que é mole de viver? Não há 3ª via pra você, não, operário! Ponha isso embaixo do teu capacete em sua marretada consciência! E depois compre um Melhoral, qué melhor e não faz mal, se lhe doer as idéias. Porque o barato desse pai patrão é te manter comprando e ocupado! Nós te fornecemos a doença e até, se merecer, o barato da cura. Cachaça! – não necessariamente nesta ordem, claro... No fim e ao cabo (pro caso de você se apaixonar), o nosso maior negócio é que permaneças quieto, ordenado, ordenhado, estabulado, enfim, gado produtivo e feliz! Sorvendo lixo como creme chantilly. Qual mistério tem aí?.................. Burro pra carái....


Mas se você é abastado e conhece de cabo a rabo (mais o rabo) as artimanhas do Capital, é claro, que a essa altura, pulou a parte chata de ter que ler e já está escutando no Embalo o seu Tenório Jr, certo?... E nem se dignou ir no link indicado porque sabe da missa mais da metade. Só não sabia onde achar digrátis o álbum em questão. Então não está mais lendo esse prego do blog que bate em várias teclas pra insistir no mesmo assunto. Aliás, essa alma existe?... Você existe? E gosta de Tenório Jr?... MPBossa nova?!... Se sim, tens o poder! Então, além de fazer o copo aqui ao lado escrever "babaca", eu mereço, rogo que sejas sabichão o suficiente pra entender que não é por você que me dou esse trabalho. Desde a 1ª postagem, nunca foi.


Tenorio Jr. (Embalo) 1964


No fim das contas, Abraços, aos dois. Um pro bem amigo, outro pro amiguinho da onça.

8 comentários:

  1. Mr. Sonic-boy,
    belo texto e um (tristemente) belo retrato da da nossa vidinha "curturá".
    Comungo da sua indignação, pois ele é minha também.

    "E, no entanto, é preciso cantar,
    Mais que nunca, é preciso cantar,
    É preciso cantar e alegrar a cidade..."

    Grande abraço, meu irmão - você mora aqui dentro do peito, embora a gente ainda não se conheça pessoalmente!!!!

    ResponderExcluir
  2. Seu Érico, uma vez vi uma das cenas q mais me chocaram e ao mesmo tempo foi a maior lição de vida que já presenciei. O salva-vidas, no meio de uma ressaca, salvando um operário, desses que nunca viram mar, no meio de uma maré daquelas que mal surfista entra. Modéstia a parte, eu era muleque de praia e entrei pra ver o salvamento, o fato é que o sertanejo, nem sei se sobreviveu. Fiquei muito chocado com a aparência do afogado morto-vivo pra querer acompanhar o desfecho da história... Mas o salva-vida dava-lhe um esporro, seu Érico... E eu pensava "caralho o pobre do homi tá morrendo e o salva-vida ainda está maltratando ele! Que filho da puta..."

    Bem, hoje, velhos de guerra, sabemos os dois q numa situação limite, pra fazer alguém reagir, temos q mexer com os brios dessa pessoa. Claro q não me julgo salva-vidas de ninguém. Mas a filosofia deles é perfeita. Tanto q essa hiostória nunca me saiu da cabeça.

    Abraços! Tbm tenho enorme consideração e apresso por vc, tanto q sou seu maior leitor.

    ResponderExcluir
  3. sr.sérgio,
    lembro-me que meu avô dizia...podem tirar tudo teu,até tua vida...mas,nunca irão mudar teu pensamento.

    sigo a vida nesse mistério de 'calejar-me' mas nunca 'embrutecer-me', a ponto de perder o foco humano...

    lindo texto...uma cutucada bacana pra quem às vezes quer derrapar na curva da ética...obrigado.

    quanto ao salva-vidas, apesar de tua interpretação mais psico-filosófica...imagino que o rapaz estivesse muito p* da vida,pois em sua missão profissional, poderia inclusive perder a vida também...rs

    é isso aí,
    vou baixar o cd só de teimoso...pois já o tenho...rs

    abraçsons pacíficos

    ResponderExcluir
  4. Grato, Pituco san. Tudo começou na leitura do comentário de um certo (gente boa) James no blog do Érico. É batata: me fazem lembrar dessa DMCA (que cumpre ordens e existe pq para ela tem mercado) pra me encher de raiva e escrever com a faca entre os dentes.

    Quanto ao salva-vidas... Rapaz, o discurso dele no esporro era exatamente esse, "eu posso morrer aqui pra te salvar, seu merda!", mas tenho certeza que esse tipo de abordagem, faz parte do processo de salvamento...

    Abraços! Valeu a visita.

    ResponderExcluir
  5. fala sergião!
    sabes que me amarro em teus textos.
    e mais ainda nesses comentários que são quase tratados constitucionais sobre qualquer que seja o assunto...

    Bem - resumindo a ópera...
    tu que me passaste a idéia e o link pro disco da Hiromi com o stanley clarke.

    te passo essa idéia aí e espero poder lhe passar o link em breve.
    http://www.myspace.com/hiromimusic

    putaquelosparió - pobres hermancitos que estan a la suerte por una vaga en 2010....

    se essa japonesinha vier com mais um disco esse ano vai nos mal-acostumar!
    vou esperar por um disco anual pro resto da vida.
    que bom seria um mundo assim? - com um disco por ano da hiromi...

    oxalá soprem ventos que entoem em uníssono com esses que aqui partem.

    abs,
    Bruno

    ResponderExcluir
  6. Bruno, valeu os incentivos!

    Já tou tentando achar o último da Hiromi pelo soulseek. Se achar te passo na mesma hora.

    Abrações!

    Em tempo: cara, nem te respondi o último emeio do play mp3 no blog pq tenho tanta preguiça dessas coisas que não funcionam na hora q fico até com vergonha de confessar. Mas já tá confessado. Desisto pq além de de preguiçoso, a pior parte é me sentir muito burro!

    ResponderExcluir
  7. Tenório Jr. merece.

    Grande abraço, JL.

    ResponderExcluir
  8. Valeu, mr. Lester young.

    ResponderExcluir

Uma obra de arte é um ângulo apreciado
através de um temperamento.
(Emile Zola)