quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Eu no papiro.


Olhe só rapá, o futuro até pode ser bom, pensado assim do presente, mas o passado, bro, se passeado, tem lá os seus infinitos encantos. Se o presente anda meio sem graça, dá teu toque, cara! Sem um toque teu, és, serás... e já eras estatística, antes!... Mesmo antes de nascer, quis dizer. Posição que qualquer desqualificado fogueteiro, disputa - na base do "ora veja, jacaré, logo eu que me achava surfando tanto!...".

Mas já se houver um bom piloto no seu plano de vôo, seuZé, dá até pra seqüestrar um OVNI... "Ah, eu já fui abduzido uma vez..." Sim, e daí? Sequestrou a nave? Então tu ainda tá (disputando vaga) na lista das estatísticas. Escolhe uma: a dos animais cobaias ou a dos viajandões pirados? O barato, cidadão, é descobrir que estás cheio de vocês aí dentro. Tudo aninhadinho... Aí sim! És, serás, um coletivo de possibilidades! Um magic bus lotado de quem/Who* imaginar! Mas, jamais - na língua do cabra diz-se jaméééééé - desconsidere aqueles que te antecederam. Jaz ali algo que de tão valioso... na hora de desenterrar, depois de séculos, é preciso estudo e um exército muito qualificado. O que, cá entre nós, é mayke bem mais caro.


Mumificou, Indiana?


Esse sou eu no papiro de mais velho. Caiu a ficha, 50 anos depois daquele spitz esperto, ultrapassar a barreira inexpugnável do shangrilah do desejo realizado. Do passado, já que ainda não estávamos lá, aconselha-se a fé de que nos originamos de uma viceral e apaixonada trepada. Cuide de esquecer papai e mamãe de um jeito cândido... naquela santa (o)posição um ao outro.


Afirmação que renderá mais um parágrafo. Pode parecer bobagem, mas um dia, renomado geneticista provará que a filosofia cristã, em todas as suas falhas - e acertos, tbm, pq não? - já está amalgamada ao nosso DNA. Então, vamo combinar que esta é a parte mais importante do meu papinho cabeça: se somos produto de pecado - todo cristão nasce, vive e morre em pecado, daí a culpa automática - pecado e culpa nos acompanharão, por mais hypado que se acredite ser. Lembra do "ora veja, jacaré, logo eu que me achava..." bla bla bla? A fé não é feita de achares ou mesmo acreditares piamente n'Algo ou Alguém. A fé é efeito das descobertas indelevelmente impressas e só a ti, a teu modo e compreenção, reveladas. Daí a fé renasce. Renascida, sim, porque ela nunca esteve fora da gente, só nos orbitava em estado latente... É quando o hypadão, assume aquela pose d'O Pensador de Rodin, concluindo que... até que aquele são tomé, no altarzinho do brechó, pode ficar da hora, no meu closet... Sem culpa pode-se até ganhar uma boa grana com a novidade. Já que já não vives em pecado e culpa... Que mal há? No fim das contas, é tudo imagem e semelhança, fé não é. Não à toa, neste ambinte tão propício, há um mundão de spitz (mais) espertos produzindo, com marketing agressivo, fé, numa espécie de linha de montagem para outro universo de estatísticas ambulantes comprar. Essa fé executiva é molinha de se achar. No varejo, em pequenos brechós - uns até bem intencionados no início - ou no atacado temploshopping Sacolão da Fé, a partir de irri$órios 1,99 - a sacolinha.


Isto posto, a saga continua.


Fui.


* vade retro!..., digo, vá direto aos comentários.


15 comentários:

  1. Eu tenho o nome para uma: Igreja De nós todos todos os dias. Mas a melhor mesmo é "deu, é amor"

    ResponderExcluir
  2. "Deu É Amor" é digna de registro no IMP, pra dar fé jurídica ao negócio..

    Alguém aí tem alguma sugestão pra logomarca?

    ResponderExcluir
  3. * embora o blog seja de música, não custa nada explicar q 'Magic Bus' é uma música do The Who, que ininglish quer dizer Quem.

    Poizé, essa aula eu não faltei.

    ResponderExcluir
  4. Eu vim mais cedo e ia dizer q ñ tinha entendido bem, mas tinha gostado. E ia esperar a continuação, se ficasse mais inteligível, bem, se ñ; tb.

    C editou isso, neh?! Ai, tem trem demais pra comentar, ia virar post!

    Vou mais te ouvir. Tcho ir pro próximo!

    ResponderExcluir
  5. Ah sim ñ, ainda ñ continuou. "Vade retro comentários'?! (Tinha asterisco, mas ñ vi a q se referiu.)

    Ai mon dieu!, eu fico tão!, mas tão!!! feliz qd vejo q tem!!!

    ResponderExcluir
  6. Seu Rev. Sonic-boy,
    Bateu a crise dos 50 ou você quer fazer concorrência pro Edir Macedo?
    Como diria aquele velho prsonagem do Jô Soares: "quem tem põe, quem não tem tira".
    Abração!!!

    ResponderExcluir
  7. Ô, Gabi Galvã... Poizé, né? Edito tanto e ponho tantas idéias e piadas num texto q as vzs perco o prumo. Mas... pro meu entendimento t´=a bem entendido. O problema é q tem os outros... Isso aqui é pros outros!... Se quiser me dizer por emeio o q não entendu, ou poraki tomém, craro, sou todo olhos te ouvinu...

    Valeu a visita.
    C sabe mas não custa repetir: vc é meu sexysimbol.

    ResponderExcluir
  8. Pô, seu Érico, eu não tenho o seu dom, mas isso aqui é, entre oputras coisas, um manifesto Anti Edir! Isso aqui é uma tentativa, no esculacho, a meu modo, de compreensão profunda da fé. Algo difícil de expressar pq nunca entendi como a fé se manifesta. Mas se viste Edir Macedo aqui... Herrei geral na mão! Enfim, como disse à Gabi Galvã, já mexi demais nisso. Agora deixa estar como tá.
    Valeu a visita.

    ResponderExcluir
  9. Gabi, vc está coberta! Vs q hoje, desde o emeio q te passei, sem querer estou injetando duplos sentidos na nossa comunicação...

    O caso do vade retro vc está coberta. Corrigi já. A idéia era - como encerro o texto com "fui" - não explicar mais nem o asterístico no corpo do texto. Então a explicação do asterístico joguei pros comentários. Normal se o Salsa já não tivesse comentado e eu respondido. Então a explicação do asterístico, ficou perdida aqui entre os nossos comentários.

    É claro q eu adoro comentários. Mesmo os não favoráveis se forem educados. Mas acho q já corrigi isso tbm. Agora amarrei minhas mãos atrás da cadeira pra não tocar mais nesse rolo. A menos q tenha um erro mais crasso q o próprio texto.

    Bjo, mocinha. Valeu o toque! A coisa tava bem agreciva mesmo q na inucência de ser engraçadinho.

    ResponderExcluir
  10. sérgio san,
    apesar de alguns proclamarem a suruba do tempo mecânico...passado,presente e futuro tudo junto...os tempos são outros

    pé em deus e fé na tábua...com igreja de tudo qto é seita...até a lesbiteriana...(millor/dadá)

    e a única coisa de concreto nessa vida...é a laje...rs

    abraçsons

    ResponderExcluir
  11. Seu Pituco san eu tbm sou daqueles q perde a mãe mas não negocia a piada. A mãe é força de expressão, mas acho que algumas namoradas perderam a paciência com essa mania minha. Humoristas como o Millor não seriam diferente. Mas todo sábio respeita as religiões. Nunca esqueço o meu avô que nem tocava no assunto, depois do 2º infarto, procurando nos livros esotéricos, um significado maior para a sua existência. Principalmente num certo Gurdjieff. Mas esse é um autor ainda muito complicado demais pra minha santa ignorância.

    Sempre q posso, fujo da seriedade do tema enfiando um hypado fashion qualquer pra livrar a minha cara do gene religioso dominante que está emaranhado no meu DNA.

    Quanto aos cristãos, o Mailer tem uma bem boa: se quiseres saber o que é a verdadeira falta de compaixão, que procure um bom cristão. Essa é mais emblemática do que "o mineiro só é solidário no cancer"

    Abraços! Obrigado por sempre comparecer.

    ResponderExcluir
  12. Seu Pituco san eu tbm sou daqueles q perde a mãe mas não negocia a piada. A mãe é força de expressão, mas acho que algumas namoradas perderam a paciência com essa mania minha. Humoristas como o Millor não seriam diferente. Mas todo sábio respeita as religiões. Nunca esqueço o meu avô que nem tocava no assunto, depois do 2º infarto, procurando nos livros esotéricos, um significado maior para a sua existência. Principalmente num certo Gurdjieff. Mas esse é um autor ainda muito complicado demais pra minha santa ignorância.

    Sempre q posso, fujo da seriedade do tema enfiando um hypado fashion qualquer pra livrar a minha cara do gene religioso dominante que está emaranhado no meu DNA.

    Quanto aos cristãos, o Mailer tem uma bem boa: "se quiseres saber o que é a verdadeira falta de compaixão, que procure um bom cristão." Essa é mais emblemática do que "o mineiro só é solidário no cancer."

    Abraços! E obrigado por sempre comparecer.

    ResponderExcluir
  13. Ô Seu Mr. Sonic-boy,
    També captei a ironia do texto - só tava te sacaneando, viu?
    Mas acho que é melhor uma Igreja Sônica do Reino de Coltrane, Hendrix e Miles, conduzida pelo Sumo Sacerdote do Som e da Fúria (vosmecê, é claro), que mil Universais da vida!
    Abração!

    ResponderExcluir
  14. Ô, mr. Érico, estou passando por uma fase muito filosófica pro meu gosto. E os outros, que me consideram, não devem mas se se interessarem, vão ter que sofrer com essa fase simplesmente me lendo...

    Mas vcMC já conquistou o direito de dar-me uma sacaneada em regra.

    Disse-me o Romain Rolland em seu Jean Christophe básico para qualquer pessoa física, jurídica e espirituas - só serve pra essas categorias. Pra elas ele disse: aqueles a quem amamos têm todos os direitos sobre nós, até o de não nos querer mais.

    No nosso caso de dois macho Alfa, tome esse querer na amizade, àquela prévia distância segura. Era isso.

    Abraçônicos a vc e a nossa Mãe Pátria, a Música!

    ResponderExcluir
  15. sérgio,

    tem um mote bacanudo de um contrabaixista amigo meu...diz ele:...'va´com deus...mas,vá logo'...rsrs

    abraçsons pacíficos

    ResponderExcluir

Uma obra de arte é um ângulo apreciado
através de um temperamento.
(Emile Zola)