sábado, 10 de outubro de 2009

JJ JOHNSON!!!






Texto fonte: Clube de Jazz

James Lewis "J J" Johnson, um dos pilares do bebop dos anos 40 e 50, trouxe uma nova forma de expressão ao trombone com sua técnica de execução, muito acima da harmonia e andamento convencionais. Ele acabou com aquela idéia de que o trombone era arcaico e deveria ficar restrito ao jazz do velho swing ou do estilo de New Orleans.

Johnson mostrou, na realidade, que o trombone não era menos presente ou articulado como o saxofone. O álbum de Johnson pela Blue Note, “The Eminent Jay Jay Johnson, Vol. 1”, prensado em 1953 contava com o jovem trompetista Clifford Brown e outros notáveis, sendo considerado até hoje, como um marco do jazz moderno.

Jay Jay nasceu em 22 de janeiro de 1924, em Indianápolis. Bem cedo ele já estava atuando com Count Basie e Benny Carter. Estabelecido em New York, Johnson tocou em clubes de bebop e gravou com Sonny Rollins, Bud Powell, Hank Jones e Max Roach. Participou dos combos liderados por Dizzy Gillespie e Illinois Jacquet até o final da década de 40.

Uma parceria em grande estilo com o também trombonista Kai Winding perdurou de 1954 a 1956. Depois que cada um tomou o seu caminho, Johnson formou quintetos durante os anos 50, mas também participou de notáveis sessões musicais com Tommy Flanagan, Elvin Jones, Stan Getz e Oscar Peterson.

Johnson excursionou com Miles Davis e Sonny Stitt no início da década de 60, mas ao alcançar renome como compositor e arranjador decidiu se instalar em Los Angeles depois de 1970. Jay Jay permaneceu ocupado com filmes e shows de televisão por um bom número de anos, mas não se esquecia de seu papel como músico de jazz, gravando um álbum de vez em quando.

Em 1983, Johnson voltou ao cenário international do jazz com a realização de um álbum, profeticamente chamado de “Things Are Getting Better All The Time”, uma obra prima da execução do trombone, trabalho que ele divide com Al Grey. Num domingo, mais precisamente a quatro de fevereiro de 2001, J.J. Johnson veio a falecer e a nos privar de sua brilhante arte.


J.J. JOHNSON (THE EMINENT JAY JAY JOHNSON, VOL. 1) 1953


J.J. JOHNSON (THE EMINENT JAY JAY JOHNSON, VOL. 2) 1955


J.J. Johnson + Al Grey - Things Are Getting Better All The Time
[1983]

8 comentários:

  1. Mestre Sonic boy,
    De volta ao jazz e pela porta da frente, com clarins, trompas, bandeirolas e tapete vermelho.
    Grandes discos (o vol. I e o II, que certamente haverá de pintar na sua ourivesaria).
    Abração, grande garimpeiro de todos os sons!!!!!

    ResponderExcluir
  2. sérgio san,

    piramidal...só isso.

    baixando e daqui a pouco saravando...grande dica...obrigatô.

    abraçsons pacíficos

    ResponderExcluir
  3. Things Are Getting Better All The Time!, seu Érico.

    É q as vzs a gente tem q fazer uns ajustezinhos de contas com as crenças que embora nem acreditamos mais elas ainda assim nos oprimem. Deixa estar...

    Mas, please, se voltar, lendo esse pedido, dê o seu esbregue nos agentes da opressão do exército da salvação das Majors - é lá no Gary Higgins "Second".
    Abraços e valeu incentivo!

    ResponderExcluir
  4. Ô, seu pituco san brigadô, tbm! Renovo o meu pedido prôcê tbm. A única arma que temos é a nossa convicção!

    Abrassônicos!

    ResponderExcluir
  5. sérgio san,

    acabo de corrigir meu comentário,lá na postagem do g.higgins...

    baixei e saravei o número dois do jjjohnson...muito obrigatô, pela dica...bacanudo pacas.

    abraçsons

    ResponderExcluir
  6. Foi o q disse na postagem do Gary Higgins e repito aqui: o importante é q concordas com a causa.

    JJ Johnson o q dizer?.... 3 discaralhaça(dos) infernais!

    Tamos na luta seu Pituco!

    ResponderExcluir
  7. Achei que o esquecimento da minha humilde e insana pessoa tinha passado por sua mente já que te enviei um sólido e-mail e vc não repondeu,rs.huahuahuahuahuah,Agradecida por demonstrar não esquecer da triste Sapa aqui,beijos e espero uma resposta.Bye

    ResponderExcluir
  8. Caraca véi!
    fazia um tempo que andava muito atarefado que nem tinha tempo de passar por aqui.
    mas que seleção é essa.
    tem o jay jay, carter e avante.
    cara vou ter que pegar tudo...
    mas vou com calma e começar por aqui no jay jay - tenho um dele com outros 3 trombonistas, Bernie Green, Kai Winding e Willie Dennis - e ainda tem charles mingus com eles.
    enfim... passa depois lá em casa e confere a postagem do álbum no youtube.
    é impressionante - o cara sampleou video aulas, gente cantando, tocando etc - no youtube - e montou sete faixas de um disco virtual. eu ripei e coloquei o download. mas o impressionante é ver os videos - eu juntei todos eles lá em casa. passa lá e curte umas faixas...
    Impressionante como esse Kutiman botou pra discussão várias coisas de copyright a distribuição...

    ResponderExcluir

Uma obra de arte é um ângulo apreciado
através de um temperamento.
(Emile Zola)