quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Dave Brubeck Quartet (Impressions of Eurasia) 1958



Carta ao seu San (extensiva aos amigos).

Em tempo antes: essa postagem era para ser um comentário pro blog Jazz + Bossa & Baratos Afins, na empolgação do som, me estendi.

Seu Érico san, no meu último comentário, nesse negócio de destacar pra saudar, fazer a lista dos q me freqüentam ou trocam figurinhas por aí (em vossa honorável casa da música), na preocupação de não esquecer nenhum nome, consegui me superar no quesito distração: esqueci o titular, seu moço, vocemecê mesmo! Mas levemos para o lado do bem. Nesse caso, esquecimento tbm pode ser sinal de intimidade. Sinta-se brindado, amigo.

Por minha vez, enquanto aguardo a hora da mesa, estou (estava) engatado aqui no Great Jazz Trio, o 3º álbum já: contando o "At Village Vanguard", postado um andar mais abaixo. Acabo de ouvir o Autumm Leaves que suscitou uma pequena confusãozinha, já encerrada. Ocorreu que o arquivo mp3, baixado no soulseek, era creditado só a Elvin Jones sem TGJT, aí não encontrava o álbum para saber mais a respeito. Depois de fuçar daqui e dali, descobri o mistério q cercava Autumm Leaves, nome de autoria errado - ou melhor, incompleto. Debelada a questão foi a vez de ouvir outra pérola! At the Village Vanguard 2. Cara, onde baixa o espírito santo vivo de Hank a coisa funciona sempre muito bem.

Mais aquisições ouvidas, tudo hoje entre a tranqüilidade do meu lar e a festa: Dave Brubeck Quartet (Jazz Impressions of Japan), orientalizado na tela de Pituco (o verdadeiro san), muito interessante as impressões japonesas do Dave... Em seguida ouvi, ainda do Brubeck – e daqui em diante, só deu Brubeck - Impressions of Eurasia (este que vos posto a todos), uma coisa absolutamente inacreditável de linda! Ouvi ainda The Real Embassador - sobre este uma curiosidade. Composto por Dave Brubeck em 1962, é um musical o qual o pianista (aos 92 anos de vida dedicada à música) ainda espera ser encenado. Nunca chegou a Broadway. Mote no original: “Louis (Armstrong) visita um país africano imaginário, e é tomado por engano como o embaixador americano, que está para chegar na mesma época. A mensagem desse musical é a integração entre as raças, em pleno calor do movimento pelos direitos civis nos Estados Unidos... “ (reitero, em 1962). Como todos sabemos, talvez só não atinemos a respeito,a história pode ser recente e ancestral. Uma lenda viva do jazz esperar 50 anos para ver sua peça encenada é ancestral. já na história de ter os seus direitos civis igualados aos dos brancos, num país com intenções de passar para o mundo a noção máxima da democrácia perfeita é história recentíssima! Concordas ou vai de barbantinho cheroso mesmo?


O, Obama! Em vez de defender a necessidade da guerra em pleno plenário do prêmio Nobel da paz, um gesto teu e tudo se resolve - no caso da peça do Brubeck, claro. O que suscitária, se o gesto partisse de uma espécie real do The Real Embassador mundial , uma atitude de quem se preocupa, em 1º plano, em varrer a própria casa.

Depois ainda tenho para ouvir, "London Flat, London Sharp", "Gone With The Wind" + Jazz Impressions of NY do qual estou esperando maravilhas. Enfim, seu san, todas essas gemas citadas, descobri a existência no “Jazz + Bossa”e tudo mais, em sua última Brubeckpostagem e todos que ainda falta ouvir estão de carreirinha, enfileirados, para degustação. Pena q o tempo não vai dar pra tanta viagem sonora. A lamentar - por antecedência - o som da festa em casa de parentes... Certamente seremos brindados por sangaladas ivetescas e quitutes quitais... E no mais inacreditável cenário!, seu San. Uma casa em Niquiti (Niterói) abençoada por uma vista direta, sobre toda a selva de pedra imobiliária, para a Bahia de Guanabara!


Acho q chegarei mais cedo, sabe, seu moço? Seqüestrarei os discos do primo e controle remoto da tia, o stereo da família e torturarei a TODOS, a começar com Vince Guaraldi e o natal de Charlie Brow (q não é Jr.) Dave Brubeck e aí piso no acelerador de partículas de qualidade com Ella Fitzgerald, Chet Baker, Bobby Timmons, Bill Charlap e por aí vai... Vai se ter uma noite feliz assim at the Village Vanguard!


Será que seria uma versão light para o que o prefeitinho nosso de cada dia, faz por aqui, o tal choque de ordem?

Anfã... Reitero meus votos de um natal na santa paz e com uma seleção musical mais interessante!, em particular a vc, seu san e a todos os q por aqui chegaram, chegam e chegarão!

Dave Brubeck Quartet (Impressions of Eurasia) 1958


6 comentários:

  1. sérgio san,

    melhor que santa claus só sérgiosonic...brigadão pelos presentões poracá...tô baixando e saravando logo mais...

    hohoho...feliz natal e 2010 com muita força, saúde e ripagens mis

    abraçsons

    ResponderExcluir
  2. Tudo de bom, meu velho.
    Abraços cá do quintal

    ResponderExcluir
  3. Seu San Sérgio, o San!
    Valeu, meu garimpeiro! Só por ter citado meu nome aqui nessa casa especialíssima, já me deixa arrepiado!
    E depois de tudo o que você disse, só me resta repetir o que disse uma vez, há muito tempo atrás, quando eu tava começando esse negócio de blog: é muito bom poder dividir esse espaço, ainda que só virtual, com um camarada bacana para c* como você, meu chapa!!!!
    Tudo de bom nesse Natal, com muita paz, saúde, amor, alegria, fraternidade, enfim.
    Você merece.
    Você partilha conosco apenas coisas boas - que elas retornem prá você sob a forma de felicidade e contentamento!

    ResponderExcluir
  4. Vc recebeu meu email do post dos Mac? Vc não respondeu nem pra xingar, o que foi?
    Tá tudo bem?
    Dá noticias SS, enjoy!!!!!!!!

    Tá aqui ok?

    http://sommutante.blogspot.com/2009/12/complete-blue-horizon-sessions.html

    ResponderExcluir
  5. grande sérgio, estou dando um pasada rápida por aqui para desejar um otimo 2010.

    * se liga camarada agora estou te seguindo (risos)

    abrzz

    ResponderExcluir
  6. Valeu pelo bootleg da Hiromi que deixaste lá em casa.
    Pegaste o novo dela por lá tbm - já tinha te passado o link né?
    muito bom esse show em tokyo - nao tinha mesmo nao - ainda mais um disco da fase trio dela...
    desse meu listão te recomendo o lucas santtana com certeza, mas tbm tem o rodrigo campos, numismata e o +2: imã - esse sim vc vai curtir de montão.
    abração,
    Bruno

    abração,
    Bruno

    ResponderExcluir

Uma obra de arte é um ângulo apreciado
através de um temperamento.
(Emile Zola)