quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Ronnie Mathews Trio (Song For Leslie)


Foi assim que se deu essa escolha: tava bem eu mais ou menos completamente deprê, num calor sem chance longe de um aparelho de ar-condicionado - e aqui não tem desses luxos -, chovia vragarái lá fora, o que me obrigava a estar com as janelas fechadas... E, lógico!, com o ventilador de teto não dando vazão, quando resolvi fazer uma roleta russa (calma!) com meus arquivos musicais, na idéia de postar alguma coisa. Tipo o primeiro que a setinha do mouse apontar eu posto. No mínimo só pra não dizer que nada criei no ócio, e que o calor me venceu aquela tarde felá da puta de quente. Na pasta de capas (fotos de capas) de 2008, mais de duas milioito fotos - imagens de capas - e eu lá no mamãe mandô, correndo de cá pra lá, de lá pra cá, numa cena factual de cinema de completo tédio e absoluto marasmo. Não ouvia música, a tv, a rádio CBN estavam todos desligados... Banho tbm não solucionava mais. Àquela altura já era o 3º (da tarde). E as imagens corriam de um lado pro outro na rodinha do rato – ah! O ratinho meu de estimação é um caso a parte. Já compus até musiquinha pr’ele. A letra diz assim Meu bem, meu quem, meu mouse... É preciso dizer que trapaceei no jogo. O 1º disco (imagem de capa) que o rato apontou não correspondeu as minhas expectativas e roletei uma 2ª tentativa. Ocorre que, antes, antes de fazer roleta russa no mouse, já havia caído nessa capa do "Ronnie Mathews Trio (Song For Leslie) " hoje, horas antes, e pensei, quem é esse cara mesmo? Afinal sou pato novo no quebra-cabeça adulto do jazz. E com tanto disco baixado, não dá pra lembrar assim de todos. Bem, na 2ª tentativa, já no jogo de “mamãe mandou apostar neste daqui!”, não é que deu Ronnie Mathews Trio de novo? Daí obedeci porque o cara pediu pra ser postado, certo?


Antes de esgotar esse papo e ir pro chuveiro - q tá feia a coisa, aí vai um texto q encontrei, advinha de quem, sobre o pianista Ronnie Mathews:

Ronnie Mathews é mais um daqueles pianistas do hard bop esquecidos sob as toneladas de rock que soterraram o jazz na década de 1960. Dotado de uma concepção moderna aliada à intensa herança perpetrada pelo bebop nas décadas anteriores, Mathews tentou sobreviver com sua música bem elaborada numa época em que, quanto mais imbecil, mais festejada era a música. Enquanto Lennon e McCartney compravam seus aviões particulares, a maioria dos músicos de jazz voltava a lavar pratos ou pilotar elevadores para sobreviver. Felizmente alguns ainda conseguiram fazer música e até mesmo gravar alguns discos. Esse é o caso de Ronnie."

John Lester (Jazzseen)

Seu Lester, eu não compactuo com a sua beatlemaníaca obsessão de por a culpa nos 4 fab de Liverpool pela derrocada do Jazz. Tudo bem, eles contribuíram, mas não são exatamente os responsáveis.


E minha opinião sobre esse disco é: ... ??? !!!: ganhei meu dia!

Abraço!


5 comentários:

  1. sérgio san,

    relato piramidal...teu desconforto é meu riso e desejo poracá...rs

    valeô a postagem, mesmo que por escolha de um rato...rs...e,preconceitos às favas,master lester tem argumento de sobra pra esse tipo de afirmação, não é verdade?...creio que todos nós, veladamente, concordamos um pouco...ou muito?

    boas entradas no frescor carioca
    abraçsons pacíficos e siberianos

    ResponderExcluir
  2. Mr. San (não Sam),
    Graaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaande postagem, de um graaaaaaaaaaaaaaaande disco!
    À altura do calor que vomessência está sentindo nesse Rio 40 graus à sombra!
    E foi um presente seu, meu caro garimpeiro!!!
    Abração!

    ResponderExcluir
  3. Grandes Pituco e Érico San! Ao 1º digo q mr. Lester é meu mentor e nada me faltará. Mas tbm nada q me impeça de descordar de algumas cismas dele. Em termos de mobilização, é claro q os Beatles foram o fenêmeno, mas não podemos esquecer que quem faz o trabalho sujo é a indústria. Nas palavras do próprio Lester "como os capitalistas não dormem" quando os executivos previram a histeria consumista q os 4 fab poderiam gerar na máquina registradora mental deles, massificaram, engarrafaram e tbm por isso os Beatles são aquela coca-cola toda. Isso sem tirar, claro, os méritos da turma de Lennon & McCartney. E é aí que a corda aperta contra a opinião de Lester. Negar o talento dos Beatles é desdenhar da lógica.

    Pelo visto Érico san e sua discoteca infinita já conhecia e tinha o maravilhoso álbum “Song for Leslie”... Esse papo todo de calor e tédio, seu san, foi só pra desculpar a ignorância do blogueiro. O mais importante dito no texto foi o seguinte: Ronnie Mathews gritou para ser postado. E eu atendi.

    Grato aos dis, por continuarem frequentando.

    E, FELIZ ANO NOVO!!!

    ResponderExcluir
  4. Ser Sonico,
    excepcional disco. Musicos espetaculares. Kenny Washington é um dos bateristas contemporaneos de jazz que mais gosto.
    Valeu legal!!!!!!!
    Abraço,
    Andre Tandeta

    ResponderExcluir
  5. Um grande disco mesmo. E o batera cumpadi Washington (rs), além de excelente e por isso mesmo, é rquisitadíssimo!

    Valeu, seu Tenencio André Tandeta. Aqui é só se espalhar que música boa não falta.

    Valeu a visita

    ResponderExcluir

Uma obra de arte é um ângulo apreciado
através de um temperamento.
(Emile Zola)