sábado, 9 de janeiro de 2010

Then Crooked Vultures - 2009


Algumas considerações sobre vultures e outras criaturas...


Depois da experiência ontem, de partir prum pé sujim bem imundim pra modo de entrar no clima, só para além da cerva gelada, apreciá-la na companhia deste álbum, eu não podia deixar o evento passar em brancas nuvens. Que álbum é este?


Mas, porram, leitor, neste contudo de todavia, cobri-lo (o álbum) de loas é quase tanta perda de tempo quanto fazer link para você baixá-lo. Primeiro porque todo mundo já encheu a bola – e todo mundo do mundo de gente com opinião!... Segundo porque pôr link nesta postagem é cutucar a onça com vara curta. Majors executivos feridos, camarada, são como a fera ferida - onça, tigreza, leoa, hipopótama... tudo fêmea, pq protegem mais selvagemente a cria (alheia que eles se acham donos). Então pra quê arriscar-se a subir um álbum/link que vai ficar ativo por 2, 3 dias (ou duas, 3 horas), sobre pena de ter o próprio blog cassado? E outra! Todo mundo q é ligado em rock já esperava pelo disco, segundos depois de alguém informar uma parceria entre um trio dos mais importantes músicos das mais importantes bandas de gerações díspares! Dois dos anos 90/2000 + um lá dos idos de 1968...


No entanto, camarada leitor, Then Crooked Vultures deixou uma impressão indelével na minha cabecinha etilizada ontem. Aí eu pensei, “devo dizer algo sobre a banda no blog”. Mas o que se tudo já foi dito? Foi quando começou a tocar a faixa nove do disco “Interlude With Ludes”. Bem, de tudo que li sobre o TCV, nada disseram que esta música era uma citação - das mais estilosas - da mais enigmática canção do Led Zeppelin “Friends” do Led Zeppelin III de 1970. E que a última faixa (13) do Then Crooked Vultures, “Spinning In Daffodils” é muito!, “Immigrant Song”, a primeira faixa do mesmo III do Led Zeppelin! Deméritos por isso? Mas é CA-LA-RO que não! Esse é fatalmente o melhor álbum de rock lançado em décadas! Não há nada que se compare a junção de um “dream team” formado pelo batera do Nirvana, o baixista do Led Zeppelin e o guitarrista do Queens Of The Stone Age e do Kyuss. A coisa é de deixar qualquer roqueiro salivando e exigindo mil bisis à altura da reputação destes mitos vivos que são David Grohl, John Paul Jones e Josh Homme. Mais uma semelhança interessante não citada (ao menos as que li) nos textos sobre a banda? Repare em “Elephants”, a faixa 5 do Vultures e vê se o teu lado DJ não te impulsiona a tascar na seqüência “Cult Of Personality dos Living Colours. Outro demérito nisso? ... Ah, vá te K tá!


Bem, acho que o álbum ainda não foi lançado no Brasil. Minha base para esta afirmação tem uma formulação bem simples: o google. Pelo google eu pesquiso as Americanas.com (q tbm vende importados), um dos mais gigantescos magazines populares do Brasil, e se lá não chegou (nem importado) lançamento tão mundialmente importante... Opção um: a coisa ainda está (a venda) só pros antenados fanáticos e/ou endinheirados. Opção dois: para download aos muito antenados, duros, bem informados que não baixam discos somente em blogs. Opção 3: aos antenados endinheirados pão-duros executivos (também) das majors rivais – que não gostam de comprar discos porque sabem que comprar disco é só para os abnegados da “Opção 1”.


Olha, abnegado da Opção 1, não se aperreie. Mas eu creio que se você sacrifica um prazer para ter o prazer de ter este álbum físico pagando entre 60 e 100 reais, você justifica o custo deste álbum. E você, se formar com outros centenas de milhares uma família, encarna a explicação do porque CDs custam tão caro. Então, cai na real: é você e sua numerosa família dizendo ao mundo que dá pra comprar discos a este preço absurdo, já que você, não sendo endinheirado, pode sacrificar até necessidades mais vitais, em detrimento de teu prazer. Será você também a justificar as multas sureais e até prisão (lembre-se das 'feras feridas' do executivo)?) aos que fazem a opção de baixar de graça os discos. Isso é uma guerra neguinho. Então, no mínimo, mire-se no exemplo daquela mulher de A(n)tenas - a mamãe. Poizé, a mamãe!. E antes de sair comprando a bangu, ao menos, pesquise e pechinche, s.e.u.z.é!


É impressionante. Eu mesmo me surpreendo comigo porque não consigo controlar a raiva quando penso neste assunto. Enfim... Xeu me calar.


4 comentários:

  1. A conferir, Seu San,
    Mas só quando o bichinho estiver baratim,. braratim! Tá recomendado!
    A 60 pilas, nem fazendo (prá não dizer outra palavra com F)!!!!
    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Não adianta apagar, Seu San!
    A minha bola de cristal me disse que você pôs um chiste (viximaria, que palavra dazantiga!!!) por conta do meu comentário!!!
    Que eu estaria agora acomodado, em um "porto seguro", "deitado eternamente em berço esplêndido", que não quero mais "me arriscar", que deixei a "preguiça me dominar"...
    O pior é que é verdade!!!!
    Mas Dave Grohl nunca foi lá dos meus favoritos (tudo bem que aqui o cara tá na batera, não sei se tá cantando) e JPJ é quase um God (seria um god-zila do baixo?).
    Mas te confesso: ando numa pregui... (uahhhhhhhhhh!!)
    Abração!

    ResponderExcluir
  3. Apaguei, sim, seu san. Mas não foi auto-censura, é q cheguei bem altinho da rua ontem e na verdade achei q o comentário não estava muito inteligível. Mas essas coisas de preguiça se resolvem com uma chegada no youtube. Deve ter já uns clipes dos caras e aí, ao menos se tem uma noção q eles fazem. Nunca fui fã do Foo Fighters, mas o Nirvana foi uma banda importante e o Queens Of Stone Ages é interesasantíssimo, misturados com o vovô do Zepp, é no mínimo um som pra aguçar a curiosidade de qualquer acomodado - rs... Eu acho q vale a pena conferir. Outra coisa, aquelas pistas q deixei, as semelhanças com "Cult Of Personality" do Living Colours e Friends e Immigrant Song dois hinos do Zeppelin, deixar passar é... Eu tinha razão, é muito berço explêndido, mesmo... Mas... q se há de fazer? Sugerir é o máximo q se pode fazer, certo?

    Abraços! Ah!, High Llamas então nem pensar, né? rs rs rs...

    ResponderExcluir
  4. Hoje ouvi Zep.
    Lemon Song e outras porradas, na viagem prá Pinheiro City, à bordo do sacolejante ferry-boat (venha provar meu brunch, saiba que eu tenho approach, na hora do lunch, eu ando de ferry boat....).
    Depois manerei e ouvi Keane (bandinha honestinha naquele nichozinho "mamãe, sou quase gay" - tipo Travis e outros).
    Pô, tomara que as patrulhas do politicamente correto não encasquetem com meu comentário - mas é aquele tipo de bandinha que faz um pop gostosinho, tipo Pulp, e que o vocalista fica cantando com um arzinho meio blasê, uma cara de quem tá desgostoso com a vida (tu saca a parada, né não cumpadi?).
    E High Llamas - sei não...
    Pode ser que sim, pode ser que não...
    Mas só quando eu tiver em Saint Louis - aqui tem block e não dá prá downloadiar!
    Abração, Mr. Garimpo-Kid, o gatilho mais rápido do oeste!

    ResponderExcluir

Uma obra de arte é um ângulo apreciado
através de um temperamento.
(Emile Zola)