terça-feira, 13 de abril de 2010

Pete Jolly Trio (Little Bird) 1963



Fosse facilmente encontrável, esta seria mais uma cópia mp3 da reedição digital do LP gravado pelo extinto selo Ava, trazendo à tona o maior hit do grande pianista Pete Jolly. Quando Jolly e seu longevo trio (de mais de 30 anos), o baixista Chuck Berghofer e o baterista Larry Bunker, foram visitados pelo guitarrista Howard Roberts e o percussionista Kenny Hume. Aqui, trio e convidados, desempenham exclusivos standards - o que é melhor: a maioria não muito conhecida do grande público. Mas é de Jolly, com sua composição "Little Bird", o grande destaque do álbum. A ponto do tema render, em 1963 ou 64, uma merecida nomeação ao Grammy. Como citado, o conjunto da obra/álbum, é uma coleção de raras canções (destaque para "Never Never Land", "Spring Can Reall Hang You Up The Most" e "Falling in Love With Love"), que pelo zelo com que foram tratadas, não mereciam cair no esquecimento décadas a fio - mais precisamente, 43 anos.

Voltando aos inicialmentes, seria esta uma versão genérica comum em mp3, não fosse o álbum tão raro. Digitalizado em limitadíssima edição, em 2006, com alguma sorte, o CD pode ser encontrado, no Brasil, portanto, sem tantas taxas adicionais, no site CD Point a peso de ouro. Em compensação, aqui jazz rara cópia do LP original de 1963 - com direito até a nostálgicos "plec, plecs" de contato da agulha aos sulcos - diria o muleque: agulha? Sulcos?! De que se trata? Música, corte e costura ou agricultura de subexistência? Xá prá lá, neném.


CONSULTE (em reais) no CD Point ou no site Amazon (a 52 U$).

Encantado com este álbum, disco ouvido diversas vezes, algo raro nesta atividade, me meti a traduzir, com auxílio da ferramenta "Tabajara Gugôu Translator", a única biografia que encontrei do artista, por Scott Yanow no almusic. É uma pequena resenha, mesmo assim, não garanto total fidelidade. A conferir o original, clique k.

Um poderoso pianista que chegou à fama na Costa Oeste nos anos 1950, Começou no acordeão quando tinha três anos. A tocar piano quando tinha oito anos. Ingressando no 1º emprego como músico aos 12. Em 1946, sua família se mudou para Phoenix e no ano seguinte, ingressou no Sindicato dos Músicos, trabalhando exaustivamente nos clubes de jazz - foi bem conhecido, também, por suas performances em temas de seriados de televisão como o Get Smart, The Love Boat, I Spy, Mannix, M * A * S * H e Dallas, bem como centenas de trilhas sonoras de diversos filmes. Durante uma visita a Los Angeles em 1954 ingressou no Shorty Rogers' Giants (1954-1956). Gravou três álbuns como líder pela RCA Victor em 1956 (praticando, em algumas das faixas nesses álbuns, solos de sanfona ainda raros para o jazz), trabalhou com Buddy DeFranco, Terry Gibbs, Richie Kamuca, Chet Baker, Art Pepper, entre muitos outros no final dos anos 50. A maior surpresa veio com o hit "Little Bird", em 1963. Jolly tornou-se um músico de estúdio muito requisitado na década de 1960, e liderou seu trio com o baixista e o baterista Chuck Berghofer e Nick Martinis regularmente em clubes e discos nos últimos 30 anos de sua longa carreira. Além da RCA, Pete Jolly gravou para Metrojazz, MGM, Ava, Charlie Parker Records, Columbia, A & M, Atlas, Holt e VSOP como um líder. Pra os padrões atuais, Pete Jolly até que morreu jovem, aos 72 anos, em Passadena, California.

Pete Jolly Trio - Little Bird 1963

10 comentários:

  1. Ô¬Ô

    Seu Sérgio,

    matou a pau, isto aqui é verdadeiro ouro em pó. Estou baixando só por conta dos plec-plecs, agulhas e outras bossas. POis a minha edição veio incompleta, sem estes detalhes de suma importância.

    Bração

    ResponderExcluir
  2. Seu Mauro, c sabe que quando ouvi pela 1ª vez torci o nariz para os plec plecs e agora sinto falta de mais desses ruidinhos no disco. O dono devia ser muito cuidado, seu Mauro, podia ter um pouco mais de plecs no LP!... rs!

    É um discaço mesmo. E se tens o CD original já sabe: ele rende, no mínimo, umas 3 ou 4 cestas básicas!

    Valeu a visita!

    ResponderExcluir
  3. ola sergio sonico, como visito muito o blog do pituco e do jazz+bossa, lendo um comentario seu cheguei ao vosso sergiosonico e pretendo linkalo ao meu blog. com vossa permissao...
    e convido-o pra visitar o meu
    q fala de musica como o vosso
    praias um pouco diferentes mas musica eh musica.
    www.muzamusica.blogspot.com

    abs paul

    ResponderExcluir
  4. Grande Sérgio,
    Chiquérrimo o Jolly!
    Não conheço esse disco mas o cara é senhor absoluto (ao lado do Russ Freeman) do piano West Coast - tenho em várias gravações como sideman.
    E seja bem-vindo ao las Sônico, Mr. Paul - sinta-se em casa - digo o mesmo do Muza em relação ao garimpeiro.
    Abraços a toda a confraria, inclusive ao Museólogo, primeirão aqui no sonicbeatjazz!

    ResponderExcluir
  5. Já fui lá no Muza Música (Grande nome de Blog!) retribuir a gentileza, seu érico. E só faltava vc pra falar algo sobre o Pete. O cara toca muito! As custas disso - e custo altíssimo, hoje andei lembrando aquele funk fatídico do Petkovic, por causa do Pete. Esse Pete, o Jolly, sim é o Pete, é o Pete, é o Pete... rs!

    Bem, respondido o seu Paul Brasil, no delivery, só falta à família jazz e adjacências musicais, ir aumentando pros lados, para cima e pra frente. Pra frente Brasil q a Copa tá tá na portinha!

    Valeu as visitas!

    ResponderExcluir
  6. Eu fico com preguiça de comentar pq tenho que sair da página do blog pra vir aqui; Sérgio, pq vc não muda o local dos comments como nós outros (a maioria) fazemos?
    Desculpe a intromissão, só quero ajudar...rs
    Abração!

    ResponderExcluir
  7. fig... rs... nem entendi o teu problema no sentido tecnico mesmo. E eu sou o mair pé de chumbo da rede, qualquer mudança me dá preguiça só de pensar em mudar... Pq c acha q não pus aqueles playzinhos q todo blog tem? Mas, juro, não é má vontade. É um misto de 2 medos, medo de de não acertar com o medo de me sentir mais "analfabite"... E pelo visto somos 2 preguiçosos... rs!

    ResponderExcluir
  8. Ora, Sergio, vc não entendeu? Veja no meu blog, no jazzseen, no jazz+bossa, no quintal do salsa, etc.
    Clicando nos comentários abre um "quadro" na mesma página pra gente escrever; acho que é só modificar nas "configurações", se vc quiser, é claro.
    Mas quanto ao disco - que é o que interessa mesmo - ADOREI!!!
    Vou ao Rio neste fim de semana; apareça lá no Allegro pro almoço de sábado.

    ResponderExcluir
  9. Verei isso, mas pra mim não há mudanças em nenhum blog na forma de comentar. Isto é: nunca reparei essas mudanças. Pra mim o sistema de comentários é igual como o meu. Veja como sou distraído, nunca reparei q o sistema de vcs ´pe diferente do meu, começa por aí... Mas darei uma olhada embora nem saiba o que tenho q alterar, de q para qual sistema. Seu desejo será atendido assim q entender onde está a mudança, é uma promessa!

    ResponderExcluir
  10. Meu caro,
    não era bem desse jeito que eu falei; mas não esquente com isso não. Tá muito bom como está...
    Agradeço seu esforço e sua consideração!
    Abraço.

    ResponderExcluir

Uma obra de arte é um ângulo apreciado
através de um temperamento.
(Emile Zola)