segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Hank Jones (Groovin' High) 1978


Ando make com um sonico (sem acento mesmo) danado de postar. E uma tremenda vontade de pôr placa na porta decretando "férias!". No entanto, toda-via, vai-saber-porque... postar novas antigas raridades, ainda me movem a brincar disso aqui. Inda mais este álbum descoberto há pouco. Pra preguiçosos assumidos, é preciso mais do que citar os titulares desse trio? Precisa dizer mais do que HANK JONES + THAD JONES + SAM JONES = EXTASE! + Charlie Rouse & Mickey Roker... aí já é a perdição?

Infim, dei uma tabajarada Google tranrleitada no releasezinho do álbum no allmusic:

Groovin' High é essencialmente uma "jam-bop-session" de brothers! Devido à participação de 2 dos brothers Jones: Hank e o trumpetista / arranjador Thad, e do baixista Sam (Jones de outra cepa). Cá a música guarda muitas surpresas! Além das furiosas intervenções de Thad, o pianista - primogênito - Hank Jones, o baterista Mickey Roker e o saxofonista Charlie Rouse mostram-se em diferentes combinações durante sete standards de jazz, que remontam à era do bebop. "Algo Bueno" e "Blue Monk" são ideiais para a sessão rítmica de "Groovin High", pedem trumpete com trio piano-bateria-incomum. Já a abordagem da faixa título, torna-se possível, muito também, pela energia ímpar da mão esquerda de Hank. Quatro músicas, incluindo "Antropology", contam com arranjos muito avançados para cada tema, e a versão samba de "Sippin' At Bell's" é um espetáculo a parte de todo o grupo.

Embora hoje fora de catálogo (primeiramente foi editado pela Muse), ainda espera-se para este álbum, em consonância com a música, que reapareça  numa luxuosa edição.

Tá boa não? A tradução? Isso que dá, quem manda trocar as aulas de inglês, pelo cigarrinho do capeta na quadra poliesportiva do ginásio?...

No mais, amiguinho, nada mais. Prum preguiçoso experimentado e experimentador de redes à sombra de coqueiros... Aliás dá um trabalho danado, sou obrigado a experimentar, não só as redes, mas o volume, temperatura e docilidade das águas (do coco), a refrescância e luminosidade ideal das sombras, o nível de decibelagem em volta... Nossa!, imagine o trabalho que isso dá. Então, acho já falei muito mais do que devia... Pra quem já está muito próximo da aposentadoria...

Ah! Em tempo: no marcador designei o termo "super raridade" para os álbuns difíceis. Este aqui merecia algo como super-hiper-mega-ultra-uber-e-o-Carvalho-a-4!


Hank Jones (Groovin' High) 03 Groovin' High


Hank Jones (Groovin' High) 1978

16 comentários:

  1. sir sérgio san,

    tô baixando, saravando e os cambaus...obrigadão pela raridade rara...

    abraçsonoros

    ResponderExcluir
  2. Seu, Pituco, vc saiu premiado. É q tinha posto um bônus, no 1º link. Só depois que vi e retirei. Explico: a última faixa, "Confirmation", é de outro álbum do Hank Jones "Bop Redux", ocorre que esses dois álbuns, com formações diferentes, saíram juntos numa outra edição. Então pensei q fossem com a mesma formação. Não era, extirpei a faixa.

    Valeu a visita.

    ResponderExcluir
  3. Ele era um gigante, um dos últimos da sua geração,foi pianista da cantora Ella Fitzgerald, tendo-se associado posteriormente a Benny Goodman, com quem trabalhou até os anos 70.
    O seu estilo versátil fez dele um dos pianistas mais solicitados e gravados na história do jazz, tendo participado em vários acontecimentos históricos, acompanhando, por exemplo, Marilyn Monroe, quando ela cantou em 1962 “Happy birthday Mr. President” para o Presidente John F. Kennedy. Um gênio.
    Bela postagem.
    Bjos achocolatados

    ResponderExcluir
  4. Isso aí, dona Gota, digo Sandra Botelho...rs. Esse cara é um gênio! Mesmo tendo morrido ainda 2 meses passados, ele É! De minha parte, nunca haverá verbo no passado para mr. Jones!

    Outra coisa curiosa: é mais velho 6 anos do que o Bud Powell, considerado o maior dos maiores! É uma relação estranha, quando Bud - um dos 1ºs revolucionários - está morto desde 1966, a gente perde a referência e daí talvez tbm perca noção da importância e o legado que Hank Jones nos deixou.

    Beijos moça bonita!

    ResponderExcluir
  5. Barbaridade, Tchê!
    Não resistiu ao bom e velho Jones, meu garimpeiro?!?!
    É, mas resistir ao velhinho, quem há de?
    E estou em falta na casa Sônica, mas você sabe que eu sou meio "padrinho" da Fossa Perfumada, ouvida em primeira mão e mega sucesso de público e crítica da Reco Records (me sinto quase uma testemunha ocular e olfativa do despropósito do nosso amigo Ênio, o Gênio).
    A buscar pelas ondas da net o bichinho - mas com uma dificuldade...
    Abração, meu Garimpeiro!

    ResponderExcluir
  6. Pois é, seu Érico, o Fossa um dia sai do papel, da tela e vira o buteco mais simpético das redeondesas - só não sei bem nas renondesas de onde...

    Valeu a visita, meu amigo escriba. E muiiíssima boo sorte para o "Confesso que ouvi". E que ouvidaço!

    Pra rimá, abraço!

    ResponderExcluir
  7. Olá amigo! Que bom, a cada visita que te faço
    aprimoro meus conhecimentos... É gratificante
    estar aqui com você! Agora vou ouvir um pouco
    de Hank Jones...
    Deixo-te um abraço e carinhos...

    ResponderExcluir
  8. Oiii Sé!

    É claro que sempre quando apareço por aqui a certeza é que irei conhecer ou descobrir através de você mais algum grande gênio e suas artes sonoras.
    Só pra variar esse eu também não conhecia.
    E você faz essas coisas muito bem.
    Estou numa super correria eacabei nem te agradecendo pela música (ALESSA), gostei bastante sim e já tá na minha biblioteca musical. Só não coloquei no blog porque ainda tô
    bem "verdinha'pra essas coisas todas da net.
    Ë meu lado "BLOND" do cérebro que ainda não manja tanto de maneiras de colocar sons...enfim...
    Um dia chego lá!
    Beijo viu!
    Ale

    ResponderExcluir
  9. Cara, Flor, acabo de voltar de seu simpátic sítiozinho, vc vai ver, muito me impressionou o texto q li.

    Valeu a visita.

    Alê, teiquirise com a correria, uma hora acalma. Mas, sinceramente e reforçando Allessa (a música) veste o seu número e isso foi tão claro q aconteceu exato como falei: cheguei, vi, mandei. Que bom que gostou.

    ResponderExcluir
  10. Querido eu não resisti, mas o que é essa foto da Dilma de avatar ou melhor evitar ali ao lado!?! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Muito bom!

    Depois passo para ler melhor os post, agora preciso tomar um copo de água pra ver se eu paro de rir!
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Bem, ms. Salete, a gente tenta cercar por todos os lados, né? Se o velhinho atômico Hank Jones não chamou tanta atenção a 1ª vista - sem uma ouvida -, que seja pelo blue's Dilma ao lado...

    Mas passa passa cá sim, com tempo, que tem mais música, boas gargalhadas (assim espero) e até algumas reflexões procê.

    É, como seu nome sugere: Cattaê... rs... ficou bom não né? Agora foi.

    Beijos!

    Valeu a visita e, please, Voltaê!

    ResponderExcluir
  12. Biscoito finíssimo e delicioso.

    Muito obrigado por mais esta postagem maravilhosa.

    ResponderExcluir
  13. Brodi Hendrix, c me desculpe, vi deu comentário aqui mas só tive tempo de postar a postagem acima e correr atras de um monte de compromisso. Agora mesmo tou correndo pra outro. Só não podia deixar de agradecer teu comentário elogioso...

    Pois é esse disco é tudo isso é mais aquilo outro! Valeu a visita e volte sempre!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  14. Simplesmente ÓTIMO!
    Li, ouvi, baixei, curti...
    Abração!

    ResponderExcluir
  15. Com a devida santa paciência, o link está inativo. Pleaaaseee... ouvi a palhinha e não dá pra ficar sem esse. Tnxs!

    ResponderExcluir
  16. http://www.megaupload.com/?d=CH5S7JQV

    Olha aí, meu bom Rodrigo. Disponha. Mesmo!

    Mas... Se vc passeou pelo quintal da casa sônica ultimamente e leu, há uma postagem recente dizendo q não foram um nem 2 links que me detonaram, mas o conjunto da obra em 4share, site que eu usei durante uns 2 anos no mínimo! Então, já viu né, q o prejuízo patrimonial, é extenso.

    Abraços.

    ResponderExcluir

Uma obra de arte é um ângulo apreciado
através de um temperamento.
(Emile Zola)