quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Amo muito tudo isso (também!)



Eu Consumo
Tu Consomes
Ele consome
Nós Consumimos
Vós Consumis
Eles Consomem

Não tem escapatória, conjugue o verbo em qualquer tempo e você ou o próximo estará de certo con.sumido, se só ou ponto com alguém, é com.tigo mesmo. Porque? Porque não existe utopia. Porque para você possuir mais, alguém você deixará em situação mínima de posse, e quanto mais se tem a mais que a maioria, mais se fortalece quantitativamente a  mesma maioria. Que, neste caso específico, pode nem ter sempre razão, mas uma hora terá mais força. Mais força ela tendo, é só uma questão de tempo e de querer. E o querer, vai seguindo este raciocínio lógico, na cabeça de uma minoria rebelada, nascida de uma maioria despossuída, você sabe, é muito poder.

Pra manter uma população carente de posse controlada, usa-se da repressão. O que está ocorrendo no Rio de Janeiro hoje, exatamente? Exatamente o que está passando nos telejornais. Marginais -fortalecidos-pelo-ódio-da-injustiça-social, nascidos-da-maioria-desfavorecida, resolvem-implantar-terror-para-chamar-a-atenção-da minoria que se acha detentora do poder.

Amiguinho, possuir (a mais) é A pica! E ‘boa’ pica que se preze está sempre a perseguir um lugar protegido e aquecido pra se inserir e se reproduzir parasitando. Quem se habilita?...

Quem é muito consumista. Geralmente o muito consumista é O picão. E dependendo do picão, no dele, uma boa pica não se insere. Então digamos que toda pessoa muito ambiciosa, obcecada pelo ter, a meta seja ser O picão inatingível. Agora, imagine se esta for a meta da grande maioria da população... Aí é o caos, né? Pois é exatamente esta a sitiação que estamos vivendo. Todos são estimulados a serem picões, mas o Deus Mercado, solenemente caga e anda pra quem atinge a meta. Adula a todos! Indiscriminadamente. Eita deus pra ser democrático!... E assim caminha a humanidade... O picão possui e quanto mais possui, mais picão ele se acha. Deus Mercado, gosta dos picões, porque quanto mais têm, os picões mais querem possuir. O picão, na verdade um bundão, alimenta Deus Mercado e o deus alimentado, vai dando comidinha na boca do bundão, digo picão. Picões/bundões, não estão aí para a maioria pobre - despossuída até de ambição – ao contrário, ele, picão, a despreza solene. Sem perceber que está alimentando o ódio dos rebelados dessa maioria indigente - justo aqueles que possuem tanta ambição quanto o atual picão bem sucedido (farinha do mesmo saco os dois félas das puta). E é justo o consumo, a não possibilidade de consumir, como consomem os picões, que faz os marginais daquela maioria indigente, se rebelar. E eles vão se vingar! Agora veja os telejornais com esse olhar - caso, claro, não tenha atinado pra ele.

Sabe o que disse Fernandinho Beira Mar lá em 2001, na CPI do Narcotráfico sobre como ingressou no crime? "Ah, a gente via aqueles tênis bacanas nos pés dos playboys e queria ter um igual, aí a saída foi trabalhar pro tráfico.”. Ora, prezado leitor se essa não é a história de 9 entre 10 delinqüentes dos morros do Rio de Janeiro?...

Há trocentos anos os comunistas, pensaram: “reprimamos o consumo!”... O mesmo que dizer, “a culpa é do Tênis!  O tênis é a droga! Condene a Nike!”  Deu certo? Nem dará. Pois vou mais longe: assim como no Tropa de Elite 1, acusaram o playboy usuário, pelo aumento e fotalecimento armado da violência, eu condeno a histeria consumista descabida e a estupidez e a insensibilidade que ela provoca nas pessoas, pelo o tudo que acontece agora no Rio de Janeiro. O segredo para se manter uma população satisfeita? Consciência, respeito pelo outro, senso de cidadania... e esses valores não estão à venda. Deus Mercado abomina esse tipo de produção. Como poderá vender a porcariada que fabrica, a preço de batatas chips, para uma população mais seletiva? Na China do Mao, o cara radicalizou: "a droga é o saber, proíba-se a Cultura!" E o que temos lá hoje? Entre tantas ignorâncias, um cidadão eleito prêmio nobel na cadeia, ignorante da própria conquista. A China, o país que mais cresce no mundo! Mas o povo? "Ah, ao povo os chips e as batatas! Utopia não existe. Mas a consciência sim. É só ser estimulada no seio da população. Mas este produto é caro demais, e sua eficiência só se constata há longo prazo, né, PT? Saudações, então. Agora varre essa sujeira ao menos, poder! Com seus tanques, BOPE e caveirões... O negócio não é erradicar o virus, o negócio é maquiar o terminal. De preferência com um showzinho de pirotecnia. "Olha o Caveirão, que lindo! Olha, filho, os tanques das nossas Forças Armadas!" "Parece 7 de Setembro, né pai?"  "Olha, filho! Agora lá vai o nosso herói do BOPE, o Coronel Nascimento! Acena pra ele, filho!"... "Puxa, porquê eu não comprei aquele celular Nokia com câmera cyber-shot de 7.2 megapixels, em promoção na Ricardo Eletro do Hulk"...

Mas afinal quem é esse deus mercado, inimigo meu nº 1 e o melhor amigo da grande maioria?


Sei lá, ele pode ter várias faces. É  um tipo incógnito e voraz que se acha por  toda parte, por exemplo, pra ele já é normal medir a situação financeira de uma nação pelo preço que se cobra por um Big Mac na boca do caixa.  Vê se ele é seguro de si... Mas ele é mais! Ele é tão teso de seu poder de  persuasão,  tão estrategista, manipulador e calculista... quanto se espera de quem só visa os lucros, caraio!... E, taquiupariu!, porque te surpreendes ainda?, ele é tão irônico... Irônico? Irônico sou eu é você. Ele é tão sarcástico, que decorou no próprio 'templo', de uma forma lúdica, o fim e o começo, dele mesmo, e de todos os fiéis  que rezam pelo seu manual. Veja a ilustração do plano simples desse Deus, em detalhes, uma coisa encaixa na outra, como começo e fim, em si mesma

Ah! Os meios... Ora, os meios vão na pronta entrega do prazer.



"Ah mas se eu trabalho honestamente, tenho todo o direito de consumir o supérfluo, tênis, celular... Xuxa Só Para Baixinhos 10, que me der na telha ter. E nem por isso, sou obrigada(o) a correr riscos pela cidade, na qual pago religiosamente os meus impostos.”

Deus mercado ouviu isso. E sorriu pensando satisfeito, “aí está, um(a) candidato(a) em potencial à coroinha na minha congregação...”


Então vos pergunto: enquanto cresceu o mercado de bugigangas de grife, dos vitais celulares, fast foods e, claro, de farmácias em sua cidade – as pequenas, a pesar da menor probabilidade de violência física, são as que sofrem mais rápido com a violência silenciosa – para onde levaram os cinemas, livrarias, e teatros lá pelas tuas bandas?

Quando a cultura se tornar o que já se tornou, o supérfluo, e o barato for ostentar na cabeça a carapinha do Neymar e/ou um traseirão de melancia, o Mercado, que é implacável, terá cumprida (já cumpriu) a sua missão.

11 comentários:

  1. Beleza de texto !
    Cê tem razão . é um consumo só... alias precisamos marcar pra consumir umas geladas!
    Abraços consumistas,

    ResponderExcluir
  2. Ah, meu bom Edinho... Trabalhar em casa, com a CBN e e a Globo News diretos ligados, se informando, dá uma tristeza danada... Não é animador o quadro. O quadro é de campanha política (agora dá entrevista coletiva o Sergio Cabrla) q fala em Dilma, em PAC, essas balelas. Em contato direto com o Jornal Estudio I "Especial Crise de Segurança do Rio de Janeiro" (Globo News), as pessoas escrevem pra dizer que agora acreditam numa mudança! Todos tem fé. Mesmo ontem o Deputado Estadual Marcelo Freixo ter dito q desde a 1ª ocupação do Morro Santa Marta, não houve, além da presença da polícia, nenhuma iniciativa de dar aquela população infraestrutura de apoio, escola, posto de saúde, nada! Mas o pvo não ouve, ele vê. Vê o exército e a polícia e sonha com as Forças Armadas ocupando as favelas. Dane-se se vivermos em esquema de semi-repressão, "eu não sou criminoso", não sou insatisfeito com o sistema"... Tanto faz, ter liberdade de expressão ou não. Até porque, o q de útil eu tenho a dizer?"...

    É isso ai. E eu... Eixa eu micalá!

    ResponderExcluir
  3. Sérgio gostei do seu texto, entendo o seu protesto e quero aproveitar para expor a minha forma de pensar. Consumo de que ? bens superficiais (roupas, carros, perfumes etc...? Ou consumo de drogas? Gelada pode, digamos assim, "alcool - droga liberada", agora cocaína, crack, haxixe, maconha, LSD, ecstasy e outras tantas fazem parte daquele rol de coisas proibidas e, diga-se de passagem, muito bem proibidas. No meu entender, caro Sérgio, acho que aquelas pessoas que trabalham tem direito sim de consumir o que desejam, logicamente se este desejo enquadrar-se dentro do que é entendido como legal. Ao longo da vida temos oportunidades e caminhos, o sucesso está vinculado a capacidade de podermos aproveitar essas oportunidades e escolhermos os melhores caminhos. Colhemos o que plantamos, pois se plantarmos ódio, inveja e preguiça colheremos frutas podres !! caso plantemos amor, perseverança e vontade de trabalhar a possibilidade de colher frutos bons será imensa. Para que possamos evoluir precisamos vencer os obstáculos, não de forma fraudulenta, mas dentro da legalidade e dos preceitos da ética. Gostar das boas coisas da vida é um direito de todo trabalhador. A solução para o nosso país é muito mais complexa do que apenas combater os atuais inimigos da sociedade, os traficantes, momento este explorado a exaustão pelos poderes constituídos na sua propaganda política e avassaladora. No meu entendimento só há uma forma de mudar esta sociedade hipócrita, corrupta, racista, tendenciosa, nepotista e viciada, que hoje todos nós fazemos parte, sabe qual? Dizimar toda a atual humanidade e criar uma outra completamente oposta no que tange a desejos, sentimentos e objetivos. Face o exposto, percebe-se que isto dificilmente ocorrerá (rs), só nos resta então tentar fazer o nosso melhor a cada dia, respeitadas as limitações e imperfeições de cada um de nós, torcendo para descobrir, no dia juízo final, que fizemos a coisa certa.
    Um forte abraço de um grande admirador seu e, se tudo der certo, que sejamos campeões brasileiros em 05/12/2010. Saudações Tricolores.

    ResponderExcluir
  4. rsrsrsrsrsrsr! Gostei, Jimi! É que nem carro velho, micro velho, enfim, um objeto de grande valor sentimental gasto. O problema é de junta, junta tudo e joga fora mas no nosso caso, deixemos que outra civilização mais avançada nos substitua...

    Mas, bro, vi alguma fé e relifiosidade em tuas palavras, então, na fé e religiosidade no sentido de religare, não adianta destruir o q tá pronto e inacabado. É o sofrimento q nos corrigirá e nos religará a uma nova era de menos brutalidade e ignorancia, brother!

    E, c me entendeu, eu não critico quem sabe o usar o poder de compra de seu trabalho suado... Critico a soberba e a burrice que impera nesse mundo.

    ResponderExcluir
  5. Mas, vem cá: você não disse se o cara da foto atirou ou não...

    Duas na cabeça e duas no coração, please!

    Grande abraço, JL.

    ResponderExcluir
  6. Talvez tenhamos pensado - eu com algum delay, mas antes do seu comentário - a mesma idéia: uma imagem vale mais do q 1000 palavras.

    Acho que o cara seguiu os conselhos do Hendrixguitar ai encima, e saiu distribuindo caroçada em todo mundo, mr. John...

    E por falar em Delay e no Hendrix ai encima, já ia me esquecendo...

    NENSE!!! - acho que mr. Lester é Tricolor tbm, certo? E turminha boa essa que me frequenta!...

    ResponderExcluir
  7. Na Holanda, onde o consumo de entorpecentes é legalizado (e legalizar não significa, de forma alguma, "liberou geral"), estão fechando presídios.
    Em Pindorama...
    A repressão ao tráfico é necessária. Mas sozinha, sem uma atuação do Estado, no sentido de disponibilizar às populações carentes acesso a bens e serviços essenciais (educação, cultura, transporte, lazer, saneamento básico, internet, etc.), a repressão só vai fazer o monstro mudar de lugar.
    Parafraseando a analogia do "picão", o do tráfico só vai procurar outro lugar quentinho prá se abrigar.

    ResponderExcluir
  8. Mais E.D.U.C.A.Ç.Ã.O e menos I.M.P.U.N.I.D.A.D.E e esse país vai direto pro 1º mundo e o Rio vira um Shangrilá, seu Érico sam.

    Valeu a visita.

    ResponderExcluir
  9. PERFEITO!!!! O Brasil e' um pais em que o povo foi criado pelo estado( essa e' a ideia que vem desde a epoca que o Brasil foi "descoberto", ao contrario dos outros em que o estado foi criado pelo povo) pra ser sempre mão de obra barata e abundante. Mantenham o povo na ignorancia e o que sobrar de cerebro lave-se com televisão, que e' quem melhor empurra goela abaixo o consumo,ou sonho de.
    Parabens!
    Andre Tandeta

    ResponderExcluir
  10. Valeu, Tandeta, as vzs acho q radicalizei, as vzs acho q peguei leve, outras acho q devia me calar. Mas são incentivos como o seu e dos q cá frequentam q me fazem continuar a dizer o que a intuição quase me obriga.

    Agora (com tudo aparentemente dominado) é torcer para a população dessas localidades desfavorecidas, pensem e exijam do poder público algo a mais do que liberdade e poder de compra pra ter coisas muito mais valiosas do que ver a novela em High Definition.

    ResponderExcluir
  11. Entendi o que vc disse, está corretíssimo.
    Agora só faltam +90 minutos de puro sofrimento (rs).

    ResponderExcluir

Uma obra de arte é um ângulo apreciado
através de um temperamento.
(Emile Zola)