domingo, 7 de novembro de 2010

Marcio Faraco (Ciranda) 2000

 
No exterior, figura exponencial, aqui o "famoso quem mesmo?"  - essa é a realidade de vários músicos brasileiros, que encontram lá fora a oportunidade que um dia o estabulishment avisou que ligaria mais tarde. Com Márcio Faraco não foi diferente, na tentativa de lançar seu trabalho e encontrando apenas portas fechadas no Brasil, a chance para o seu sonho se realizar aconteceu no além mar. Em seu caso, nem a argumentação de que faltou-lhe apadrinhamento é cabível, ao contrário: em começo de carreira - antes de Marcio partir pro mundo - foi Chico Buarque quem se empenhou pelas gravadoras, entre Rio e São Paulo, sempre com um CD demo do violonista à tiracolo - fazer o que se, só pra contrariar, a turma do molejão chegou antes, varrendo as esperanças primeiro?

Depois de duas décadas, o violonista, compositor, arranjador e cantor está alcançando o reconhecimento mundial como uma das personalidades mais originais e inovadoras da nova música popular brasileira. Nascido em 1963, em Alegrete - Rio Grande do Sul, reside em Paris há mais de dez anos.

Em 2000, “Ciranda” foi a primeira experiência a solo de Márcio, que conta com composições próprias de altíssimo nível e de gente que não se alienou do outro lado do mundo e está muito bem interado com as questões nacionais. O som é inovador, mescla ritmos típicos brasileiros, flerta com a bossa nova, samba e um toque de baião. Além de tocar violão como poucos, Márcio é dono de uma voz suave e que se encaixa perfeitamente com suas melodias.

Enfim, Márcio Faraco pode se considerar um vencedor, teve o seu reconhe-cimento mais do que merecido, Ciranda foi muito bem na Europa e desde então, por lá viaja, além do Japão, fazendo muitos shows. Já lançou 5 álbuns. "Ciranda", a música título, com a participação de Chico Buarque, "Interior" (2002), "Com Tradição" em 2005, "Invento" (2007) e "Um Rio" (2008) avec Milton Nascimento.

Enquanto isso, no Brasil dos 2000 pra cá, um sem número de pagodeiros passaram. Dos únicos que ficaram famosos, sobram 3. Um, com carreira internacional (???!!!) atropelou e matou um motoqueiro e nada deu, outro foi parar na cadeia, pois com o narcotráfico se envolveu, e o terceiro? O 3º é um fofo! Quando não está espancando mulheres e repórteres em pânico, vai tentando carreira solo como Senador da República - distribuindo banana e ensopapando a já nocauteada cultura nacional.

Infim, favê o Q? Q tal ouvir -e cantar- a ciranda do desapego e da resignação? "Ciranda", a música, diz tudo.
A faixa 1, é justa a que conta com a participação do Chico Buarque.

MARCIO FARACO (CIRANDA) 2000

10 comentários:

  1. As vezes me sinto como na musica...
    Eu amei a musica a letra e a voz melodiosa dele.
    Neste pais Luan Santana vende,,,
    O que esperar desse povo neh?
    E o tal do Fiuk...e o Restart?
    Ai socorroooooo.
    Bjos achocolatados.
    Gosto muitão ...

    ResponderExcluir
  2. A musica é como o prazer..É necessario talento pra fazê-lo melhor...
    Deixo beijos e tulipas

    ResponderExcluir
  3. Agora é que eles não retornam mesmo.

    Grande abraço, JL.

    ResponderExcluir
  4. Bjos achocolatados em teu coraçãozinho tão aflito...Bobo!
    tudo vai dar certo.
    te gosto muito, muito viu?

    ResponderExcluir
  5. A Female, Lester e Zuca, grato, muito grato, gratíssimo a visita.

    ResponderExcluir
  6. sérgio san,

    não conhecia o márcio faraco...obrigadão pela dica bacanuda e essencial...só pela demo aí da radiola já se tem a dimensão da música do compositor, cantor e violonista...piramidal

    curioso que a harmona e melô de 'ciranda' tem tudo a ver com o som do sr.francisco buarque...boa sacada musical.

    abraçsonoros

    ResponderExcluir
  7. Pois não é que levei um susto, seu san? Confesso que chutei, usando a lógica, que o Márcio também vendia bem e fazia shows e sucesso no Japão - pais onde muitos excelentes músicos enjeitados da terrinha convergem, agora fiquei na dúvida...

    Mas fiquei muito feliz q uma pessoa com o seu bom gosto e cultura musical tenha gostado tanto. Sua observação sobre Ciranda procede.

    Valeu a visita.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Acabei de terminar um site dedicado ao grande Márcio:

    http://www.umrio.com

    Saudações da Itália!
    Vito

    ResponderExcluir
  10. Acabei de vir de lá agora. Muito maneiro o site, Vito. Bom pra gente saber as novidades, shows, novos lançamentos. Vou frequentar.

    Abraços!

    E valeu a visita.

    ResponderExcluir

Uma obra de arte é um ângulo apreciado
através de um temperamento.
(Emile Zola)