quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

NO APAGAR DAS LUZES, O 1º MICO DO ANO É MEU:





SER TRANSPARENTE
Difícil ser transparente? Às vezes, me pergunto: "Por que é tão difícil ser transparente?"
Costumamos acreditar que transparência é simplesmente ser sincero, não enganar os outros. Mas ser transparente é muito mais.
Ser transparente é desnudar a alma, é baixar a guarda e as armas, demolir os espessos muros que empenhamos-nos tanto a levantar... Ser transparente é permitir que toda a nossa doçura aflore, desabroche, transborde!

Mas infelizmente, quase sempre, a maioria de nós decide não correr esse risco. Preferimos a dureza  na medida do razoável à leveza do que nos exporia em toda a  nossa fragilidade humana. Preferimos o nó travando a garganta às lágrimas que brotam das profundezas... Preferimos nos perder numa busca insana por respostas imediatas confortáveis à simplesmente admitir que, a bem da verdade, não sabemos e por isso temos medo! Pode parecer indolor ter de vestir a máscara que nos distancia cada vez mais de quem realmente somos, a fim de sustentar uma imagemagem que nos da uma fragilíssima sensação de proteção. Ledo engano. É como bomba relógio.

E assim, seguimos nos sabotando em falsas palavras, em falsas atitudes, falsos desejos. Não porque somos uma grande mentira, mas simplesmente porque nos perdemos de nós mesmos e já não sabemos mais como reencontrar a pessoa admirável e autêntica ainda não contaminada que seguramente fomos um dia.

Com o passar dos anos, um vazio frio e escuro nos faz perceber que já não sabemos dar e nem receber o que de mais caro temos, doçura, compaixão... a compreensão de que a maioria sofre calada, compartimentada, isolada. Sensação normal de quem se exercitou na arte do isolamento social ou melhor, do "individualismo coletivo.. Nos sentimos sós, imensamente tristes e se choramos,  que ninguém nos ouça, que ninguem nos veja, num silêncio que nos remete a uma saudade desesperada de nós mesmos... Isso porque o que resultou do exercício da auto-preservação, é a tática do revide, da acusação, da agressão mútua... E daí, monami, ar-re-pen-di-mento. Ora se precisa ser muito Freudão, pra entender o processo...
Sugiro que deixemos explodir toda a nossa doçura. Que consigamos não prender o choro, não conter a gargalhada, não esconder tanto o nosso medo, não desejar parecer tão invencível. Que consigamos não tentar controlar tanto, responder tanto, competir tanto... Só assim, quem sabe,
docemente, consigamos viver, sentir, amar... É chegada a hora implacável do clichê. Mas alguns são mesmo implacáveis! Sejamos mais bregas, paguemos mais mico, não somente ao que parece ser mais razoável, mas também, e em princípio,  nos momentos que nos parecer ser de coração. E ora se não foda-se à convenção que só convence os tolos.

Estamos no começo de um novo ano. Vamos começá-lo com a mente elevada, com pensamentos positivos e com ações construtivas. Vamos fazer as coisas diferentes. Vamos fazer de cada dia uma celebração. Vamos fazer de cada dia o melhor de nossas vidas !
Eu também prefiro os embasados na ciência. Fique com um deles, então:





REFLEXÃO DE UM EMBASADO
                                                            (Deepak Chopra)

Somos as únicas criaturas na face da terra capazes de mudar nossa biologia pelo que pensamos e sentimos!
Nossas células estão constantemente bisbilhotando nossos pensamentos e sendo modificados por eles. Um surto de depressão pode arrasar seu sistema imunológico; apaixonar-se, ao contrário, pode fortificá-lo tremendamente.
A alegria e a realização nos mantém saudáveis e prolongam a vida. A recordação de uma situação estressante, que não passa de um fio de pensamento, libera o mesmo fluxo de hormônios destrutivos que o estresse propriamente dito!
Suas células estão constantemente processando as experiências e as metabolizando de acordo com seus pontos de vista pessoais. Não se pode simplesmente captar dados brutos e carimbá-los com um julgamento. Você se transforma na interpretação quando a internaliza.
Quem está deprimido por causa da perda de um emprego, de um amor, projeta tristeza por toda parte no corpo. A produção de neurotransmissores por parte do cérebro reduz-se, o nível de hormônios baixa, o ciclo de sono é interrompido, os receptores neuropeptídicos na superfície externa das células da pele tornam-se distorcidos, as plaquetas sanguíneas ficam mais viscosas e mais propensas a formar grumos e até suas lágrimas contém traços químicos diferentes das lágrimas de alegria.
Todo este perfil bioquímico será drasticamente alterado quando a pessoa encontra uma nova posição. Isto reforça a grande necessidade de usar nossa consciência para criar os corpos que realmente desejamos. A ansiedade por causa de um exame acaba passando, assim como a depressão por causa de um emprego ou amor perdido. O processo de envelhecimento, contudo, tem que ser combatido a cada dia!
Shakespeare não estava sendo metafórico quando Próspero disse: "Nós somos feitos da mesma matéria dos sonhos". 
Você quer saber como está seu corpo hoje? Lembre de seus pensamentos de ontem. Quer saber como estará seu corpo amanhã? Analise seus pensamentos hoje!
"Ou você abre seu coração, ou algum cardiologista o fará por você!"


9 comentários:

  1. Serjão, essas pieguices ñ me pegam, mas eu finjo q sim pra enganar o corpo. Soh q ou ele eh mto burro ou um gênio, porqe ñ vejo mta variação...

    O cabeçalho lah com o título e notinhas tah lindo!


    Fica bem e beijo!

    ResponderExcluir
  2. Minina, posso te dizê? (...) quem cala concente, então, direi: fisicamente, teu corpo é genial e psicologicamente, não me pareces o tipo q inspire tantos cuidados. Vc sabe o que eu penso de você, tipo, em indo a Vitória, q me perdoe Salsa, Lester Don Oleare e atá a Catedral Metropolitana e a Igreja do Rosário, mas você e Josy, juntas!, são o 1º ponto turístico q irei visitar.

    Beijos, minha linda, tudo de bom!

    ResponderExcluir
  3. São postagens como a que acabei de ler que me fazem ter esperança de mudanças, ainda há vida pensante no planeta!! Lembra do meu primeiro comentário no seu blog? eu disse que vc transforma em palavras os pensamentos das pessoas que não conseguem se expressar. Continue em 2011 com a sua missão, não esmoreça, não desista, acredite pois é possível!!!! A cada dia ratifico o que já te disse antes, SOU SEU FÃ!! Um feliz 2011 repleto de felicidades e muita saúde.

    ResponderExcluir
  4. Valeu, meu caro hendrix. E são opiniões como a sua que nos dá estimulo para não desistir. Isso é ser solidário. Esse mundo tá tão focado na grana, que nêgo quando pensa em ser solidário, imagina que vai-lhe custar algum dinheiro. Tolos infelizes. Solidariedade só dá lucro, só q não dá tbm pra depositá-lo, o lucro, numa conta de banco. É a mesma história dos políticos q só investem em projetos que dêem retorno imediato pela visibilidade. E assim a bola de neve - no nosso caso, de lama -, cresce e vai esmagando as esperaças.

    Ops. Fiquei amargo. Mas tou certo ou tou errado?

    Feliz ano novo meu brodi e se és do Rio, uma hora quem sabe não tomamos umas cerva? No meu bairro ou no seu? (Ah é, acho q mudastes do Rio...) Infim, tamos aí.

    ResponderExcluir
  5. Sou do Rio de Janeiro, mais precisamente moro em Nilópolis, porém estou trabalhando em Campos. Vamos ver num fim de semana desses aí, a gente se encontra pra bater um papo, beber umas cervas e vc conhecer o meu triciclo.
    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  6. Pô, brodi, explica melhoe essa do triciclo. Eu estou acabando de montar, com um sacrifífio inumano, uma lojinha de cds sobre um triciclo, não sei o quanto já falei disso e vc leu por aí ou pelaqui, daí q ....... me encafifou.

    Não q seja segredo a minha lojinha de genéricos, mas é pra saber se foi coincidências q não ha! ou se vc leu mesmo pelaí.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Caro Sérgio, foi coincidência!! eu gosto e tenho um Triciclo, viajo para encontros de motos com os parceiros do meu motoclube, porém ando angustiado pois nos últimos seis meses o máximo que consegui andar foi dar uma volta no quarteirão onde moro, uma lástima. Quando nos encontrarmos para tomarmos aquela gelada que está prometida, vc conhecerá o meu bólido. Vou mandar pro seu email o meu telefone e rádio. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  8. Telefone anotado e agendado, Hendrix. Qualquer hora, quando menos esperar, bato um fio ("bato um fio é véia, né fio?) pá tu.

    Coincidências -q não há- a história do triciclo. O meu é à pedal mesmo, mas traz consigo a melhor música do mundo. Costumo dizer que vai dar o q falar. Só não sei se nos Cadernos de Cultura ou nas páginas policiais.

    E por favor, né? Põe o teu pra rodar. Volta no quarteirão é sacanagi. Venha trazê-lo pra beber umas geladas no Quinzin do Dudu, na Cupertino com Ataulfo.

    Abraços!

    ResponderExcluir

Uma obra de arte é um ângulo apreciado
através de um temperamento.
(Emile Zola)