sábado, 1 de janeiro de 2011

Vicki Anderson - Anthology (1964-1980)


Ah, qué sa B? Tá D C dido: ramo começá os 11 pintanu set na casa sônica...

ASSENTA QU'ESSA MAMA É UM ACINTE, FILIN!

Faixa 1: The message from the soul

Faixa 9: Home is where the hatred is (with Bossa Nostra)

Nascida Myra Barnes, Vicki Anderson - que gravava as vezes usando o nome de batismo - era uma superstar na era de ouro da soul-funk-R&B dos anos 1960. Ficou mais conhecida por suas performances com James Brown. Gravou uma série de singles e é reconhecida, na autobiografia de "Mr. Dynamite" (Brown) como a melhor cantora com quem já se apresentou e provavelmente a melhor que já havia testemunhado no palco. Ela é viúva de Bobby Byrd (o fundador original do The Famous Flames, grupo vocal soul rhythm & blues nos moldes dos Temptations, daqueles que haviam centenas à época). Vicki também é mãe de duas extraordinárias cantoras soul, que prestaram bons serviços também na explosão do acid jazz, Carleen Anderson e Jhelisa. Vicki entrou para a TFF em 1965 substituindo Anna King, e ficou por três anos como a principal voz feminina do grupo, até ser substituída por Marva Whitney (outra diva do gênero), em 1968. Mas voltou em 69, depois que Marva se afastou, permanecendo por mais três anos até 1972 - Lyn Collins assumiu o posto. Em 1970 ela lançou sua canção mais famosa, o hino feminista "Message From The Soul Sisters". 9vis fora os rasgados elogios, Vicki e Brown tiveram uma conturbada relação profissional enquanto na James Brown Revue, nos 60s, vias de fato legal... Na Inglaterra, Vicki gosa de grande prestígio, sendo considerada a mama soul do Reino Unido. Por sinal,  onde baseiam-se as filhas, Carleen e Jhelisa, que atingiram o topo de suas carreiras nos anos 1990.

6 comentários:

  1. Lendo e aprendendo...Ouvindo e tentando apurar os ouvidos...heheheh. Bjos achocolatados e FELIZ ANO NOVO.

    ResponderExcluir
  2. Apura, momô. Apura q te fa bene.

    bjos!

    ResponderExcluir
  3. Caro Sonico ,
    Passei aqui só para desejar muito "bonsucesso"pra vc, e que ainda vamos jogar muita conversa fora e biritasssssssssssssss pra dentro, nesse ano que se inicia
    Tim- Tim !!!

    ResponderExcluir
  4. Com certeza, mr. Ed!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. beleza de soul
    e novidade, não conhecia essa voz
    já foi pra caixa !

    valeu

    ResponderExcluir
  6. Valeu, Guzz. Muito bom apresentar, dar conhecimento, de um artista pra quem já conhece um mundo deles. É o q torna esse trabalho um vício.

    Valeu a visita.

    ResponderExcluir

Uma obra de arte é um ângulo apreciado
através de um temperamento.
(Emile Zola)