quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Heraldo do Monte em 2 tempos


Tá. Aí você diz, quedê o Heraldo? Pois é. Ele está nesses dois tempos. Em 1960, no teatro da Folha de São Paulo, se apresentando com Dick Farney, Booker (pai adotivo da Eliana) Pittman e outras feras. E, quando li a dica no Jazz + Bossa + Baratos Outros - sobre o disco da Folha - e ouvi a pérola, consequentemente a incrível guitarra - pensa: se destacar em meio a essa galera, não é pra qualquer um... - de Heraldo do Monte, pensei. Eu conheço o Heraldo? Conheço. Tenho algo dele? Não?! Comansim? Daí providenciei este Zimbo Trio convida Heraldo (e o saxofonista Hector Costita).

Ouvir um show de Dick Farney e Booker Pittman, gravado ao vivo no final do ano de 1960 no auditório da Folha de São Paulo é coisa para  colecionadores de vinil muito raro, certo? Errado. Graças à internet, abnegados estimuladores da memória da música, digitalizam pérolas como esta e publicam em seus blogs... Outro engano. Infelizmente, este álbum, não pôde ser baixado em blogs, pois o único que o disponibilizava (LORONIX de Zeca Louro), saiu do ar - e/ou acha-se, mas sem mais disponibilizar a coleção outrora publicada. A explicação, até onde se sabe, ninguém sabe, ninguém viu, mas blogueiros experimentados que disponibilizam álbuns raros (há milhares deles), sabem que o bom blog é aquele já perseguido pela indústria algumas diversas vezes. Alguns, de pressão em pressão, acabam desistindo. Mas aqui não se tenta, tirar conclusões preciptadas, apenas entender... O único fato incontestável é que Dick Farney foi um pianista, cantor excelente que contribuiu decisivamente para a renovação da MPB, incorporando harmonias de jazz ou simplesmente praticando-o como poucos. Aqui Dick está ao piano em todas as faixas, acompanhado por Heraldo do Monte (g), Luiz Chaves (b), Paulinho (bt), e outros músicos excelentes. Booker Pittman (ss,sa) participa em algumas faixas (da 4ª em diante) também cantando, ao estilo Satchmo.

FAIXAS:
The Man I Love 2:44 (George & Ira Gershwin)
Velhos Tempos 3:56 (Luis Bonfá)
Want to be Happy 5:43 (V. Youmans &. Caesar)
Gone With The Wind 8:58 (A. Wrubel & Here Magidson)
Am I Blue 3:15 (Akst & Clarke)*
St. Louis Blues 3:46 (W. C. Handy)
Sweet Georgia Brown 2:46 (Bernie, Pinkard & Casey)
heese 4:32 (Dudu, Daniel & B. Pittman) Tiger Rag 4:08 (Sharbaro, Ragas, Shields, La Rocca & De Costa)

"Quem ficou algum tempo sem acompanhar de perto a carreira do Zimbo Trio, pode levar um susto com este disco.

É claro que não se modificaram a qualidade e pureza do som, a execução primorosa que sempre foram a marca registrada do conjunto. O Zimbo não é de deixar barato quando se trata de interpretar clássicos da música popular brasileira e/ou a sua própria. Mas todos perceberão que a proposta musical, a criatividade, o “punch” interpretativo são completamente outros aqui.

Tudo isso nos leva a conclusão que o Zimbo atravessa uma fase de mutação. Como as aves que após a hibernação, trocam a plumagem para incorporar à beleza do canto, uma identidade renovada.

O Zimbo resume, como manda sua própria tradição, uma posição de vanguarda musical, que certamente deixará perplexos aqueles que sempre o imaginaram numa posição cômoda de seguir seus próprios passos na teoria “Não se mexe em time que está ganhando” e nunca arriscando a contestar ou renegar, o próprio sucesso.

Hoje vemos um Zimbo mais maduro, todos vão concordar. Um Zimbo despojado de preocupações comerciais mercadológicas. Mais voltado para uma coisa chamada música do que em qualquer momento de glória da própria carreira. E é a musicalidade e esse arrojado descompromisso que vão transbordar em todas as faixas deste álbum.

Um grande momento que vai demonstrar estarmos ainda diante de um grande projeto musical, porque fortalecido por grandes músicos e participações, não diante de músicos que por já se acharem grandes, não persigam, com firme determinação, a unidade."
Luis Celso Piratininga


Como o dito acima, para este  álbum foram convidados Hector Costita, sax e Heraldo do Monte, guitarra. O Zimbo é: Amilton Godoy, piano, Luis Chaves, contra-baixo e Rubens Barsotti, bateria.

FAIXAS:
Fé Cega, Faca Amolada
(Milton Nascimento e Ronaldo Bastos)
Tudo Bem
(Amilton Godoy)
Brincando
(Luis Chaves)
Vai de Aracaju
(Rubinho Barsotti)

Viola Violar
(Minton Nascimento e Marcio Borges)
Poliedro
(Tito)

Laudecy, até mais
(Rubinho Barsotti & Amilton Godoy)


Dick Farney & Booker Pittman - Jam Session - 1961

Zimbo Trio & Heraldo do Monte (Zimbo) 1976

BEM AMIGOS... COMO MARIDO TRAÍDO, DEVO SER O ÚLTIMO A SABER. ACABO DE VER QUE DELETARAM TODOS OS MEUS LINKS 4 SHARED - OU SEJA, UNS 2 ANOS DE TRABALHO, NO MÍMIMO. CANSEI, JÁ DEU. TALVEZ UM DIA EU VOLTE COM ISSO DE SER BLOGUERRILHEIRO, POR HORA, ESSA É A MINHA ÚLTIMA POSTAGEM. E/OU AS MERECIDAS FÉRIAS. ACHO QUE, COMO ÚLTIMA POSTAGEM, FOI UMA POSTAGEM HONROSA - SEJA PRA ABANDONAR O BARCO, SEJA PARA DAR UM TEMPO. MUITO OBRIGADO A TODOS QUE ME ACOMPANHARAM. NEM QUE EU QUISESSE DESTACARIA ALGUÉM. OS AMIGOS SABEM O QUANTO SÃO QUERIDOS.

Dick Farney & Booker Pittman (Jam Session) T.2 - Velhos Tempos
 

Zimbo Trio & Heraldo do Monte T.1 - Fé cega, faca amolada

21 comentários:

  1. RSRSRS... Valeu a força mr. Ed, mas vou dar um tempo. Só não deixarei de visitar os amigos.

    Voltando as vacas magras: brodi, tou precisando de suas dicas. Por favor me ligue. Preciso, sem competição, que me passe algumas dicas de Casas de clientela mais pro jazz, pr'eu poder espandir meus hori$ontes e reponder, literalmente, na mesma moeda desse povo tolinho que 'nos' tole.

    Abraços!Mas ó: tou contando com a sua ligação.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Mr. Sérgio,
    Não desanime, brother!
    Lembre do Quintana: eles passarão e você passarinho!
    Que venham muitas outras postagens - prá não despertar o big eye da turma, fica mais no jazz, já que é um estilo que não tem tanta importância pro Deus Mercado quanto o rock e o pop.
    Abração e tamos na luta!
    Reco Rules Forever!

    ResponderExcluir
  3. Ficaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Pedindo...Quase implorando!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Bjos achocolatados

    ResponderExcluir
  4. Seu san, e o som, seu san???

    Agradeço ao0s insistentes pedidos. Mas e o som, gente? Dick Farney ao vivo na Folha, e Heraldinho? Zimbo trio.com o Heraldinho... E o som, gente!?

    Sandra, grato por voltar. Não fosse essa a última postagem eu faria outra só com o meu tradicional "UFA!".

    Beijos! ... E o som seu san?

    ResponderExcluir
  5. Até vc dizer que fica vou vir aqui todo dia, toda hora te pedir pra ficar...E nem perca tempo me dizendo que não adianta, porque sabe que sou insistente neh?
    Acha o que ?
    Que é só ir se retirando assim do mundo virtual e boa?
    Acha que vamos permitir?
    Ah mas nem morta...
    Ficaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    Ficaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    Ficaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    Ficaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    Ficaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    Ficaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa...
    Ô se vc se for, quem vai me ajudar a aprimorar meu gosto musical? Você será o culpado por mais uma mulher que ouve sertanejo, pop rock etc etc...
    Vais carregar essa culpa pro resto da vida. Já pensou que sofrimento kkkkkkk
    Pensa mais...Dá um tempo. mas volta tá?
    Bjos achocolatados

    ResponderExcluir
  6. Vweremos. Talvez volte, mas não postando mais álbuns, ou só indicando onde se baixa. Sei lá. O fato é que enche o saco e a burrice pra mim é a característica totalmente humana - o simpático quadrupede não tem nada a ver com isso - mais difícil de se lidar nessa vida. Cê veja, se a atitude de deletar meus links eles acham que me fazem desistir do blog, desconhecem a ação contrária externa que estou empreendendo. Burros humanos não deviam fazer falta nem na cadeia.

    Em todo caso, obrigado pela força e o carinho.

    Bjos

    ResponderExcluir
  7. MR. SERGIO,
    O RIO , ESTÁ FICANDO UMA CIDADE TRISTE E SEM GOSTO MUSICAL .
    vOU DEIXAR ABAIXO ALGUMAS CASAS QUE AS VEZES, TOCAM MÚSICAS AO VIVO DE QUALIDADE :

    1)Vinicius Bar: Rua Vinicius de Moraes, 39 - Ipanema
    2)Santo Scenarium: Rua do Lavradio, 36-2º andar – Centro Antigo
    3)Drink Café Humaitá: Rua General Dionísio, 11 - Humaitá (em frente a Cobal)
    4)TribOz - Rio: Rua Conde de Lages, 19 - Lapa
    5)Semente: Rua Joaquim Silva, 138 - Lapa
    6)AABB - Tijuca: Rua Haddock Lobo, 227 Tijuca - Segunda-feira, das 19h30 às 22h30.
    7)Porcão Rio's - Aterro do Flamengo (Piano bar)
    8)Sala Baden Powell - que vc já conhece.
    9)Não sei o nome. Só sei que está no lugar da Roda-Viva - ao pé do morro da Urca - Zé Carlos Bigorna (sax) ex- Modern Sound , e conjunto as quartas (ainda não fui)

    Abraços sonoros,
    Ps: Está muito dificil fazer uma lista de boas casas...

    ResponderExcluir
  8. Voltaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Ao ler esta triste postagem hoje a sensação que tive foi de que fiquei órfão e desamparado. Caro Sérgio, sujeito a intempéries, quem mais irá escrever aquilo que eu penso, mas não consigo transcrever em palavras? Quem mais irá materializar o pensamento coletivo dos que não conseguem se expressar? Quem mais irá assumir o papel de herói tupiniquim, o Macunaíma dos blogs musicais? Quem mais irá escrever com acidez, bom-humor, sarcasmo e consciência que vc? Sérgio lembre-se que vc já virou um patrimônio dos blogs musicais, pois a sua qualidade supera em muito a quantidade oferecida pelos outros. Não se deixe vencer pelos acéfalos, desmiolados e analfaburros que assolam o nosso país, como diria STANISLAW PONTE PRETA, não deixe que o FeBeAPa (Festival de Besteiras que Assolam o País) retirem de vc o que tens de melhor, ou seja, a sua liberdade de se expressar e a capacidade de expressar o que muitos de nós pensamos e não sabemos fazer. Como diria também Huberto Rohden, filósofo brasileiro, não existe evolução sem resistência. Criaram um muro, construa uma escada e passe por cima dele. Espero que reavalie o que externaste num momento de ira e revolta, pois agora que a calmaria veio e a razão também reapareceu, vc estará mais apto a fazer a escolha certa.

    Sérgio espero que as minhas palavras e as de outros amigos seus e nossos tenham sido suficientemente tocantes ao ponto de te fazer mudar de decisão.

    Um forte abraço do seu admirador.

    (Não esmoreça, retroceda, avance, lute e vença)

    ResponderExcluir
  10. Brodi, Hendrix, desde ontem, quando li teu comentário, tou procurando as palavras... Me deixaste completamente desverbalizado. Mas a coisa é o seguinte, tou usando o motivo "Tim" (o da música Hit do Maia) pra ir-me embora. Nem sei se vou conseguir. Gosto de soltar o verbo. Façamos o seguinte daremos, eu e a minha falta de tempo e paciência (e olha, não creio que a deletada de todos os meus links tenha sido sabotagem dos brasucas não). Acho q a cois vem de uns andares acima) mas enfim, eu volto.

    Abraços! E, caraco!, tu sabe ser convincente quando quer...

    ResponderExcluir
  11. Nem eu sabia que teria a capacidade de te convencer, porém fiz a minha parte e tentei.
    Estou feliz por haver conseguido.
    Aguardo novas postagens.
    Estou começando a escrever no meu BLOG, e aproveitando para aprender com o erro alheio, apenas indico o que gosto, deixando que os interessados garimpem na grande rede.
    Forte abraço do seu admirador.

    ResponderExcluir
  12. Psiu!
    Ops!
    Beijos e tulipas!

    ResponderExcluir
  13. Isso aqui é igual cocaína meu velho.

    Até breve, John Lester.

    ResponderExcluir
  14. Mas... Se eu larguei essa maravilha, porque ela andava de péssima qualidade...

    Infim, uma hora apareço por aqui.

    Abraços, meu caro Mr. John.

    ResponderExcluir
  15. O link do Zimbo Trio está off...
    Tenho em LP e acho um ótimo trabalho.
    Abraços do
    Jack
    BH MG

    ResponderExcluir
  16. Sergio, meu camarada! F.D.P. é uma raça que grassa (parece rato e a comparação não é mera coincidência)e se espalha pelo mundo todo, não é mesmo? No problem, buddy. Nada que um flautista de Hamelin turbinado por Ian Anderson não resolva. Meta a clava/clave de Sol neles!!!

    JOrge

    ResponderExcluir
  17. Pois é, meu amigo, eu ainda estou no período 'PP', Preguiça de Prosseguir. Mas já já isso passa. É só eu me animar.

    Jorge, se vc me v of no msn é por problemas técnicos q não consigo resolver. Minha máquina bichou completamente, placa mãe, processador, o monitor q era a lenha tbm foi pro espaço, eu tive q trocar tudo - pancada financeira tbm, estou de máquina nova. Mas ela tá dando uns avisos sobre um certo certificado de segurança q tem q ser renovado pra entrar em algumas ferramentas como o msn e o skype, por isso não estou usando... Qualquer coisa te mando e-mail.

    Abraços, valeu a visita.

    Jack, testei o link do Zimbo e ainda está ok. Não sei o q aconteceu aí. Try again, please.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  18. Sergio e amigos.
    Ontem baixei o Dick & Booker com sucesso no link http://rapidshare.com/files/109167878/FarneyPittman-Jam-zl.zip
    Eu sei que este negocio do blogueiro é uma pedreira mas, amigo Sergio, não nos abandone. Seu blog é um dos melhores da net e vai fazer muita falta. Um grande abraço.
    Carlos

    ResponderExcluir
  19. Carlos Tibau, visitei sua casa de capas. Meu Deus, como é diversificada e como tem coisas raras que nunca encontrei noutras paragens e como sua casa está me sendo útil! Ouvir de vc que essa choupaninha acanhada é "dos melhores da net" muito me honra. E é como disse o mr. Lester, a coisa do blog é uma cachaça, compartilhar nossos achados com pessoas que amam a música como nós é algo, uma doença incurável, meu amigo. Portanto, enquanto não me deletarem, posso tirar umas folgas, mas abandonar o barco, acho improvável. Valeu pela força e pela sua casa que muito complementa a minha. Abração!

    ResponderExcluir

Uma obra de arte é um ângulo apreciado
através de um temperamento.
(Emile Zola)