quarta-feira, 29 de junho de 2011

Guy Lafitte (The Things We Did Last Summer) 1991

O veterano saxofonista tenor Guy Lafitte, caracterizado principalmente pelo seu jazz suave com grande queda para as baladas (aqui com algumas peças mais rápidas) está impecável neste refinado lançamento em CD (1991) pelo selo francês Black & Blue. Provavelmente, o aspecto mais interessante no conjunto da obra (que mistura clássicos​​, como "Sweet Lorraine", "Sweet and Lovely" e "On the Trail", com alguns originais) é o fato do pianista Jacky Terrasson poder ser apreciado numa de suas primeiras gravações, elevando ainda mais o nível da seção rítmica, que inclui outra promessa, o baixista Pierre Boussaguet, e o experiente baterista Al Levitt.

A música é de excelente qualidade, mas o lado lamentável é que este CD jamais foi disponibilizado fora do circuito europeu – por exemplo, importá-lo pelo Amozon custa hoje, a mais do que nunca, insólita quantia de 99 dólares. Como diriam os francêses, je suis désolé...

E agora reparando bem na brochura do Lafitte da capa, a sensação é a de que ele antecipa o sentimento lá desde o verão de 1991.

Obs.: Este texto está na capa do meu exemplar genérico que vai pra lojinha de CDs de jazz fora de catálogo - a venda na única casa do ramo no Rio que se encontra um álbum de Guy Lafitte, entre outras fantásticas obscuridades. Aqui, craro, o álbum vai de grátis pra quem frequenta blogs. Quem curte o upgrade de CDs com identidade visual tipo capinha, vai caminhar na orla da Delfim Moreira e encontra um camelinho metido a besta - no Leblon, segundo alguns, TODOS são metidos à besta - e adiquire o álbum a metidos a besta 15 reais. No mais, todos q param pra conversar com o camelô do camelo, ficam sabendo deste blog, Sergio Sônico, e que se preferirem, baixam alguns dos álbuns sem custos. Mas nêgo gosta de CD com capa e aceita pagar numa boa. Ê bairrozinho besta, sô!

Ando may sumido, mas é por uma boa causa: causa d'eu que demanda tempo, afinal ambulante que não trabalha não come. Mas... todavia, contudo e esse negócio de dinheiro que vicia, quando tenho umzin (digo tempo) venho cá e trago um mimo pros meus fãs... Tô de sacanagi na parte dos fãs - e em todo resto tbm.

Abraços! 

Em tempo: seu san quédi o(s) livro(s), seu san? Agora sou um imprezário, tipo capitalista titã, só quero saber do que pode dar certo, não tenho tempo a perder.

Ah! Em tempo 2, a missão: Grato mr. John Lester! Esse Guy, foi você quem me apresentou!

Vai uma provinha, freguesa?
Guy Lafitte (The Things We Did Last Summer) Take one 
"The Things We Did Last Summer"


5 comentários:

  1. Oh Impaciente figura, como diria aquela música do Djavan, "Tenha calma"....
    A caixa tá aqui em casa, mais o do Ruy, devidamente autografado. Devo mandar hoje - tô dirigindo com moderação e a bichinha pesa um bocado, assim tô esperando um amigo meu que ficou de levar pra mim no correio, ok?
    Em homenagem à sua pessoa e ao Laffitte, ouço-o no ótimo Blue and Sentimental, que saiu pela série Jazz in Paris (que tá num precinho bem mais em conta, tipo umas 90 doletas a menos no Amanon, o maior concorrente da Reco Records).
    Abração e quando se tornar um Eike Baptista do disco, vê se não fica mais "metido a besta" do que já é :-)

    ResponderExcluir
  2. Seu San, a pressa pode ser inimiga da perfeição. Mas a perfeição é uma chata de galocha! Ontem, além de ter bibido umar lata a mais - ou foram garrafas? Não sei. Ao certo só sei q foram a mais. O importante é que tive uma idéia gênia! Q tem tudo a ver com o seu "Confesso" (essa te passarei por emeio)

    Quanto ao Lafitte, me adiantei a vc no "Jazz in Paris". O cara me arrebatou!

    Bom, vamos às idéias, aguarde minha correspondência.

    ResponderExcluir
  3. Fala sério, Mr. Sônico. Quem sou eu para apresentar o sax de Guy Lafitte ou os textos de Mestre Apóstolo para alguém...

    Só falta agora você dizer que ficou sabendo o 1º Festival de Saxofones do RJ através do meu blog!

    Sempre um exagerado esse Mestre Sônico.

    Grande abraço, JL.

    ResponderExcluir
  4. Seu, mr. Lester, eu só não me considero um alienado por causa sua. Moço se eu disser q não soube 1º Festival de Saxofones do RJ, ple a se, releve.

    Abraços! E favê o q si tu é o cara?

    ResponderExcluir
  5. Mandei pelo teu gmail
    o email do blog, ok?
    Bjos

    ResponderExcluir

Uma obra de arte é um ângulo apreciado
através de um temperamento.
(Emile Zola)