domingo, 13 de maio de 2012

Charlie Ventura Sextet (Chazz '77) 1977



... EM NÃO PODENDO POSTAR ÁLBUNS, A PARTIR DE AGORA, A MÚSICA VEM SEMPRE EM PRIMEIRO LUGAR.

wonderful world


newport


high on an open mike


body & soul

O que diz a crítica:

Aqui, a última gravação de Charlie Ventura como líder. Teve lugar em 1977 para o selo Famous Door. Embora problemas de saúde tenham diminuído um pouco o tom em geral majestoso de seu sax tenor, Ventura se mostra com o espírito elevado de antanho durante toda a sessão. Junto com ele, muitos de seus velhos amigos, incluindo os trombo-nistas Urbie Green e George Masso, o pianista John Bunch, Milt Hinton, baixo, e o baterista Mousie Alexander, além de um moço, pouco mais de 26 anos, o trompetista Warren Vaché. Ventura revisita seu antigo hitHigh on an Open Mike” e também acena com uma novíssima composição, "Newport", só para esta gravação. Mas, desempenho máximo venturoso é o tratamento rapsódico dado ao perene standard "Body and Soul". Os demais solistas brilham ao longo de toda a sessão, especialmente Green e Vaché.

Infelizmente, este LP – o CD então, nem pensar, jamais existiu – está fora de catálogo desde a morte do produtor e proprietário da gravadora Famous Door, Harry Lim.

4 comentários:

  1. Feliz domingo...Bjos achocolatados

    ResponderExcluir
  2. Beijos, Sandrinha! Beijos Fluminantes!

    ResponderExcluir
  3. Grande Sérgio!
    Bem-aventurados os que podem desfrutar do Charlie!
    Sonzaço, com direito a improvisos muito bem construídos, com uma lógica retrô que une duas gerações: o veterano Ventura e o novato Vaché, em comunhão absoluta, pelas sacrossantas mãos do jazz.
    Não conhecia esse disco e vou correr atrás de algo desse portento. Grande abraço, meu caro e que o disco tenha muita sorte no Top Ten do lojinha!
    PS.: Não sei o que aconteceu. Pus o comentário acima e ele sumiu. Repito-o-o!

    ResponderExcluir
  4. Amigo, seu san, e por tabela, Predador, cês sabem q minha meta é buscar o que há de mais RARO, por dois motivos: satisfação pessoal e pra calar a boca daqueles q AINDA me vêem como um oportunista que, no mínimo, não paga imposto a nação ou no máximo, direito aos artistas. Quanto mais raro e valoroso, no sentido da qualidade musical, mais me redimo, ou melhor, me sinto redimido pelo trabalho q faço! Mas é dificílimo encontrar discos como o Chazz ’77 do Charlie Ventura, isso pq 1º é necessário sabê-los, e só sei quando os encontro. Diante mão, há de se ter o conhecimento q não tenho sobre quais os fora de catálogo que estão dando sopa na internet. Então imaginem a minha alegria quando os encontro! E o Chazz, foi um baita de um achado. Quem conhece sabe.

    ResponderExcluir

Uma obra de arte é um ângulo apreciado
através de um temperamento.
(Emile Zola)