sexta-feira, 16 de novembro de 2007

KINGSBURY MANX (2 EM 1)


Kingsbury Manx é uma banda americana da Carolina do Norte. O som tem forte parentesco com a fase Barret, mais acústica do Pink Floyd, dos álbuns “The Piper at the Gates of Dawn”, “A Saucerful of Secrets” e “Obscured by Clouds”. São melodias suaves, cativantes embaladas naquele climão lisérgico (não confundir com letárgico) dos 70s.

Um bom lugar pra desencavar essas novidades interessantes na rede, é freqüentar o allmusic (link ao lado nas “In Forma Sons”). O site, o mais completo sobre música - principalmente, americana, rock, blues, soul e jazz - dedica um espaço para o “albun of the day”. E foi ali que descobri Kingsbury Manx, na ativa desde 1999. Este homônimo (2000) é o mais bacana dos outros 2 (lançaram até agora 4 álbuns. No allmusic, todos muito bem cotados em 4 estrelas). Me apeguei ao som dos caras quando topei, logo na faixa 2, com "Regular Hands". O álbum está na íntegra no link abaixo, mas pros sãotomés, clicando na faixa citada aí atrás, sabe-se diante mão se se vai apreciar o estilo zen do KM ou não... Boa audição.

Em tempo: caros pacientes leitores, confesso que menti. Sou um afobado! Tudo se passou entre ontem e hoje: havia acabado de ouvir o Homônimo e comparava este com “The Fast Rise and Fall of the South”, o último, de 2007. Preparava-me ainda para escutar o “Aztec Discipline” (sem levar fé que a coisa podia melhorar). Estando agora sim, tudo devidamente degustado “Aztec Discipline” (2003) é disparado, o melhor desses 3 álbuns que tenho. Aproveitando o ensejo e aquela velha mania inútil de comparar pra ver qual o melhor, posto logo os dois. Destacando deste, a faixa primeira logo “Pelz Komet”. O Aztec... levou vantagem sobre o homônimo porque é mais ensolarado. Devo tê-lo preferido, provavelmente, porque o tempo começa a melhorar aqui no balneário. O que, claro, não desmerece o outro* - na certeza de que a vida nos dará a atmosfera propícia para ambos, ganha quem apreciar o estilo KB, levará dois álbuns pra, no feriadão, ouvir dentro de casa pq o feriadão ó... aqui no Rio, ba-bô. Mas não acostuma não hein! Bom.


Clicaki Para Kingsbury manx - Kingsbury Manx

E aqui para Kingsbury Manx - Aztec Discipline

* Na mesma postagem o que era O álbum Homônimo passou a ser o outro. Como sou volúvel... Polianamente encerro: o lado bom é que os volúveis só envelhecem quando não mudam mais de opinião (li isso num livro de auto-ajuda ou na coluna do Paulo Coelho no Extra?).

11 comentários:

  1. Ainda Murray: no disco, ele toca clarinete baixo. Um som bastante grave. Acho que quem poderia nos responder seria o David Valdez, saxofonista e professor americano, que tem um blog muito interessante: http://davidvaldez.blogspot.com/
    Eu tentarei deixar a questão em meu dialeto "debuque izon de têibou" para ver se ele responde.

    ResponderExcluir
  2. Putz, tbm não falo pickles de inglês. Mas, Salsa, juro que achava que era sax MUITO baixo. Quase uma tuba! Agora, clarinete baixo? Nem sabia que isso existia. No allmusic (mesmo sem entender inglês) pensei que explicassem algo mas acho que... pelo que entendi, não dizem nada a respeito. Claro que tem o pelo q não entendi, né? Talvez esteja na avenida entrelinhas. Mas me ajuda na pesquisa, cara, valeu! E ó: tô com um monte de Lovano Nonet, se ainda tiver interessado nalgum diga qual q tvz eu tenha.

    ResponderExcluir
  3. Ops! No allmusic não tem nem texto sobre o álbum. Mas tenho certeza que vi em algum lugar texto sobre ess Blue Monk. Pode ter sido no Amazon. Enfim...

    ResponderExcluir
  4. O camarada também não tinha a informação.

    ResponderExcluir
  5. Pô Sérgio, grande dica!

    Adorei os som dos KM...

    Pode UPAR os restantes que serão bem-vindos!

    Edson.

    ResponderExcluir
  6. Cara, nem tinha te visto aí, vc é o Edson, aquele mesmo?... Quero dizer, Br quer dizer, G&B? De qualquer forma, sendo aquele ou um novo Edson, seja bem vindo!

    ResponderExcluir
  7. Se apareceres de novo, fale por aqui mesmo. Vamo ver o que posso fazer.

    ResponderExcluir
  8. Creio ser um novo.

    Uso o BR de Brasil!

    ;)

    Gostei do blog e sempre estarei visitando!

    ResponderExcluir
  9. Saquei q não era o Edson do G&B, visite sim, aqui a programação muda com bastante freqüência.
    Obrigado por visitar e comentar.

    ResponderExcluir
  10. Thanks - I have seen no mention of Kingsbury Manx anywhere on blogs, and they are a great band. Haven't heard Aztec Discipline - very curious. Good post.

    ResponderExcluir
  11. Tanx, tanx, tanx........

    ResponderExcluir

Uma obra de arte é um ângulo apreciado
através de um temperamento.
(Emile Zola)