sábado, 22 de dezembro de 2007

DANNY GATTON - NEW YORK STORIES - 1992




(Por volta de 22/12/2007 escrevi:)
Não tem história texto, resenhinha, blá blá blá. Se há um disco que adoro, esse disco é este aqui. E, bro, adorar é coisa séria. Tem um agravante: o disco é ótimo phoda e tal, excelentes temas, Danny Gatton é phodaralhaça. E a banda, então? Roy Hargrove, Joshua Redman... Ó, Ó, Ó!... Porém tem um som aqui... Como disse o álbum é excelente, mas tem uma canção que (...) Ia dizer o nome, faixa, mas não direi não. Ouve aí. Com o link baixa-se o álbum todo, mas, ca-rái, tem um som aqui que, puóótzsss!...

(02/02/08) COMO ASSIM, NÃO TEM HISTORINHA? COCHILEI!

Acabo de dar uma bela varrida na Rede atrás de mais informações (no português) sobre esse álbum. Simplesmente porque um discaralhaço-aço desses não pode ser tão obscuro. Tipo assim: né possível! E não é que encontro uma postagem de 07/04/07 no Jazzseen, jazzyblog o qual freqüento e sou muito fã, com uma indicação do amigo virtual John Lester, enchendo-lhe a bola? Quer dizer que o Danny Gatton se suicidou? Só dá doido nesse meio de gênios...

"As estórias de New York são sempre fortes: antes de se trancar na garagem e estourar os miolos com um tiro de 45, Danny Gatton viveu 49 anos. Aos nove já tocava a guitarra e, aos onze, já montava sua primeira banda. Como todo virtuose, Danny podia se dar ao luxo de tocar qualquer coisa e, para nossa felicidade, ele também tocou blues e jazz. Para os amigos navegantes, deixo a faixa Mike The Cat, retirada do excelente álbum New York Stories, gravado em 1992 para a Blue Note. Com ele, um time de primeira: Roy Hargrove (t), Joshua Redman (ts), Bobby Watson (as), Franck Amsallem (p), Charles Fambrough (b) e Yuron Israel (d). Como se poderia esperar de um grande instrumentista de jazz, Danny não deixou nenhuma explicação para seu suicídio. E a gente fica se perguntando: a vida é ou não é um improviso?" (John Lester)


O que me espanta nesse álbum, quando soma-se a ele a história do músico é que, o disco, não só este mas tudo que tenho desse artista é muito alto-astral! Música para arejar a mente e se sentir o resto do dia felz! Então como pode o autor serm mais nem porque (aí está o questionável: porques deve haver e a gente não sabe...) dá um tiro na cabeça e desiste de existir?! Eu jamais entendi o suicídio sem qualquer histórico de doença terminal ou algo grave q se justifique. Enfim, apeguemo-nos à obra.

DANNY GATTON - NEW YORK STORIES - 1992

6 comentários:

  1. Serjão, meu camarada, que canção é essa? rsrsrs Depois vou escutar pra saber qual delas deve ser...
    Estou preparando uma lista de progs interessantes e outras coisas também, mas eu prefiro te pasar isso por e-mail, como não achei o seu, entre em contato comigo através do maddylee@globo.com (não tem problema divulgar esse endereço porque só abro mensagens de quem conheço mesmo rsrsrs e ta,bém porque já o publiquei várias vezes por aí...).
    Como você me sinalizou com Gentle Giant e King Crimson, já posso te indicar de cara o Van Der Graaf Generator, que é relativamente fácil de encontrar em blogs (Google neles!).
    Valeu!
    Abraço.
    ML

    ResponderExcluir
  2. Farei.

    E a canção é 'One for Lenny'. Coisa linda, Maddy! Depois de postar o álbum estou ouvindo enquanto te escrevo. Ouvindo pela 3ª vez hoje!

    Ps.: O único Lenny dessa galera que me vem a mente é o batera White. Se foi feita pra ele. Ele merece.

    ResponderExcluir
  3. Isso aí, galerinha, venho acompanhando com curiosidade de perto o counter de downloads deste álbum e vos digo: as 16:40 do dia 26/12/2007, 11 privilegiados baixaram 'New York Stories'. Os loads ainda são tímidos porém constantes. Aguardo impressões.

    ResponderExcluir
  4. Pra variar, excelente seu sônico. E nem precisa dizer porque fechou comentário paros anônimos. Eu vi o monte de trote que recebeu, como não passo dois dias sem dar um pulinho aqui, quando dá, comento. Muito bom os seu acervo safra especial, parabens!
    João Só

    ResponderExcluir
  5. Ps: como sou grato e sei que gosta de muito comentário, eu fui o 13º que baixei (rs).
    João Só

    ResponderExcluir
  6. Só, seu Só! Adoro comentário. Menor problema com elogio. Inda mais aqui no blog, não teria o menor cabimento preferir crítica negativa, né não? E esse disco é xodó legal. Tenho mais uns 3 do Danny Gatton, mas este aqui é iluminação total. Valeu prestigiar, Uma abraço e feliz ano novo!

    ResponderExcluir

Uma obra de arte é um ângulo apreciado
através de um temperamento.
(Emile Zola)