sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

SONNY CLARK (COOL STRUTTIN')



A história do jazz é feita de vários Sonny. Sonny Rollins, Sonny Stitt, Sonny Criss e... Sonny Clark.

Sonny Clark, de seu verdadeiro nome Conrad Yeatis Clark nasceu a 21 de Julho de 1931, em Herminie, uma pequena cidade mineira a cerca de 20 Km de Pittsburgh, onde viveu até aos 12 anos, altura em que se mudou para Pittsburgh.

Tal como outras luminárias do jazz, Charlie Parker, Clifford Brown ou Fats Navarro, Sonny Clark morreu cedo, em 1963, com apenas 31 anos de idade.

Fortemente influenciado por pianistas como Bud Powell, desenvolveu um intrincado estilo próprio, caracterizado por um apurado sentido de detalhe harmónico, o que o tornava um dos pianistas mais requisitados pelos saxofonistas e trompetistas do seu tempo.

A pretexto de visitar uma tia, por apenas alguns meses, partiu para a costa oeste, onde encontra Wardell Gray e Oscar Pettiford em São Francisco, onde se estreia em gravações. Pouco depois junta-se à formação liderada pelo clarinetista Buddy DeFranco.

Sendo um músico oriundo da costa este que partiu para o outro lado do continente americano, não deixa de ser interessante averiguar as diferentes existentes entre os músicos das duas costas dos EUA. A este propósito refere Sonny Clark "The fellows out on the West Coast have a diferrent sort of feeling, a different approach too jazz. They swing in their own way. (...) The eastern musicians play with so much fire and passion."

Focou conhecido acima de tudo pelas suas sete gravações para a Blue Note, onde tocou, como líder ou sideman, com nomes como John Coltrane, Art Farmer, Donald Byrd, Jackie McLean, Hank Mobley, Art Taylor, Paul Chambers, Wilbur Ware, "Philly" Joe Jones, entre outros. Entre os discos mais importantes da sua carreira contam-se também "Cool Strutin´" (o preferido de muitos) e "Sonny´s Crib", com John Coltrane. Clark também tocou com Dinah Washington, Serge Chaloff e Sonny Criss.

Considerado por muitos um dos pianistas mais importantes do hard bop, No entanto Sonny Clark nunca obteve o devido reconhecimento pelo seu trabalho, nem o sucesso comercial que merecia.

No original COOL STRUTTIN' se apresenta nesta ordem:

1 - Cool Struttin' - S.Clark 9:24
2 - Blue Minor - S.Clark 10:19
3 - Sippin' at Bells - M.Davis 8:19
4 - Deep Night - Charles Henderson & Ruddy Valée

Portanto as faixas “Lover” e “Royal Flush” que constam na "1ª versão (minha)" são bonus da casa Sônica.

O "Improvisos ao Sul" (Blog de Portugal) é a fonte desta matéria.

Clikaqui p/baixar


10 comentários:

  1. Este eu conheço muito bem, tenho aqui o importado em dig-pak que fiz questão de arrematar. Jazz da melhor qualidade. Foi mesmo uma pena o Sonny ter morrido tão cedo!

    ResponderExcluir
  2. Cumpadi, quando a gente se aprofunda nesse mundinho fechado com um universo de possibilidades que é o jazz, vou te tocar a real: pode não dar vontade de ouvir outra coisa.

    Estou com uma colméia jazzy de responsa e louco pra abrir a caixa de pandora. Só estou cozinhando um pouco pq sei que o estilo não é mais um campeão de audiência. Mas... me aguarde Woody Woodson...

    ResponderExcluir
  3. Serjão,
    valeu pelo comentário lá no Pântano. Mas, pra te indicar alguma coisa de prog, antes vou te fazer uma pergunta básica: dentro do que você conhece de prog, o que (ou quem) você mais gostou?
    Aí, depois disso, faço uma lista ou te passo uns links, porque ainda tem muita coisa boa com links ativos lá no Delirium Dust.
    Enquanto isso vou pescar esse do Gilmore que eu não tenho (o cara tem classe e sutileza e isso não é pra qualquer um, não...).
    Abraço.
    ML

    ResponderExcluir
  4. GETLE GIANT & KIG CRIMSON

    ResponderExcluir
  5. Royal Flush, paula nadler.

    ResponderExcluir
  6. Atenção os que ainda vierem nesses comments: Todo mundo que baixou este álbum esqueceu de baixar a faixa destacada q completa 'Cool Struttin': 'Sippin at bells' que estava com zero downs até (22/01), fiz os dois loads p/ não perder o link. Quem ler esse (já claro na postagem) aviso reforçado aqui, terá o álbum completo e com bonus, quem não. Terá os bônus mas não a ordem e músicas no original completos.

    ResponderExcluir
  7. obrigado por postar essa pérola.......pesquisando e enriquecendo minha coleçao blue note conhecei teu blog, parabens pelas postagens, finesse mesmo meu bom!
    tbm tenho um blog, embora agora nao teja logado aqui, qualquer hora confere la tbm tem algumas coisas blue note q possam te interessar

    abraço

    http://produtodigestivo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. mto obrigado mesmo amigao, tbm vou linkar o teu la, assim q descobrir como se faz isso ehehe.....

    em funçao do trabalho tenho tido pouco tempo p/postar e aprender a mexer melhor nas funçoes do blog......ele ficou desativado durante um bom tempo.

    qto ao paredao de hd, apoiado, seria um plus mto bem vindo ehhee enqto essa hora nao chega vamo arquivando tudo em dvd!

    peço autorizaçao p/postar o sonny clark por la, aproveitando p/ divulgar o teu blog enqto nao coloco nos relacionados

    abraço

    ResponderExcluir
  9. Manda ver, autorizado! Acho q será a 1ª vez que isso acontece. Ao menos q eu saiba.
    Um abraço!

    ResponderExcluir

Uma obra de arte é um ângulo apreciado
através de um temperamento.
(Emile Zola)