segunda-feira, 14 de abril de 2008

WOODY SHAW (MOONTRANE) 1974


Woddy Shaw nasceu em 1944, em Laurinburg, Carolina do Norte. Ainda recém nascido, a família muda-se para Newark, Nova Jersey, onde, aos onze anos, Woody começa seus estudos de trompete com Jerome Ziering. Dois anos depois dá início a sua carreira profissional, tocando na orquestra de R&B de Brady Hodge.

Woody nunca terminou os estudos de música, mas recebeu valiosos ensinamentos com locais jazzmen, como o organista Larry Young e com o saxofonista Tyrone Washington. Com 18, como ele mesmo gosta de dizer, recebeu "a última parte da doutrinação" com o pioneiro do jazz latino, Willie Bobo, em um clube chamado The Blue Coronet, no Brooklyn (entre os outros membros da banda estavam Chick Corea e Joe Farrell).

Eric Dolphy ouviu Woody no Blue Coronet e perguntou se ele gostaria de ingressar em seu conjunto. "A música de Eric me influenciou profundamente", disse, anos depois, sobre o saxofonista. "Ele me ensinou a tocar livremente e me ajudou a encontrar a minha própria voz". A primeira gravação de Woody está no disco "Dolphy's Iron Man". Shaw já estava se preparando para juntar-se à banda em uma excursão pela Europa quando Dolphy morreu em 1964...

Woody Shaw é um trompetista, cornetista, flugelhornista, compositor, arranjador, líder de uma banda e ecleticamente original. Músicos da vanguarda, como Dolphy e John Coltrane deixaram suas marcas no particular estilo de Shaw. Mas ele também não se esquece da dívida que tem para com os primeiros mestres do jazz moderno como Charlie Parker e Dizzie Gillespie.

Woody Shaw morreu em 1989, aos 44 anos, aparentando 60, quase na miséria, cego, um braço teve que ser amputado em decorrência de uma queda na plataforma do metrô de NY - o trem passou por cima... E ainda vítima da AIDS devido ao uso contínuo de heroína. Tudo isso na mesma Nova Iorque que o acolheu e deu asas a sua imaginação delirante.

Este Moontrane dimensiona bem o que vem a ser a obra de Woody Shaw. Com ele na mente, impossível não se abrir um apetite voraz sobre outros trabalhos como Blackstone Legacy; o premiado e venerado Rosewood (daqui já providenciando!); Solid... Enfim, praticamente toda a discografia do cara é obrigatória... Deste que é mais uma lenda na lamentavelmente imensa lista de gênios esquecidos do jazz.

FONTE CLUBE DE JAZZ.

Sobre o álbum no allmusic: Although he never received the notoriety of Freddie Hubbard or (at the time) Chuck Mangione, Woody Shaw was one of the leading trumpeters of the 1970s. The Moontrane is a strong date by one of Shaw's finest units, a band including Azar Lawrence on tenor and soprano, the up-and-coming trombonist Steve Turre, keyboardist Onaje Allen Gumbs, either Buster Williams or Cecil McBee on bass, drummer Victor Lewis, Tony Waters on congas and percussionist Guilherme Franco. Although none of the group originals (best known is the leader's "Moontrane") caught on, the adventurous music still sounds stimulating more than two decades later. Recommended.

WOODY SHAW (MOONTRANE)

WOODY SHAW (MOONTRANE) PART 2

2 comentários:

  1. Naum sabia q o buddy Woody é músico e q gosta d por a boca no trombone, ops, trompete.

    Woody Allen

    ResponderExcluir
  2. Bem, para anular o único comentário nessa postagem feito por alguém que não tem a menor noção da importância que música e músicos têm para quem escreve um blog, tomei a liberdade de transferir pra cá, um comentário feito num espaço mais acima, sobre o artista Woody Shaw:

    "Woody Shaw , na minha opinião, foi o mais inspirado trompetista de jazz da metade dos anos 70, até o inicio da dinastia Marsalis , por volta de 83.Com um Freddie Hubbard(um dos trompetistas de técnica mais exuberante do jazz e infelizmente também um dos mais irregulares, recorrendo a uma postura de apelo excessivamente comercial no período), Shaw demonstrou trabalhos com personalidade própria , sonoridade e articulação de características marcantes.Às vezes de empatia não tão fácil.Como vc descreveu, teve um destino final de vida cruel."The Moontrane" é um disco que categorizo como espetacular.Edú"

    Portanto o comentário foi postado pelo responsável pelo blog, mas o texto é do amigo Edu. Era o mínimo que se podia fazer por Woody e o máximo que deu pra dar um lustre neste espaço.

    ResponderExcluir

Uma obra de arte é um ângulo apreciado
através de um temperamento.
(Emile Zola)