sexta-feira, 6 de junho de 2008

WALTER SANTOS (BOSSA NOVA) 1963


Nunca é tarde para a lembrança... (29/05/2008) *Morre Walter Santos, figura mais associada à paternidade da cantora Luciana Souza - principal nome brasileiro no cenário das cantoras de jazz em nossos dias. Mas isso minimiza por demais a figura de Walter, um educador e produtor de grande importância para gerações de músicos dos últimos quarenta anos. Além de participante, como violonista de discos essenciais do período bossanovista como “Canção do Amor Demais” de Elizeth Cardoso - pedra fundamental do movimento. Não sabia e lhe agradeço, infelizmente, tarde, a criação do selo Som da Gente de música instrumental independente dos anos 80. Seus discos de excepcional qualidade tanto na produção como em requinte gráfico, como, por exemplo: os do saxofonista Roberto Sion, primeiro do maestro e pianista Nelson Ayres... Além dos produzidos pelos guitarristas - em forma individual – Heraldo do Monte e Olmir Stocker (Alemão) representam uma generosa parcela do que houve de melhor no contexto da musica instrumental brasileira em todas às décadas.

*Escrito por Edú (um bom amigo desta casa)

Soube do passamento de Walter Santos, através de Lúcia Guimarães, no programa Manhattan Connection (canal GNT, edição 01/06/2008). Cheguei a planejar homenageá-lo aqui, pois tinha duas preciosidades do mestre... Mas, a falta de tempo somada a euforia face ao momento ímpar que vivemos, eu, torcida e o nosso Tricolor, impediram as merecidas despedidas a tempo. É como disse aí no alto. Nunca é tarde para a lembrança.

O álbum postado, segundo breve pesquisa, vem a ser a 1ª gravação de mr. Walter Santos. Como pesquisa breve é pesquisa mesquinha, por favor, corrijam-me, nos comments, se estiver errado.

WALTER SANTOS (BOSSA NOVA) 1963

Em tempo: não estou conseguindo subir álbuns pelo Sharebee, problema que se dá desde a postagem do Quiet Village. A opção foi usar só o badongo. Desta vez nem esse deu jeito, daí tive que me valer dos préstimos do blog vizinho Loronix. Agradeço. E peço para os blogueiros, se possível, me informar se o problema está na minha conexão, que cai antes da operação se completar, ou se a pane é geral.

7 comentários:

  1. Anônimo6/6/08 15:45

    Prezado Sérgio, vc tem o hábito - é repito de forma pública - de comover seus amigos com tamanha gentileza e generosidade.Obrigado pela imerecida citação e me dá a oportunidade de expressar diante da informação que soube que o Walter foi o único membro de destaque do movimento bossanovista a se recusar terminantemente a ser entrevistado pelo livro definitivo do assunto ,“Chega de Saudade”, do jornalista ,rubro-negro, Ruy Castro.Diante da comemoração dos 50 anos do movimento e a atitude de alguns artistas em “soar” bossa nova , mesmo com as reparáveis lembranças do tempo em seu corpo e sua voz, dou-lhe razão.O tempo é irreversível e na maioria absoluta dos casos deve-se olhar apenas à frente.Quem quiser ouvir bossa nova que recorra ás disponíveis gravações originais e autênticas que sedimentaram o movimento.Não concedendo atenção as correntes oportunistas.Edú

    ResponderExcluir
  2. Imagina, Edu, aqui dá-se crédito e homenageia-se aos que não se conhece, como deixaria de creditá-lo? É uma questão de reconhecimento.

    A lamentar o atraso na postagem. Já que acho que soube da morte do Walter antes da maioria. Aliás, acabo de me lembrar (e corrigir): Walter Santos morreu em 29 de maio e não 30, como havia postado lá. Já que o Manhattan Connection passa no domingo e não é ao vivo.

    Tamos aí - e aqui.

    ResponderExcluir
  3. Em tempo: mortes de artistas como Walter Santos, sabe-se antes no noticiário internacional como o de Nova Yorque... Aqui, aparece no máximo num obituário merreca.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo2/4/09 03:20

    mInteressante! Todos nós somos cidadãos do mundo, mas cada um puxa a brasa por sua sardinha. Existe um livro sobre Walter Santos,para nós "Walter Chororô" escrito por uma amigo de Juazeiro da Bahia, e, Walter Santos, assim como Bobô Campeão Brasileiro pelo Bahia-1988 e Pedro Amorim, o maior ponta esquerda do Fluminense do Rio de Janeiro e da Seleção Brasileira, nos idos de 40, é de Senhor do Bonfim- BA. É verdade minha terra tem Gonçalves Dias, Pelé e outros mais...

    ResponderExcluir
  5. logbonfim@yahoo.com.br2/4/09 03:23

    Interessante! Todos nós somos cidadãos do mundo, mas cada um puxa a brasa por sua sardinha. Existe um livro sobre Walter Santos,para nós "Walter Chororô" escrito por uma amigo de Juazeiro da Bahia, e, Walter Santos, assim como Bobô Campeão Brasileiro pelo Bahia-1988 e Pedro Amorim, o maior ponta esquerda do Fluminense do Rio de Janeiro e da Seleção Brasileira, nos idos de 40, é de Senhor do Bonfim- BA. É verdade minha terra tem Gonçalves Dias, Pelé e outros mais...

    2/4/09 03:20

    ResponderExcluir
  6. Fernando Coelho2/4/09 03:24

    Interessante! Todos nós somos cidadãos do mundo, mas cada um puxa a brasa por sua sardinha. Existe um livro sobre Walter Santos,para nós "Walter Chororô" escrito por uma amigo de Juazeiro da Bahia (Joselino), e, Walter Santos, assim como Bobô Campeão Brasileiro pelo Bahia-1988 e Pedro Amorim, o maior ponta esquerda do Fluminense do Rio de Janeiro e da Seleção Brasileira, nos idos de 40, é de Senhor do Bonfim- BA. É verdade minha terra tem Gonçalves Dias, Pelé e outros mais...

    2/4/09 03:20

    ResponderExcluir
  7. Quanta gente em uníssono!...

    ResponderExcluir

Uma obra de arte é um ângulo apreciado
através de um temperamento.
(Emile Zola)