segunda-feira, 29 de setembro de 2008

UM TOUR POR TOI


E SE A VISTA FICA OPACA, EMBAÇADA DE SOLIDÃO, DIRECIONO MEU OLHAR NUMA OUTRA DIREÇÃO.

'Um tour por toi'

A melhor definição que já encontrei sobre a mais bela e envolvente paisagem, está num pequeno trecho de um texto de John Updike, "A mulher do vizinho". O qual tenho de cor e agora te vejo descrever num tom blasé, quase inocente: "Cada pelo" - você me fala - "é individual e com um papel determinado no conjunto: louro, para invisibilidade, onde minha coxa e o abdome se encontram. Escuro, para a opacidade, onde os lábios tenros procuram proteção. Fortes e vermelhos como a barba de um lenhador, sob a saliência do baixo ventre, escuros e esparsos, como as suíças de um Maquiavel, onde o períneo se estende na direção do anus. Minha xaninha muda conforme a hora do dia, de acordo com a luz e o tecido da calcinha. E ela tem os seus satélites, sabe?" - você me mostra - "Essa trilha fininha de pelos que sobe até o umbigo, a penugem brilhante que enfeita o rego do meu firmamento. E na parte bronzeada do meu corpo, por sobre as coxas, bem aqui, vês?, eles se dispersam me dourando por inteira. Âmbar, ébano, castanho claro, hena, pêssego; essas são algumas das cores da minha xana". Penso: Tem descrição mais detalhada e intimista sobre o próprio ecossistema?... Num templo assim, estando só - e haja solidão nesses templos -, o que mais resta fazer senão obrar e orar?

6 comentários:

  1. Uma obra de arte é um ângulo apreciado
    através de um temperamento.
    (Emile Zola)

    Essa frase cai bem aqui!

    Aff...vou saber desse John Updike. E vc gostou mesmo da fotinha, já havia pensado no texto dele ao vê-la?

    ;*

    ResponderExcluir
  2. Serjão, tb falei d rezar hj... (Estas coicidências me gustam)

    Aqui, coloca um pseudônimo e manda p o PD, huahauahuahauahuahauh


    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Encontrei a foto por acaso noutro blog, Jo. Quando já até tinha desistido de procurá-la. E esse texto pirou 1º a cabeça do Norman Mailer. Foi num livro de contos ("A maior coisa do mundo") dele que li essa citação e daí transpus prum momento presente. Eu presente. E que presente!

    Gabi, o textinho bateria recordes de comentários no PD. Sua idéia é boa. Posto se vc escolher uma de suas pílulas eróticas pra entrar na brincadeira junto comigo, que tal?

    ResponderExcluir
  4. Sergio:
    saiba que seu Blog, é terrivel !!!
    pra quem não pode ficar muito tempo...não da votade de sair, os olhos correm e Tudo é interessante,
    insinuante... voce faz um desenho inusitado na maneira de sublimar naturalmente o que nos é inerente , a sensualidade, as verdades da fragilidade humana e todos os seus "Encantos" com Jazz.
    Tudo muito bem colocado.
    Considero literalmente um "presente" a sua presença.
    Obrigada.
    bjs. zzzz*

    ResponderExcluir
  5. São seus olhos, bela Susie H....

    Continue seu tou por moi que farei o mesmo por toi.

    Bjos.

    ResponderExcluir

Uma obra de arte é um ângulo apreciado
através de um temperamento.
(Emile Zola)