quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Marlena Shaw (Who is this Bitch, Anyway) 1974



E não é que hoje eu tô totalmente soul? Irremediavelmente dedicado às mulheres... Este disco acho (faço votos, espero, intuo, desejo) cumpre bem a missão. E me deixou tão di bob quando ouvi da 1ª vez que enchi o saco da amiga tradutora (Ana), para, adivinha, traduzir o texto de apresentação do allmusic:

"Um disco tão arrebatador e rude quanto seu título anuncia, Who Is This Bitch, Anyway? lança Marlena Shaw em um mundo novo e corajoso, anos 70 quando começam a aflorar os primeiros gritos do movimento feminista. Época, também, dominada pela funk Motown e o rock progressivo, Shaw aproveita para atualizar-se com uma sofisticada abordagem soul-jazz já experimentada em seus discos anteriores para explorar uma paisagem musical, política e sexual que sofre mudanças rápidas. Abrindo com “Street Walking' Woman (You, Me and Ethel)”, uma sátira hilária à cultura de singles bares, o álbum disseca o romance moderno com um discernimento e uma franqueza incomuns, tratando a luxúria ("Feel Like Makin'Love) e a perda ("You Been Away Too Long") francamente. Com músicas e letras direta sofisticadas, percorrendo escalas, do soul luminoso aos ásperos grooves funk é uma obra digna de figurar entre os melhores do gênero. Além de, nos EUA chegar a ser um campeão de vendas pela Blue Note, Who Is This Bitch, Anyway? representa também o ápice da criatividade de Marlena Shaw."

Isso comentou o cara do allmusic. Vamos ao comentário do cara do sônico: é bom para K...!!! (complete a linha pontilhada).

Moça(s), até eu, acostumbrado na arte do paparico, se continuar atirando flores nesse leito, a coisa há de deixar de ser didicatória pra virar algo bem próximo a homenagem pótuma.

Marlena Shaw (Who is this Bitch, Anyway) 1974

5 comentários:

  1. Serjão, acabo de falar uma coisa meio que de machismo e feminismo, venho aqui e vejo isso, vc sabe q a-do-ro!, neh?!

    Eita negona bonita do caramba! E ainda canta?! Desleal!


    Bisous

    ResponderExcluir
  2. Teu micrito tá baixando ou ainda só lamentando?
    Beijos, menina, vou correr lá pra te ver.

    ResponderExcluir
  3. ralho, amei tirando a faixa 1 que ela mais fala, ta certo que o tom da voz é lindo, dos dois, parece bruma de praia.
    As outras faixas são tudo de bom,baixei, salvei e vou ouvir em casa, bem pertada com meu pequeno, mostrar pra ele o que um coração grande faz.
    hoje fui uma especime bem feliz, obrigadão Bililéu eu tava precisando.

    ResponderExcluir

  4. eu voltei, estou bem e vou ficar melhor, com certeza, depois de conferir a shaw!!

    me liga qd puder (mas não agora, que eu vou lanchar) ahahaha

    vou baixar o álbum.

    beijos, sergio

    ResponderExcluir
  5. Nossa, dá uma curiosidade danada já q conheço Marlene apenas no ambiente do jazz.Mas princípios são princípios.Os anos 70 era uma década do "duca".

    ResponderExcluir

Uma obra de arte é um ângulo apreciado
através de um temperamento.
(Emile Zola)