quinta-feira, 30 de abril de 2009

TODA A OBRA OU É INCÔMODA OU INCOMODA MUITO AGENTE


É só ver a obra de Deus (pros que acreditam Nele), ou a obra do Universo, pros que não personificam arte da criação, num sujeito homem, para entender que nela, perfeição não há. Perfeição é produto acabado. Perfeição é a Coca cola. Obra de arte pós-moderna, pró-consumo inquestionável desde o início - de tempos imemoriais. Todo o resto, tanto a criação do imponderável, quanto a dos que ponderam, carece de ajustes constantes. É por isso que muita gente (humana) não se enquadra e reclama da vida. Alguns se matam, outros preferem eliminar o próximo... No fim, irremediados estamos. Assim mesmo, impassível, injusta, imperfeitinha, vida que segue fazendo suas vítimas, prescindindo de unanimidade. Não adianta reclamar, bicho, amanhã você acorda pra praguejar de novo e mais uma vez, como se preso num roteiro à “feitiço do tempo”. Todo dia é dia 2 de fevereiro, todo dia é “Dia da marmota” e você no mesmo lugar, na mesma rotina. Também não adianta descabelar-se, espernear, estourar os miolos, se atirar do vão central, tomar um ar frasco do de tarja preta pra remediar a ditadura do eterno despertar! Vai por mim que eu sei. Eu também (antes uma impressão, hoje certeza) já morri incontáveis vezes. É por isso que insisto nesse... nessa, anátema(tica). E você não quer ficar preso nisso ou no aquilo - sem uma totatola pra beber - né? Refém desse paradigma infinito de ser ou não - o x da questão...


É só ver a obra de Deus (pros que acreditam Nele), ou a obra do Universo, pros que não personificam a arte da criação num sujeito homem, para entender que nela, perfeição não há. Perfeição é produto acabado.


A música de Dafnis Prieto, presa (presa?) no álbum Absolute Quintet se sujeita a tal teoria. É por isso que insisto nesse... nessa, nisto, nele.


Em tempo: esta obra se transformou no meu "universo em desencanto" (do bem) do Tim Maia. E não descanso, nem posto nada, enquanto não angariar o maior número de agentes (que espécie de agentessomos afinal?), para compartir e trocar impressões, seja por aqui ou no andar de baixo. O sergio sônico tbm está obrando.

5 comentários:

  1. o texto tá ótimo, mesmo sendo pretexto (rsrs) pra manter o Dafnis aceso (no bom sentido, claro)... tô contigo e não abro: é um puta álbum e tô ouvindo aqui desde ontem.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Vc tem mesmo razão, Sérgio, de se encantar com o álbum; é algo diferente, de muita qualidade, arrebatador!
    Já baixei tudo. E vou colocar umas faixas lá no meu podcast.

    ResponderExcluir
  3. E tb já incluí seu blog na minha lista de "blogs do música".

    Então, vc gosta de jazz + bossa, mora no Leblon, deve frequentar o Allegro e o Drink e ainda não nos conhecemos pessoalmente?
    Em breve estarei novamente no Rio e, por favor, se apresente - pelas minhas fotos lá no blog vc vai me reconhecer.
    Afinal, temos afinidades e tb somos colegas blogueiros, né?
    Abração!

    ResponderExcluir
  4. Q txt bom, Serjão!

    (Adorei 'irremediados estamos', hahah.)


    Bisous

    ResponderExcluir
  5. Só agora ouvi o disco de Bobby Watson. Muito bom.
    Thanx
    Depois ouvirei o do Dafnis

    ResponderExcluir

Uma obra de arte é um ângulo apreciado
através de um temperamento.
(Emile Zola)