quarta-feira, 27 de maio de 2009

Cheikha Rimitti (Nouar) 1999




"O Rai é um movimento musical que apareceu no inicio do século XX, em Oran. A origem da palavra Rai , que significa “opinião”, “aviso” ou “ponto de vista”, viria da época onde o cheik (mestre), poeta da tradição do Melhon (???), recitava sabedoria e conselhos através de poesias cantadas em dialeto local. O Rai inicial cantava o amor e os valores morais nas festas populares mas também tinha uma vertente irreverente que escapava ás regras islâmicas. Essa última, reduzida à clandestinidade, era cantada essencialmente nas tavernas e nos "souks" (mercado tradicional). Estas duas formas vieram dar origem ao Rai Moderno. Na sua fase inicial, a partir dos anos 20, destacaram-se vários mestres entre eles a “rainha do Rai” a Cheikha Rimitti."

A única informação segura, importante, de passado remoto que guardei sobre a Argélia e que não tive que consultar o pai dos burros cibernéticos Wikipédia, é que lá é a terra do estrangeiro Albert Camus. Agora, graças ao Fripp (vide postagem abaixo), descobri quem seja, talvez, a mais importante cantora Argelina e que o som rústico dessa senhora me arrebatou totalmente. Acaba que esse disco, sem o estrangeirismo de Fripp e Flea, gostei até mais. Sem desmerecer o ábum do andar de baixo, claro. Ah, sim. Antecipando a piada da vez,
Cheikha Rimitti, não chega ser em formosura, tão bela quanto aquela... Como é mesmo o nome dela?

Mas anfã. Amigo, resistente, por favor, reveja os seus conceitos empregnados e encardidos de ocidente. Provar pode até contagiar mas não contamina. E a vice se versar é porque foi bom pra você.

Cheikha Rimitti (Nouar) 1999

11 comentários:

  1. Fala Sergião...
    peguei os dois da Cheikha...
    O som é interessante - diferente - mas não me entusiasmei muito...
    Pode ser que o fato de eu ter baixado à sombra desse discão que o Woody nos presenteou, influenciou a apreciação...
    Eu mal podia me conter pra ouvir o disco Jazz in the Garden, com a Hiromi Uehara.
    É muito bom o disco, baixe logo ai...

    ResponderExcluir
  2. Postagem incomum Mr. Sônico.

    Grande abraço, JL.

    ResponderExcluir
  3. Poizé, Bruno. Entre todas as aspas: "sacanagi" do Woody. Diante de Hiromi, Stanley Clarke e Lenny White, até o Fripp e Flea fazendo um som tão incomum perde um pouco o brilho. Te falo, gostei muito do inusitado argelino underground. Já o trio do Jazz in the Garden, mifu. Em flac ficou impossível de ouvir.

    Meu micro tá em petição de miséria. As vzs nem o windows media player toca normalzinho...

    ResponderExcluir
  4. Mr. Lester, nem tanto. Aqui no sônico tem uns africanos, uns espanhois, uns portuguêses, uns sons dos Balcans "Balkans Beat Box" meio techo, Tem até uns brasileiros! Normal. De vez enquando eu viajo mesmo.
    Valeu a visita.

    ResponderExcluir
  5. sofre não sergio, com o som em flac...
    eu já to convertendo - pq apesar de ser de boa qualidade - os arquivos flacs são muito grandes - o disquinho tá com 300mb - daí vou converter e deixar o arquivo flac em CD - pq não há hd que aguente com cada disquinho com 300mb.
    assim que terminar de converter tudo eu subo num servidor e te passo o link.
    abs.

    ResponderExcluir
  6. balkan beat box eu peguei aqui já... não gostei muito da onda techno com som balcã - é interessante - mas é de se escutar uma vez e olhe lá...

    ResponderExcluir
  7. http://www.4shared.com/file/108502293/41fa9d91/2009_SKJITGWHLW.html
    olha ai sergião.
    subi ontem mesmo só por sua causa...
    dia 21/06 vou postar lá no EuOvo - pq sem querer criei a tradição de todo aniversário do blogui, postar hiromi uehara - e quem sou eu pra desafiar essatradição...
    hehehehehehehe
    abs

    ResponderExcluir
  8. putz - cortou o link...
    ficou com 128kbps - nãop consegui converter pruma maior qualidade...
    mas pra mim tá ótimo...
    vou tentar colar o link de novo
    http://www.4shared.com/file/

    108502293/41fa9d91/2009

    _SKJITGWHLW.html

    junta essas partes no navegador que vai dar tudo certo...
    abração

    ResponderExcluir
  9. oooioi, obrigada pelo comentário, e pelo texto (aquele de Gide, sobre a preguiça) adorei.
    acho que voce ja deve ter notado, não tenho mais postado nada, é que também nao tenho tido tempo, então resolvi excluir o blog, quem sabe eu não passo ainda esse ano no vestibular e crio outro! mas vou continuar vindo aqui quando eu entrar na net!
    beeijo, até outro dia..

    ResponderExcluir
  10. Notei q está meio sumida, mas q tinhas excluido o blog, não sabia. Corra atras, menina. Não esquecendo os amigos - mesmo os virtuais -, tá zuzo certo.
    Bejo! Sorte! E não vai pras coisas no "talvez", vai ca faca entre os dentes.

    ResponderExcluir

Uma obra de arte é um ângulo apreciado
através de um temperamento.
(Emile Zola)