sábado, 30 de maio de 2009

Viktoria Tolstoy - 2004 - 2005 - 2008



Quando encontrei algum material em português sobre essa mulher, o texto começava assim: “Viktoria Tolstoy é uma excelente cantora sueca de jazz”... Na verdade, ela não é uma excelente cantora sueca de nada... ela é a melhor intérprete viva - e viva! mesmo - que a Suécia contemporânea já provou na vida! E eu nem quero saber o nome das demais, porque repertório com essa qualidade e interpretação, não se encontra assim, na ruiva da esquina, num paiszinho que vai ser grande lá na Europa! Afinal o que são 9 milhões de habitantes? Nove Rocinhas? Só a cidade do Rio de Janeiro, que é uma gota, já cabe de gente, duas Suécias, 3 Dinamarcas e uma Noruega... Tudo bem, exagerei. Tira meia dúzia de Louras e 20 (mil) bárbaros que a conta fecha. Enfim.


“Seu nome completo é Louise Viktoria Ekjellberg, o Tolstoy aparece somente no nome artístico. Filha de Erik Kjellberg e bisneta do grande escritor russo Leo Tolstoy” (ta explicado), “Viktoria é reconhecida internacionalmente no meio jazzístico e é muito requisitada para shows e turnês em países como o Japão, Malásia, Reino Unido, Escandinávia, Alemanha, Suíça, África do Sul, Itália, Espanha, México, para citar alguns.” Aí você procura os discos de la Tostoy na Modern Sound (aqui do Rio de Janeiro) considerada a 7ª melhor loja de discos do mundo – e é boa mesmo – mas quedê que você encontra?

“Em 1994, aos 19 anos gravou o seu primeiro álbum ‘Smile, Love and Spices’, e sua grande inspiração foi seu pai, professor de música da Universidade de Uppsala, que também escreveu algumas canções. ‘Shining On You’ de 2004, é um excelente álbum, de alta qualidade, as músicas foram escritas pelo pianista e compositor sueco Esbjörn Svensson, um dos maiores músicos de jazz da Europa e que morreu no ano passado, aos 44 anos, durante um mergulho no mar Báltico. ‘My Swedish Heart’ de 2005, é uma viagem através da música folk sueca e jazz. Há muitos anos, Viktoria procurava explorar as suas raízes musicais russas, em ‘My Russian Soul’, álbum de 2008, Viktoria mostra a alma de seus antepassados, cantando músicas do folclore russo como a 'Little Pretty', versão da 'Canção dos Barqueiros do Volga'.”


E este texto do blog Pintando Música foi o único que encontrei sobre essa mulher linda, de talento inquestionável e... Q mais? No mais, quem quiser provar é só clicar. Só uma coisinha: uma vez, há muito tempo, o sr. Salsa, me disse que estava sempre a procura de novos standards pra pesquisar e quem sabe tocar na noite. Amigo, estes albinhos são um manancial formado por fragmentos de alma & coração de gente como Burt Bacharach, Henri Mancini, Ennio Morricone, Stevie Wonder e pode ir somando nomes do naipe para a cobertura do sunday. Não há um só tema batido, do repertório de 9 entre dez cantoras de jazz. O mais conhecido, nesses 3 álbuns foi uma versão de "Stranger in Paradise" (Alexander Borodin/George Forrest/Robert C. Wright). Todos os demais, se não são completas novidades, são bem raros de se ouvir por aí - ou por aqui.


Ah! Pois é. As capas. As imagens estão nas pastas dos arquivos.


E se me pedissem para indicar um, dos 3 álbuns pra começar, o predileto não tenho não. Mas no "My Russian Soul" está a música mais belíssima dos 3! Trata-se da 2.ª faixa, Word by word*. Ali rola um sampler (nada de eletronicidades, não) , uns 3 acordes em sax, de algum clássico erudito(?) que preciso descobrir qual é. Por favor se alguém souber, me ajuda buda.


Bom depois de postar 3 álbuns de um único artista, coisa rara por aqui, e dessa rasgação, indicar uma música dentre tanta coisa fantástica, acho q tá tudo muito bendito, certo? Mais sobretudo, acesse o allmusic.com. Lá estão os 3 álbuns melhor resenhados. Boa audição.


* linkada em separado pro caso de alguém tentar descobrir.


Viktoria Tolstoy (Shining On You) 2004


Viktoria Tolstoy (My Swedish Heart) 2005


Viktoria Tolstoy (My Swedish Heart) parte 2


Viktoria Tolstoi (My Russian Soul) 2008

8 comentários:

  1. Tem norueguesa tocando trompete: Saskia Laroo.

    Grande abraço, JL.

    ResponderExcluir
  2. Como diz um amigo fanfarrão quando vê uma mulher apetitosa: "moó negoção, essa Sakia..." Mas é holandesa, seu João, pelas minhas fontes internetais. E já tocou até no Brasil, em Porto Alegre.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Caro Sérgio,
    E aí, já descobriu de onde vem o samples da música da loura? É impressão minha ou você tá apaixonado, meu caro - linda e cantando desse jeito é fácil, né? Vou dar uma escutada nos outros discos da bela que é fera.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. É sampler, tá bom? Erro de digitação!

    ResponderExcluir
  5. Vou começar ouvindo Gershwin, como vc indicou, Érico.

    Mas, veja, com toda sinceridade de um cara que escreve exatamente como fala: muito me honra - acho 'honra' palavra um tanto pomposa, mas vá lá. Então completando o raciocínio, muito me honra vê-lo seguindo as minhas dicas, Érico. Se aprecias Burt Bacharachzinho pra desestressar - achei Bacharach a melhor referência - vais curtir muito os discos dessa moça. Depois que ouvi, tenho-os, praticamente todos. Dos 8 ou 9 tenho 7. Foram os que encontrei na Rede. Quer prova maior do poder que o canto da sereia sueca exerceu sobre esta alma? Não tem né? Então torço para que gostes e depois venha me falar.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. falei que vinha? uhn!!

    vamos conferir... rsrs

    ResponderExcluir
  7. três álbuns é coisa hein!
    vou demorar um pouco pra voltar aqui... rsrs

    ResponderExcluir
  8. Vc não me lê... Q q eu vo favê? Se me lesse pegava 1º o q eu indiquei e depois... em gostando...

    De qualquer maneira, te amo espanhola.

    ResponderExcluir

Uma obra de arte é um ângulo apreciado
através de um temperamento.
(Emile Zola)