sexta-feira, 5 de junho de 2009

Daevid Allen's University of Errors (Uglymusic.4.Monica) 2003



Parem as prensas! Tirem as crianças da s...tela! O q temos aqui? ... Daevid Allen's University of ErrorsÁlbum: “Uglymusic.4.Monica”… Mas quem diabos é Daevid Allen? Aquele tiozão de 7 décadas lá do Gong e do Soft Machine? Ainda não aposentou, calçou polainas e se meteu num pijama? Alôo! Oi, Tim! Vivo?... Claro!que não. Mas… Que espécie de Rock demaníaco é esse, qu’esse cara fez?... Abrasivo não? Vc ainda não ouviu tudo! Tem que ver a versão de “So What?” que esse bruxo aprontou pro original do Miles! Ta phoda! Esse disco é todo foda! Punch punk na veia! Os meninos do post-rock precisam ver isso... Post o Q? Parem as máquinas! Que se reimprima o alien na manchete! Com todos os diabos e os nossos garranchos. Aí vai ele.

QUEM É O CARA:

Daevid Allen (Melbourne / Austrália / 1938), faças as contas: 71 anos. Portanto, 65 primaverinhas quando pariu este rebento todo novo e furioso. Artista multitudo, guitarrista, poeta, performer... Entrou em cena no rock em 1966, quando formou o lendário Soft Machine na Inglaterra no auge da Swing London. A banda se apresentava ao lado do Jimi Hendrix Experience e do Pink Floyd, no famoso UFO Club. Logo após deixar sua marca definitiva no rock psicodélico inglês, Daevid foi para a França onde formou o Gong, um grupo multicultural que muito influenciou toda uma geração de rock espacial com sua psicodelia, dadaísmo e improvisação.

Durante sua época no Gong, Daevid criou a sua mais importante obra: a trilogia “Radio Gnome Invisible”, Foi em seu período com o Gong que Daevid inventou a técnica de Glissando Guitar, com a qual extrai um som onírico da guitarra, construindo paisagens sonoras psicodélicas.

Ao longo de sua trajetória, Daevid sempre esteve na vanguarda dos acontecimentos, como por exemplo nos anos 60, quando esteve ao lado dos poetas da geração beat como William Burroughs, em Paris no Maio de 68, ou no final dos anos 70 em Nova York ao lado de bandas emergentes como o Material, do renomado produtor Bill Laswell.

Em 1992 Daevid veio ao Brasil para participar da conferência mundial RIO-92, onde se apresentou ao lado de Fabio Golfetti (Violetas de Outono).

Inventivo e inquieto, Daevid está sempre em busca de novos parceiros para produções artísticas arrojadas. Recentemente aliou forças com os japoneses do Acid Mothers Temple na formação do Acid Mothers Gong, em que devaneios sônicos improvisados se juntam à sua poesia, produzindo uma arte musical que foge de qualquer rótulo.

Em 2006 o Gong foi redescoberto pela mídia inglesa e incensado como uma das mais originais, criativas e influenciais bandas psicodélicas de todos os tempos, tendo figurado numa matéria da respeitada revista britânica MOJO. Ainda em 2006 ocorreu um festival de três dias em Amsterdam onde várias bandas relacionadas e influenciadas pelo Gong desfilaram seus trabalhos, culminando numa reunião da formação clássica do Gong. Esse festival, que lotou a casa de shows Melkweg, teve como público fãs da banda que vieram de vários pontos do planeta para presenciar a reunião histórica.

Em tempo 1: ao álbum acrescentei a faixa "You can't kill me" do "Camembert Eletrique" 1971.

2: Não deixe de ler a entrevista que Allen concedeu a Fábio Golfetti e ao amigo Rubem do site MOFO.

Daevid Allen's University of Errors (Uglymusic.4.Monica) 2003

5 comentários:

  1. Resenha muito bem elaborada; mas vc fica dizendo (lá no meu blog) que não iria fazer uma sobre a Nikki pq não etc. e tal...
    Bem fico só na leitura desta (e outras por aqui) pq rock nunca foi mesmo minha "praia" e não é agora que vou me enredar nesta área (punk, psicodélico, ou o que seja). rs
    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Ah, com este curriculo eu dava uma ouvidela, seu Fig. Mas enfim, se a praia nunca foi rock se aventurar nessa tempestade criativa pode não ser mesmo uma escolha sensata.

    Amigo, a gente faz planos mas a cachaça dessa atividade é mudá-los ao sabor da correteza. A postagem tenta, e acho q dessa vez consegui, mostrar a minha surpresa e entusiasmo com um artisata que, pra mim, já devia estar jogando damas na pracinha da esquina, enrolado num cobertor, reclamando do reumatismo. E aí, pesquisando daqui e dali, descobri que em 2007 o velhinho esteve em São Paulo e fez um show arrasador. Mas, taí, não é uma má idéia: sai o tiozão entra a geniazinha de 15, soltando o gogó cantando Ella.

    ResponderExcluir
  3. eu entrevistei esse sujeito, sabia? em parceria com o Fabio Golfetti.
    http://www.beatrix.pro.br/mofo/daevid.htm

    ResponderExcluir
  4. Bacana, Rubem, acabo de ler. O cara é um inquieto, nada a ver com reumatismos e essas imagens, à título piadas e de ser engraçadinho, que faço. Aproveitarei para indicá-la (a entrevista) no corpo da postagem. Agora: engraçado, não vi o disco postado aqui relacionado aos q vc listou. Cochilastes? E se não tens este álbum, colha-o. É papa finíssima.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. bom, eu peguei a lista no site oficial deles. pode ser que, por acaso, eu tenha pulado sem querer ou nome. ou talvez não estivesse lá relacionado.
    vou ver isso

    ResponderExcluir

Uma obra de arte é um ângulo apreciado
através de um temperamento.
(Emile Zola)