quinta-feira, 25 de junho de 2009

Michael Jackson - In Bossa Moments [2008]


Vai em paz, menino maluquinho.

Michael Jackson - In Bossa Moments [2008]

SENHA/PASSWORD: www.bajateloz.com

Observem que a postagem lá encima indica a data de 25/08/2009. Este texto foi postado em 03/07/2009:


Bem (tambem poderia ser "Ben") passada a febre que acometeu o mundo com a morte - fatalidade mais que anunciada e prevista - de Jakko, dar-te-ei meu pitaco: Em 1º lugar, alguém com imaginação ainda mais delirante que a minha conseguiria imaginar Michael Jackson um ancião? A imagem que mais me chocou no Scorseseano A Ultima Tentação de Cristo foi justo o cristo ancião, pai de filho, entediado – só faltou o pijama... Inimaginável visão. E, para aqueles que acham q vou comparar o rei do pop com o rei dos cristãos, alto lá! Não é por aí. A ligação é outra. Passamos a vida vendo a imagem de Cristo jovem assim como o Michael. Sua doença era não admitir a velhice, daí q Jakko ancião, vai no mesmo diapasão. Impensáveis, duas aberrações.


Michael é um gênio? Sim! Acima de tudo gênio dos negócios, gênio do marquetingue, gênio que anteviu q o audiovisual se tornaria o novo caminho da música pop e quase o maior gênio de todos na dança. Um misto Gene Kelly e Fred Astaire modernos + Elvis + James Brown e por aí vai. Todo o conjunto de conquista é pouco para rotular alguém como gênio?... Preencha a linha pontilhada. Até aqui, falou-se o óbvio – mas tem gente que não concorda, então deixa eu continuas a dar minha visão dos fatos.


E na música? Ben... (agora é ben mesmo) the two of us need look no more...


É... Mais ou menos, né? Gênio da música na minha humildíssima, quase rasteira visão é Gershwin, Tom Jobim, Jimi Hendrix, Heitor Villa-Lobos, Hermeto Pascoal, John Coltrane, Ennio Morricone... Só pra ficar nos mais ou menos contemporâneos. Michael Jackson é o que eu sempre digo - ainda é e será por muito tempo - aquela coca-cola toda. Coca-cola, gente! Produto pop perfeito, em breve nem o casco será retornável.


Então, agora sim tomo um desvio do óbvio: a grande discussão é a em torno da personalidade desse menino de 50 anos. Um Forest Gump da vida real. Q como o personagem, com tudo que ouvi em depoimentos de gente que conviveu com o astro, me fez pensar numa possibilidade, surreal, pela qual torço, sempre que me vem o atro rei do pop no pensamento: e se ele realmente não tiver molestado as criancinhas? Hein? Hein? Hein - como diria o Adnet. Alguém aí pensou que o garoto, cuja idade mental regulava (regulava é ó-ti-mo!) com a dos meninos que ele levava para dormir em sua cama, pudesse ter com eles apenas brincadeiras inocentes, condizentes com as da idade mental comum a petizada? Ah que tremenda sapecada seria, nos córnis da humanidade inquisidora!, a possibilidade da inocência de Michael Jackson... Sim, pq muitos alguns pelo mundo refletiría(mos) como seria bom rever nossos conceitos. Alguém aí viu o Jakko bolinando garotinhos, visitou o suposto abatedoro, Neverland? Poxa, nunca vi de perto nem o castelo kitsh do deputadinho anão! Mal ultrapassei as fronteiras da Sarneyland... Pois, é gente! Vastos são os domínios daquele pederasta! Molestados somos nós, marmanjões, cas carça nas mãos! Mas agora sério: sequer imagine, leitor, que esteja eu me excluindo desse novo julgamento. Nunca jamais acreditei na possibilidade de inocência de Michael Jackson, simplesmente, sequer cogitei uma fantasia dessas. Seria quase tão grave como acreditar numa palavra sincera vinda da Xuxa. Mas agora sei lá, sabe? Tenho ouvido umas coisas de gente próxima demais e interessada de menos em mentir... Além de que, dizer que a hipótese de inocência é impossível seria o mesmo que assumir que estando naquela pele, a sordidez seria a maneira natural de lidar com os outros meninos. E por falar nos meninos: por outro lado, do de cá da sanidade, q pais em sã consciência entregaria os próprios filhos aos cuidados de um seqüelado como o dr. Jakko, em sã consciência, sem antes recomendar, cheio das boas intenções...: "Faça tudo que tio Michael mandar, viu, filho?" Enfim, era isso.


Valeu menino maluquinho. Se não nos deste uma lição edificante na estada, mostre-nos, uma fresta que seja, de redenção e esperança, à saída - com luvas de pelica seria legal e bem ao seu estilo moonwalk de se afastar do caso.

Em tempo: o link desta postagem foi deletado - muito provavelmente por um poder paralelo. estratosfeérico qualquer. Costumo e até gosto de brigar com essas entidades do além restaurando links mas desta vez não o farei não. Afinal os pobres herdeiros do cantor precisam e tem lá os seus direitos de garantir o leite dos Jacksons por mais algumas gerações, certo? E não serei eu q meterei minha colher nessa pendenga. Nem esse som vale tanto à pena assim.

Abraços a todos!

11 comentários:

  1. Sobre o álbum:

    "Michael Jackson in a Bossa Moments, es un tributo especial al Rey del Pop intepretado en el género de Bossa Nova por artistas como Barbara Mendez, Marcela Mangabeira y Lulu Joppert entre otros. Una compilación muy especial que no puede faltar en la colección."

    Link de origem com mais informações:

    TRACKLIST
    01. Billie Jean
    02. Beat It
    03. Don't Stop Till You Get Enough
    04. Human Nature
    05. Rock With You
    06. Baby Me Mine
    07. Lady In My Life
    08. Off the Wall
    09. Thriller
    10. Wanna Be Starting Something
    11. Man in the Mirror
    12. The Girl Is Mine
    13. Remember The Time
    14. I Can't Help It

    Link de origem do álbum:

    http://www.taringa.net/posts/musica/2507875/Michael-Jackson-In-A-Bossa-Moments-(2008).html

    ResponderExcluir
  2. Testando o sônico repaginado

    ResponderExcluir
  3. Sergio, meu caro,consegui, afinal. Outro dia, tentei postar um alô, mas não deu.
    Hora quiocê tivé um tempim,dá uma olhadinha no meu niu blog - agora com mais possibilidades para mais serviço, mais abobrinha, mais espaço para os blogs que sigo quinemqui o seu eticétera.

    Há tempos, você mencionou algo sobre o leiati do blog anterior.
    Se der, dê uma zoiada e me imeila.
    Abraço do Oleari.

    ResponderExcluir
  4. Poxa, Dom, eu frequento o seu digníssimo. Vc é um dos caras q mais admiro nessa turma que conheci no Jazzseen! E já até escrevi uns comentários lá. Mas voltava e não via eles publicados. Assim como não via nenhum comentário. Acreditei q fosse uma de suas excentricidades - todos temos as nossas, certo? Mas nem por isso deixei de frequentar. Por exemplo, acho demais a sua luta em favor de TODOS os animas. Inclusive, os que viram canja, hamburgueres e cachorros quentes. Enfim, continuarei frequentando e, sério, pode acreditar: ganhei meu dia hoje com vc aqui. Como assim não conseguiu comentar? Reclame com a diretoria! Já estou providenciando a sumária demissão do moço omisso. Só não lembro d'eu ter dito algo sobre o leiauti do seu blog. Sempre achei tudo muito acessível.
    Um abraço!
    meu emeio é produzideia@yahoo.com.br, qualquer problema de comunicação comunique-me por lá, please.

    ResponderExcluir
  5. Seu Mr. Oleari (Seu Mr. Sérgio, peço permissão prá papear com o ilustre multimidiático radionetjornalista).
    Também reclamo da dificuldade de comentar em seu blog.
    Várias vezes pus comentários lá e os bichinhos não aparecem - hoje tentei a opção identidade/URL.
    Espero que dê certo.
    Um abração aos dois!!!!

    ResponderExcluir
  6. Devemos escrever aquilo que nós conhecemos, o que não aconteceu nesse tópico. Que bom existir a possibilidade de escrever aquilo que se pensa. 'Viva a liberdade de expressão'.

    ResponderExcluir
  7. fsflorence, antagonismos a parte, adorei a vossa fina ironia. Mas aqui a 1ª norma da casa é falar sobre tudo, aquilo q não sei inclusive.

    ResponderExcluir
  8. Ainda não ouvi, estou curiosa. Este álbum é de 2008...
    Seria lindo ouvir a Voz de Zé Renato cantando alguma de Michael.

    Quanto a genialidade de Michael na música. Acho merecedor. Michael vem da escola de fazer música ao vivo. Tem voz muito bem colocada, e interpreta com alma. Ouça sem vê-lo e tente captar a essência. Ele não tem a teoria musical, não toca instrumento, aí está a genialidade. Manter a afinação, tempo (ritmo), uma memória fantástica para cada detalhe dos arranjos, e os grooves passados de boca. Tiro o chapeú. Sou formada em música e reconheço sua capacidade.

    Célia Porto

    ResponderExcluir
  9. Ainda não ouvi, estou curiosa. Este álbum é de 2008...
    Seria lindo ouvir a Voz de Zé Renato cantando alguma de Michael.

    Quanto a genialidade de Michael na música. Acho merecedor. Michael vem da escola de fazer música ao vivo. Tem voz muito bem colocada, e interpreta com alma. Ouça sem vê-lo e tente captar a essência. Ele não tem a teoria musical, não toca instrumento,aí está a genialidade. Manter a afinação, tempo (ritmo), uma memória fantástica para cada detalhe dos arranjos, e os grooves passados de boca. Tiro o chapeú. Sou formada em música e reconheço sua capacidade.

    Célia Porto

    ResponderExcluir
  10. Célia Porto, eu discuto a genialidade do Michael sim, mas jamais discutiria o grande talento q o cara timha - se é que ele morreu. Ves o q digo, é essa sacralização de um astro pop fantástico, mas musicalmente falando, muito longe de gênios como os verdaeiros, Mozart, Villa-Lobos, Debussy, Gershwin, Coltrane, Jobim, Hendrix, Jim Morrison, Chico Science... Veja, a minha lista pode até ser discutível, mas como inovadores de linguagem, esses caras são incontestáveis. Já o Jackson, nunca tentou nem quis se desvincular do mercado. Então se ele é gênio ele o é para o mercado, pra mim, nunca passará de um astro pop - diferenciado, mas não mais que isso.

    Valeu a visita.

    Se vieres ou viestes conferir minha resposta, se deu bem:

    http://www.mediafire.com/download.php?ltdxt5ecqqo

    Encontrei um link do álbum ativo. Mas tens q ser rápida no gatilho.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Olá Sérgio...
    Não discordo de sua lista, mas o mercado não é ruim, basta saber como explorá-lo.O próprio Roberto Menescal está explorando muito bem com esse catatal de in Bossa. Tudo bem. Já imaginou Mozart nos tempos de hoje, com certeza seria um astro pop. Cada um em seu cada qual, em seu tempo, já dizia meu querido amigo Ary Pararráios maravilhoso diretor de teatro. Na verdade nós artistas queremos estar no mercado, vender e tocar na rádio, mas não a qualquer custo, e sim sendo valorizado um trabalho de qualidade e de emoção.
    Valeu. Gostei de seu Blog.
    Célia Porto

    ResponderExcluir

Uma obra de arte é um ângulo apreciado
através de um temperamento.
(Emile Zola)