quinta-feira, 9 de julho de 2009

Hadouk Trio (Utopies) 2006


Entre as mais importantes, relativamente recentes e não clássicas realizações da editora francesa Naïve está um disco que merece um destaque muito especial: Utopies, lançado em 2006, do Hadouk Trio.

Quinto álbum da banda constituída por Loy Ehrlich (baixo), Steve Shehan (percussões) e Didier Malherme (sopros), no qual desta vez se junta como convidado especial Jon Hassell (trompete), este trabalho representa a nouvelle vague de uma música universalista, que funde o jazz com a world music (especialmente inspirada na África marroquina e na Ásia armênia), mas não só... O que sequer é de estranhar, uma vez que Didier Malherbe esteve profundamente ligado à liberalização cultural vinda do Maio de 1968, em Paris, tendo posteriormente formado o grupo Gong e trabalhado com figuras preponderantes nas novas músicas das décadas de 70 e 80 como Daevid Allen, Steve Hillage, Mike Howlett e Pierre Moerlen (no próprio Gong e em trabalhos solos desses mesmos músicos). Enfim, Malherbe é uma das cabeças mais inquietas e criativas da Hidra Gong. Um instrumentista capaz de dominar todo e qualquer instrumento, por mais exótico que seja. Ehrlich já tocou ao lado de nomes consagrados da música internacional como Youssou N’Dour e Peter Gabriel. Mestre em vários instrumentos, é brilhante tocador de kora (viola da África Ocidental, com 21 cordas) e tem grande reputação como arranjador, produtor e programador do Festival Essaouira. Steve Shehan é um músico eclético, convocado sempre pelos grandes astros do rock internacional, como Paul Simon, Paul McCartney, Brian Eno e vários outros.


Sucedendo-se ao 1º álbum "Eponyme" de 1995, da Tangram, "Shamanimal", Celluloid (a ser reditado em Setembro pela Naïve), "Now" (idem) e "Live à FIP" (2004, Celluloid), este novo "Utopies" é um trabalho maior no seu género, tendo rapidamente alcançado em França o nº 1 do Top de vendas de discos de jazz. Disco que em Portugal está também a ser um grande sucesso!


Fonte: Andantemusic. (Portugal)


Hadouk Trio (Utopies) 2006


Hadouk Trio (Utopies) Part 2

4 comentários:

  1. oi querido!
    tá na mão, não vou desprezar uma dica de quem me conhece =)
    beijo

    ResponderExcluir
  2. Só jazz novo!
    então, nem foi trabalho te dar um help no flash mp3 player.
    já fiquei assim quando comecei nos boguis - pra eu conseguir fazer meus links abrirem em outra janela foi um parto (nem adianta me perguntar isso mais que nem me lembro - meu link pro myspace abre na mesma janela e nao sei resolver isso - tenho preguiça tbm).

    Qualquer coisa nao se acanhe. pergunte mesmo - quem tem boca vai a roma. os foruns sao uma beleza pra aprender essas paradas. tem uns maniacos psicopatas depressivos sem paciência - mas tem uns que realmente ajudam.

    e hoje em dia são tempos de free- tudo, ainda mais na net. aquele velho sentimento de do it yourself. mas com aqueles passos nao tem erro - é um trabalhinho chato fazer esses players mas é o unico jeito. tem o google pages (que vc acessa pela tua conta gmail) que vc também pode subir musicas, arquivos etc... Tbm geram urls pra colocar os codigos no player. eu prefiro o fileden, mas já fiz no google pages tbm...
    abs

    ResponderExcluir

Uma obra de arte é um ângulo apreciado
através de um temperamento.
(Emile Zola)